terça-feira, abril 16, 2013

Fringe - Temporada 3



SPOILERS



"Fringe" continua a subir de qualidade, esta terceira temporada foi a melhor até ao momento. Depois na recta final da segunda, a terceira começa a alternar aventuras entre este e o outro mundo paralelo no qual a história da série incide. Ambas as Olivias estão trocadas e isso gera desenvolvimentos muito interessantes.

O Peter deve ser o único que se apercebe das mudanças em Olivia, mas como a relação de ambos havia mudado é normal que o rapaz coloque as suas dúvidas em modo de espera. Quanto à Olivia do outro lado, tal como suspeitava, a sua interacção com Walter, Peter e Astrid iria afectá-la. O seu lado pede-lhe morte e destruição e nesta equipa em que se infiltrou ela vê a busca genuína por uma resolução pacífica.

Quanto à nossa Olivia, as amizades que trava com um taxista e principalmente com Broyles não serão esquecidas. Grande Broyles! Foi bom também ver que Lincoln e Charlie começam a descobrir que muita coisa lhes foi escondida. Ainda espero grandes coisas destes dois.

Quando as Olivias são trocadas novamente, a do universo paralelo regressou com brinde. Se a sua relação com Peter começa por ser parte da missão, rapidamente evolve em outra coisa e agora ela carrega o seu filho. Não me fez muito sentido no episódio em que ela é raptada o Walternate ter revelado tanta coisa a Linconl quando na verdade era ele a mente por detrás do plano. Fez-me ainda menos sentido dizerem que a a doença hereditária de Olivia era um vírus (ou então a legendagem estava incorrecta, não garanto).

Muito estranho o episódio em que Peter andou a matar o shapeshifters, será que o desespero o levou a esta estrada ou será que foi mesmo weaponized pela máquina dos primeiros Homens, como disse Walter? Ainda por cima os shapeshifters até têm sentimentos, adorei aquele episódio em que um tenta por tudo não largar a família à qual se apegou.

Gostei também da explicação da história dos primeiros Homens. Desde que este povo surgiu, bem como a sua tecnologia avançada enterrada em partes do mundo, que algo não entranhava. Como é que rastos de um povo com tamanha tecnologia nunca vieram à tona antes. Pior, como é que a máquina foi feita especificamente para o Peter? Como podia isso ter sido pensado milénios antes? Não podia, é tão simples quanto isso e por isso quando a justificação surgiu até me senti parvo, pois na realidade é a resposta mais simples (tendo em conta a série que Fringe é). Acho que a revelação foi muito bem conseguida. Infelizmente a cena final deixa-me um travo amargo, temo o que pode acontecer com o desaparecimento de Peter. Já agora, não faltava uma peça na máquina do nosso lado roubada pela Olivia infiltrada? É que parece que não fez falta nenhuma...

De salientar também o episódio dentro da mente de Olivia em que metade do mesmo foi feito em animação. Além disso ainda tivemos um Broyles sob o efeito de LSD. Impagável.

Sem comentários: