terça-feira, setembro 09, 2014

Os Labirintos da Água


O mar rumoreja nos troncos de madeira que servem de pilares ao cais, arrasta-se pela praia e molha os pés escuros dos homens deitados. O sol cai sobre os campos onde as mulheres recolhem a bosta ressequida. As crianças matam, e as lagartixas morrem.

É uma ilha em forma de cão sentado.

Herberto Hélder 


"Os Labirintos da Água" de Diniz Conefrey é mais um livro de BD português que conta com apenas 500 exemplares de tiragem (devem ser quase todos nos dias de hoje). Foi editado o ano passado, mas tenho ideia que se trata de uma espécie de reedição, com mais material.

Encontra-se em poucas livrarias (só o encontrei em duas), mas pode ser sempre adquirido a partir do site da editora "Quarto de Jade".

Neste livro Conefrey adapta três textos de Herberto Hélder e adapta-os aos três de forma diferente. Não é que o autor invente a roda, mas para quem se interessa pelos caminhos diferentes que a BD explora, esta é uma proposta de bastante valor. A 1º é a adaptação do conto "Aquele que dá vida" e é a mais tradicional, transformando a linguagem narrativa de Hélder para a da Banda Desenhada. O segundo "(uma ilha em sketches)" já retrata uma história sem o uso a palavras, sendo literalmente "uma ilha em sketches". Para complementar ou ajudar na percepção desta história Conefrey disponibiliza o excerto do texto original, "Sonhos", no início. Por fim, temos a ilustração de excertos do poema "Última Ciência". Neste poema Conefrey mistura ilustração com fotografia, brincando com as imagens da mesma forma que Hélder brincou com as frases que escreveu, misturando-as vezes sem conta na ordem que criava a seu bel-prazer. Aqui assistimos à contemplação do mundo e do Homem, da Vida, pelas palavras do poeta, sempre apoiado nas fortes imagens de Conefrey.

Fica a sensação que as fotografias poderiam ter ido mais longe na terceira história, porque de resto, não só o traço, mas as cores terrenas de Conefrey fazem deste livro um dos melhores do ano passado. É também uma excelente oportunidade de conhecer Herberto Hélder.


Sem comentários: