sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Top 10 Covers de Música

Uma cover trata-se no fundo de uma nova versão de uma canção já existente. A melhor definição para mim foi dita ao vivo pelos Tool sobre uma nova versão de uma das suas canções, nas palavras de Maynard James Keenan eles tentaram "olhar para aquela canção de um ângulo diferente, sob uma luz diferente para que a pudessem quase ver pela primeira vez".
Tive a ideia de fazer este top, porque era uma forma de partilhar estas excelentes versões. De certeza que faltarão muitas que não conheço ou muito provavelmente me esqueci. Algumas nem sequer encontrei disponíveis online, como é o caso da versão dos Massive Attack da" Light My Fire" dos The Doors, ou uma versão jazz da "Sultans of Swing" dos Dire Straits (a música magicamente desapareceu do meu computador e não me recordo do nome da banda).
De resto tentei ser abrangente para que todas as músicas escolhidas fossem originalmente de artistas diferentes.
Criei também um espaço para "Menções Honrosas", uma vez que algumas canções não podiam estar no top por não serem nem 100% covers nem 100% originais.
Para quem estiver interessado em ouvir as versões originais, basta clicar no nome das bandas que compuseram a canção.



10 - The Braids: Bohemian Rhapsody



Original: Queen

Adoro covers que não sejam simplesmente a mesma canção cantada com uma voz diferente.
Por isso fico sempre muito curioso quando decidem inventar e explorar diferentes estilos musicais em músicas que adoro, como é o caso desta versão Reggae de uma das grandes canções da história, "Bohemian Rhapsody".



09 - Scissor Sisters: Comfortably Numb



Original: Pink Floyd

Esta versão da "Comfortably Numb" dos Scissor Sisters é completamente diferente da versão original. Pessoalmente adorei, antes uma versão assim do que uma cópia barata da grande canção dos Pink Floyd.



08 - David Bowie: Across The Universe



Original: The Beatles

Uma belíssima canção interpretada por um dos melhores artistas de sempre, David Bowie.
Gosto desta canção que fica perfeita na voz de John Lennon, mas que se torna também muito interessante na voz bizarra de Bowie que a canta como se fosse sua.



07 - A Perfect Circle: When the Levee Breaks




Original: Kansas Joe McCoy & Memphis Minnie (mais tarde popularizada pelos Led Zeppelin)

Os A Perfect Circle lançaram o álbum "eMOTIVe" que está carregado de covers interessantes. Escolhi esta porque a acho dotada de uma enorme beleza e porque é também algo completamente diferente não só do original como da própria banda.



06 - Toy Dolls: The Final Countdown




Original: Europe

Imaginem que a canção dos Europe caiu pela toca do coelho até ao país das Maravilhas de Lewis Carrol, bebeu um chá com o chapeleiro louco e com a lebre, teve uma pequena conversa com o gato que fica invisível e depois decidiu ir-se embora. Pois bem penso que depois dessa pequena viagem era assim que esta música iria soar.



05 - Yann Tiersen & Neil Hannon: Life on Mars?



Original: David Bowie

Uma grande canção de Bowie interpretada maravilhosamente por Yann Tiersen e pela bela voz de Neil Hannon, vocalista dos "The Divine Comedy". Na altura em que a Maria Del Sol me deu a conhecer esta canção ouvi-a vezes e vezes sem conta, é magnífica.



04 - The Raconteurs: Bang Bang (My Baby Shot Me Down)




Original: Cher (escrita por Sonny Bono)

Mais uma canção que fugiu pela toca do coelho. Esta música na voz de Jack White é qualquer coisa de brilhante.



03 - Jeff Buckley: Hallelujah




Original: Leonard Cohen

Uma das mais belas canções do mundo. Ninguém discute a sensualidade da voz de Cohen, mas a versão de Jeff Buckley é magnífica. Uma das primeiras músicas que ouvi deste artista e rapidamente me conquistou.



02 - William Shatner: Common People





Original: Pulp

Porquê em segundo? Ora porque ele é William Shatner, porque ele fala em vez de cantar e mesmo assim transforma a versão dos Pulp num hino. Quanto a mim o seu melhor trabalho na música, de longe.



01 - Tool: No Quarter


Original: Led Zeppelin

De todas as canções do top esta é a que conheço há mais tempo. Já perdi a conta às vezes que a ouvi adoro toda a sua construção, a bateria é perfeita e a utilização da voz maravilhosa.
Penso que de todas as canções dos Led Zeppelin esta é provavelmente a que fazia mais sentido ser interpretada pelos Tool.


Menções Honrosas


Tom Waits: Tom Traubert's Blues (Four Sheets to the Wind in Copenhagen)



Como já tinha mencionado não coloquei algumas canções na lista porque não são verdadeiramente covers.
Tom Waits misturou a canção clássica Australiana "Waltzing Matilda" com algum do seu material em ""Tom Traubert's Blues (Four Sheets to the Wind In Copenhagen)". Por esta razão criei uma "Menção Honrosa" para poder falar dela pois é sem dúvida alguma uma das mais belas canções que ouvi na vida.



Ben Harper: Faded/Whole Lotta Love




E já que decidi criar esta "Menção Honrosa" para Tom Waits, porque não falar desta maravilha que Ben Harper fez em concerto. Uma união entre a sua canção "Faded" e uma cover da "Whole Lotta Love" dos Led Zeppelin, que deve ser ouvida assim e nunca separada.
No fundo isto não passa de uma desculpa para em vez de dez músicas colocar mais, aproveitando o facto de não se inserirem na definição de covers.



Tool: Push It (Salival version)



Não era para colocar esta mas depois de ter escrito o texto introdutório decidi que era obrigatória. Não sei se podemos chamar de cover a uma música que é interpretada novamente pela banda original, por isso fica também do lado das "Menções Honrosas".
A versão que encontrei não tem o discurso que falo na introdução deste post, mas o mais importante é a música, por isso...
A primeira versão desta canção encontra-se no álbum "Aenima" e pode ser ouvida aqui.

27 comentários:

Jubylee disse...

Mas que bela selecção!
Dos covers não conheço a maioria, mas um dos que conheço e que é uma das minhas canções favoritas, por ele, é Hallelujah, por Jeff Buckley...simplesmente divino ;)

Ainda não ouvi essa música dos Pulp cantada pelo William Shatner, mas parece-me interessante (vou ouvir mais tarde, quando tiver altifalantes no pc ;)

Menphis disse...

é dificil fazer um top de covers, existe tantos que nem nos lembramos, se calhar vou mesmo para a " Hallelujah" do Jeff Buckley. Aproveito para te dizer que essa música teve uma outra versão de uma cantora chamada Kathryn Williams, embora mais jazzistica, mas uma grande versão também.

Loot disse...

Izzi: Obrigado. Sim a minha ideia também era a de colocar algumas covers muito boas e engraçadas que não são muito conhecidas.

Quando ouvires a do Shatner diz qualquer coisa ;)


Menphis: Sim é verdade, mas era uma forma de dar a conhecer algumas excelentes covers e depois entusiasmei-me.
Já agora quando fiz o top tive em conta a forma como escolheram interpretar as canções e não simplesmente qual a minha canção favorita.

Não conheço essa versão vou procurar, obrigado ;)

Acorda Bamba disse...

Eu sempre tive dúvidas quanto à original da Bang Bang . Antes da Cher, já a Nancy Sinatra a cantava e penso que essa sim é a original, mas agora não tenho a certeza. Mas adorei essa versão dos Racounters. Não conheia, mas está mesmo muito boa :)

Quanto às outras covers, nada a apontar, tudo música da melhor :D

Loot disse...

Eu sinceramente pensava que a versão da Nancy Sinatra era a versão original, pois a que conhecia da Cher era mais recente.

Mas depois descobri que a Cher tem duas versões desta canção e a primeira é de 1966, que é o mesmo ano em que a Nancy Sinatra lançou a sua.

Fui ao wikipedia, mas apenas encontrei os anos de lançamento e não os meses. Então Como falava primeiro da versão da Cher presumi que essa tivesse sido lançada antes. De qualquer das maneiras salientei que o seu compositor não foi nenhuma delas mas sim Sonny Bono.

Vou tentar investigar melhor isso.

Obrigado e volta sempre

Anónimo disse...

A dos Toy dolls está hilariante! Desconhecia por completo! Os tool estão num patamar astral, uma das bandas mais incríveis que já ouvi!
Abraço Loot

Acorda Bamba disse...

Pois, já vi que se trata de uma canção bem disputada e com muitas covers :D como não conheço muito do trabalho da Cher, sempre associei este tema à Nancy até porque está apelidado como um dos seus maiores exitos e é esquisito uma cover ser um grande extido de carreira (não é impossivel), mas é estranho. O mais giro é que de todas as versões que ouvi, é a da Cher que gosto menos xD também gosto muito da voz da Carla Bruni e lá está, esta versão mais rock dos Raconteurs :P

Maria del Sol disse...

O top está completíssimo, há para todos os gostos e estilos, dentro dessa grande amálgama que se convencionou chamar "pop-rock". Ia dizer o mesmo que o Tripper sobre o "Bang Bang", quase poderia jurar que a canção original é da Nancy Sinatra (e continua a ser a minha favorita).

Quanto a "Across the Universe", a minha preferência em termos de versões vai para Rufus Wainwright na banda sonora de "I am Sam": http://www.youtube.com/watch?v=H71Fv3PcQQY, não só porque admiro muito o trabalho deste rapaz, como porque acho que a voz dele renova a canção sem a desvirtuar.

E fico contente que a minha sugestão te tenha agradado ao ponto de conseguir entrar no top 5 ;)

Beijinhos e boa semana!

Loot disse...

Mauro: Os Toy Dolls são fantásticos e excelentes músicos. Já agora excelente descrição de Tool Mauro, totalmente de acordo.

The Tripper: Ainda não consegui descobrir a verdade sobre isso, ambas datam de 1966 e as informações que encontro apontam para a da Cher ter saído primeiro até porque foi o Sonny que a compôs (que andou com a Cher).
E pode não ser considerado uma cover se ambas pegaram no material da Sonny mais ou menos na mesma altura e fizeram cada uma a sua versão.

Mas como dizes não é impossível uma cover ser um grande êxito de carreira, não sei com que frequência acontece mas o maior caso é o da Sinnead O´Connor com a "Nothing Compares to U" original de Prince, ou num grau menor os Orgy com a "Blue Monday" dos New Order.

De qualquer das maneiras deixo o link em qual me baseei:
http://en.wikipedia.org/wiki/Bang_Bang_(My_Baby_Shot_Me_Down)


Maria: Eu bem sabia que me ia esquecer de alguma e começa já com Rufus Wainwright, ou seja, nada a apontar é uma versão fabulosa e se me tivesse lembrado dela talvez substituísse a de Bowie, são diferentes e gosto de ambas.

Ao ler a tua descrição do top senti que a minha ideia original foi cumprida e está diversificado como sempre foi a minha intenção.

A tua sugestão é excepcional e merece o lugar que conquistou ou mais ainda.

Cumprimentos a todos

Veronica Electronica disse...

O que eu adoro estes teus posts :)
E essa tendência para Tool é muito saudável.
beijos!

Loot disse...

Ainda bem :D

E concordo plenamente acho que tenho uma tendência para Tool mas bastante saudável :P

bjs

Jubylee disse...

Já ouvi o Shatner e o que dizer?? é William Shatner o cantor-narrador por excelência ;)

Andaram para aí a falar do "Across the Universe", mas eu acho que gosto mesmo é da versão original dos Beatles. Também tenho aqui algures uma versão pela Fiona Apple, que prefiro a essa que aqui colocaste ou ao Rufus Wainright (não lhe acho muita piada, mas até gosto da versão que fez do "Hallelujah" do Leonard Cohen).

O "Bang Bang" só conheci quando vi o filme do Tarantino, por isso não fazia a mínima ideia que era escrita pelo Sonny Bono...Entretanto, agora que voltei a ter o meu bichinho, vou ver o que já ouvi de covers além destas que aqui referes :)

Jokas **

Cataclismo Cerebral disse...

Boa selecção, de facto. Uma das minhas covers preferidas é a dos Urge Overkill, "Girl, you'll be a woman soon", feita para a banda sonora do Pulp Fiction. O original é do Neil Diamond, se não me engano...

Abraço

Loot disse...

Izzi: Eu sabia que ias gostar :)
A versão original dos Beatles é um clássico adoro-a ninguém questiona isso, aliás é como a Bohemian Rapsody a música dos Queen tá lá no céu. Quanto às covers eu gosto e adoro a de Rufus Wainright (mas eu gosto dele no geral) e não conheço a da Fiona Apple.

A "Bang Bang" está de novo na moda graças ao Kill Bill.
E já sabes se descobrires mais pérolas em covers partilha :P

bj

Cataclismo: Obrigado. E não te enganas a versão original é de Neil Diamond. Eu conheci primeiro a cover por causa do Pulp Fiction, também gosto muito.

Abraço

Blueminerva disse...

Por norma prefiro as originais, mas existe naturalmente excepções que sublimes.
Um abraço

Loot disse...

É apenas uma selecção de covers que gosto muito, nunca tive intenção de dizer que são melhores que o original, são apenas versões muito boas, novas e diferentes formas de olhar para a mesma coisa.

Abraço

Jubylee disse...

Queres mais covers?
Vou ver o que tenho para aqui e depois I let you know ;)

Acorda Bamba disse...

Epah não sei se já a viste, mas agora ando a investigar muito Raconteurs e encontrei uma cover deles da Crazy do Gnarls Barkley! Epah eu fico de boca aberta, mesmo! Muito bom.

http://br.youtube.com/watch?v=H7Eby4PSVcw&feature=related

Loot disse...

Izzi: Eu estou sempre pronto para conhecer mais coisas, venham elas :P

The Tripper: Não conhecia está um espectáculo!!!!

Gosto muito destes senhores e claro de White Stripes :)

Obrigado

Abraços aos dois

João Rosa disse...

O novo álbum dos Raconteurs sai na próxima semana, já agora. Bom post ;)

Loot disse...

Óptima notícia e obrigado :)

Abraço

Anónimo disse...

só escutei a versão de bohemian rhapsody que é uma música que eu amo! adorei essa versão que fizeram da música. a cantora tem uma voz linda! ficou bem o estilo gospel! muito bom mesmo!

Beth Nobrega disse...

Olá,
Esta versão de Bohemian Rhapsody não foi gravada pela banda Fugees, liderada pela Lauryn Hill. A versão foi feita pela banda norte-americana de rock alternativo 'The Braids'.
Não existe essa versão nos CD's lançados pela banda Fugees.

O clipe com The Braids cantando: http://www.youtube.com/watch?v=uZO69LpaSzw&feature=related

Parabéns pelo post.

Loot disse...

Muito obrigado Beth, encontrei com este nome em mais do que um local. Realmente não é a voz da Lauryn Hill :)

Já está corrigido. O post foi apenas uma forma de partilhar algumas covers que gosto muito, gosto da apresentação em forma de top, mas essa parte não é para ser levada muito a sério. Hoje já seria totalmente diferente.

Anónimo disse...

cialis cialis
cialis cialis 20 mg costo
generico cialis cialis espana
cialis commander cialis sur internet

Anónimo disse...

http://prixviagrageneriquefrance.net/ commander viagra
http://commanderviagragenerique.net/ prix viagra
http://viagracomprargenericoespana.net/ viagra precio
http://acquistareviagragenericoitalia.net/ viagra generico

Anónimo disse...

http://achatcialisgenerique.lo.gs/ cialis sans ordonnance
http://commandercialisfer.lo.gs/ cialis generique
http://prezzocialisgenericoit.net/ dove acquistare cialis
http://preciocialisgenericoespana.net/ cialis generico