quinta-feira, julho 12, 2012

Homem-Aranha: Integral Frank Miller


 No âmbito da colecção, "Heróis Marvel", a ser distribuída com o jornal Público, venho falar deste primeiro lançamento, "Homem-Aranha: Integral Frak Miller" que foi estrategicamente lançado na estreia do filme "The Amazing Spider-Man". Que a nível de timing é uma excelente decisão, mas monetário nem tanto porque não houve tempo para concluir a colecção "Thorgal" também a ser distribuída actualmente com o mesmo jornal.

Pormenores à parte, vamos à edição em si que é o que interessa. O Público em parceria com a editora ASA tem estado de parabéns no que toca às edições de BD europeias, desde Thorgal a Blueberry passando por muitos outros, os fãs de BD têm tido a oportunidade de fazer algumas belas colecções. Desta vez o jornal em parceria com a Levoir volta a apostar em BD Norte-Americana e com uma colecção muito apetecível que reúne material do clássico ao moderno que são na sua maioria histórias aconselhadas.

Neste primeiro volume reúnem-se os trabalhos desenvolvidos por Frank Miller no Homem-Aranha. Miller viria a tornar-se um dos grandes autores de comics e hoje é sobejamente conhecido por ter desempenhado um papel fundamental em Daredevil e Batman e por ter criado essa cidade sem escrúpulos e que respira noir por todos os poros que é "Sin City". Este livro promete-nos uma viagem no tempo, antes de Miller ter ido trabalhar em Daredevil, esteve antes no Aranha e quanto a mim, acho sempre interessante conhecer os trabalhos iniciais de um autor, até porque, já conhecendo o seu trabalho posterior, conseguimos reconhecer nestes determinados estilos na sua arte que posteriormente seriam desenvolvidos.

Em relação às histórias, são todas parcerias com outros heróis. O que eu adorava quando juntavam na mesma história vários dos meus heróis preferidos. Não é que fossem necessariamente as melhores, mas poder ver o Aranha e o Daredevil juntos é muito bom. Em relação a estes dois, que funciona quase como uma passagem de testemunho para Miller, é de salientar a forma distinta como são desenhados tal como mencionado por Julián M. Clemente, num bom texto introdutório ao volume. Ambos são personagens que primam pela agilidade e percorrem as ruas de Nova Iorque de prédio em prédio, no entanto, o Daredevil não passa de humano enquanto o Aranha tem uma agilidade sobre-humana e alcança posições muito mais desafiadoras. Já disse mais do que uma vez, o Aranha é o praticante por excelência de Yôga.

Esta foi uma leitura que me levou a viajar no tempo, para histórias mais antigas e até para os tempos em que lia Marvel em português. Já há tanto tempo que não via a palavra Demolidor (Daredevil) ou Justiceiro (Punisher) escritas. Além destes as aventuras são partilhadas com o Doutor Estranho (Doctor Strange), o Quarteto Fantástico, o Punho de Ferro (Iron Fist), o Luke Cage e um dos meus predilectos, o Cavaleiro da Lua (Moon Knight). É de salientar também o retrato da cidade pelas mãos do autor, Frank Miller captou-me primeiro a atenção como argumentista e só posteriormente é que prestei mais atenção aos seus desenhos, curiosamente o seu percurso é inverso.

Todas as histórias são desenhadas por Miller excepto em "Marvel Team-Up Anual #4" onde assumiu pela primeira vez o papel de argumentista e onde aproveita para reunir uma data de personagens.

No final há uma história incompleta que poderá incomodar muitos, pois a seguinte já não contava com a participação de Frank Miller e por isso ficou de fora, mas não sem uma explicação dos editores em relação aos acontecimentos. Pessoalmente não me incomodou porque o arco que vinha de trás é encerrado, apenas abrem outro no final para nos aguçar o apetite para a próxima história.

Em tom menos positivo, achei que o texto continha demasiadas gralhas, algo que uma revisão cuidada reduziria consideravelmente. Nada que torne as falas imperceptíveis, erros simples como a omissão da conjunção "e" ou o facto do Senhor Fantástico na página 68 afirmar que não está sozinho quando se devia referir ao Aranha e não ao próprio. Em média são cerca de uma gralha por história, talvez mais. Como disse não é nada que não se perceba mas devia ter havido mais brio na edição final, talvez problemas de prazo uma vez que este "tinha" de sair aquando a estreia do filme já mencionado. De resto e do que conheço das versões originais, houve alguns momentos em que, pessoalmente, traduziria o Aranha de forma diferente, mas talvez seja uma questão mais pessoal do que outra coisa.

Infelizmente a galeria final com as capas de Miller encontra-se estranhamente incompleta, ao contrário da edição original. Claro que esta é substancialmente mais cara, ainda assim não se entende a decisão.

As histórias incluídas neste volume são:

- Amazing Spider-Man Anual #14;
- Marvel Team-Up #100;
- Marvel Team-Up Anual #4;
- Amazing Spider-Man Anual #15;
- Spectacular Spider-Man #27
- Spectacular Spider-Man #28

5 comentários:

tadeu disse...

esta colecção é muito importante. é a bd que vem encontrar o fã de bd e não o contrário.
hoje fiz n elogios à iniciativa(via rádio)porque para quem mora distante das grandes cidades, estas colecções assumem outra dimensão.
não terei tanto olho clínico como o Gabriel mas estar escrito em português de Portugal, é muito bom!
abraço !!

Loot disse...

Tens toda a razão, eu esqueço-me de salientar essas partes, porque estou habituado e ir "encontrar a BD", mas que são tão importantes.

Esta colecção, pelo que li no teu blog, consegue chegar a quase todo o país o que é fantástico. Se as pessoas aderirem acredito que surjam futuras edições o que é sempre bom para o mercado de BD em Portugal que tão pouca atenção tem.

Os filmes vêm ajudar, acho, pois o interesse por estas personagens tem aumentado. É aproveitar, se meter as pessoas a conhecer as BD's ainda melhor :)

Abraço

RJ disse...

Foi uma excelente iniciativa esta, de facto. Adquiri as tuas edições do Homem-Aranha, para recordar a personagem e para ler algumas histórias que nunca tinha lido, e está-me a dar imenso gozo fazê-lo. As edições parecem-me bastante boas.
Não sou tão conhecedor como tu, ainda que desde pequeno goste imenso goste imenso de super-heróis (Homem-Aranha e X-Men especialmente). Daí que me dá sempre imenso prazer ler os teus comentários sobre o assunto.

Estou mais ou menos a tentar reactivar o meu blog, aos poucos, e conforme o tempo e a vontade o permitirem. Escrevi recentemente um comentário ao filme do Aranha, e por acaso estava muito curioso para ler a tua opinião sobre o filme. Porque não só és também um fã da personagem, como a conheces melhor do que eu eheh.

Abraço!

RJ disse...

*queria dizer "adquiri as Duas edições (...)", o volume do Frank Miller e o das histórias dos Stacy.
E repeti-me ali no "goste imenso" (tal foi o entusiasmo ahah), desculpa.

Loot disse...

Bem-vindo de volta Sr. RJ ;)

Obrigado pelo comentário, esta é uma colecção cheia de escolhas interessantes. O 2º volume do aranha então tem lá grandes momentos clássicos, quando chegar a esse escreverei alguma coisa.

em relação ao filme já vi que não foste grande fã. Eu gostei, trouxe mais humor ao Aranha e a química entre as personagens é muito boa. Podia ser melhor é verdade, mas saí satisfeito da sala de cinema :)

abraço