segunda-feira, dezembro 05, 2011

Torneio de Personagens de BD Asiática: Grupo VIII

Vash

Se não conhecem esta personagem e tiverem tempo, não continuem a ler este texto. Desçam até ao link que coloquei em baixo e vejam o primeiro episódio de Trigun não há melhor forma de conhecer Vash que esta. É que ver o 1º episódio de Trigun sem conhecer absolutamente nada, sabe muito melhor, pois a forma como a personagem principal é apresentada é genial . Foi a minha experiência e é o que vos aconselho. Se conhecem ou já viram então continuem.


Em Trigun, de Yasuhiro Nightow, existe um nome citado em todos os episódios iniciais. Esse nome é Vash the Stampede (o tufão humano). Vash é, talvez, a pessoa mais procurada no mundo por ter sido o causador da devastação de uma cidade inteira. São muitas as personagens a inicio da trama que vão sendo apelidadas de Vash, alguns aproveitam-se do nome e outros apenas partilham de algumas características físicas descritas pelas autoridades.
O protagonista que se trata do verdadeiro Vash, é-nos apresentado como sendo tremendamente pateta, e por isso mesmo ninguém desconfia que ele possa ser o terrível Vash. Mas no final de cada aventura acaba por nos dar sempre um vislumbre qualquer de mestria que muitas vezes passam para os observadores como momentos de uma sorte tremenda. É tudo pensado, Vash mostra-se como trapalhão surpreendendo os seus adversários. Pode até ser genuinamente um brincalhão mas se quiser rapidamente se torna numa máquina mortífera.
Trigun é um space western com claras influências americanas. Começou a ser editado em 1996 e teve a adaptação para animé em 1998. Também conta já com um filme de animação (mais recente).



Parte2; Parte 3







Ogami Daigorō

Lembram-se quando falei de Ogami Ittō de Lone Wolf and Cub (Grupo IV) e contei que a sua família tinha sido assassinada excepto o seu filho? Ogami Daigorō é esse filho.
A início Daigorō é um recém-nascido, mas há medida que a história vai avançando vamos acompanhando o seu crescimento e assistindo ao seu desenvolvimento num jovem e forte guerreiro.
Quando Daigorō completa um ano, o seu pai dá-lhe a escolher entre uma bola e uma espada. Se Daigorō escolhesse a bola o seu pai iria matá-lo, pois o seu lugar seria ao lado da sua mãe no "outro mundo" e não a seu lado neste. Mas Daigorō escolheu a espada.
A partir daqui Daigorō seria um ronin como o seu pai assistindo-o no seu percurso de vingança contra o clã Yagyū os responsáveis pela desgraça de Ittō e pela morte da sua família.
Tornando-se uma dupla de assassinos passaram a ser conhecidos por Lone Wolf and Cub.







Jiraya

É um dos lendários Sannin, sendo os outros dois o Vilão Orochimaru e a bela Tsunade por quem Jiraya sempre nutriu uma forte paixão.
Jiraya é apresentado como um ninja que tem tanto de poderoso como de prevertido. Não é à toa que Naruto o chama constantemente de Ero-Sennin (eremita prevertido??). Jiraya eleva a arte da perversão a um outro nível. Sim ele espia mulheres a tomar banho, sim ele não perde oportunidades para o engate, mas o expoente máximo é atingido quando ele prefere que Naruto se transforme em mulher para ele o treinar.
Naruto é órfão, mas Jiraya reconhece rapidamente de quem é filho, afinal o seu pai foi treinado por ele. Repara também porque é que Naruto sempre teve dificuldades em controlar o Chakra, algo derivado de possuir a Kyuubi.
Forma uma relação muito próxima com o protagonista quando o decide treinar. É uma das personagens mais engraçadas e no mangá Naruto uma das mais poderosas.
Se Uzumaki Naruto é o Son Goku desta história, Jiraya é o Tartaruga Genial. É também uma das minhas personagens predilectas deste mangá.
Lembram-se daqueles romances que Kakashi está constantemente a ler? Pois bem Jiraya foi quem os escreveu.


Parte2: Parte 3







Satella Harvenheit




Chrno Crusade é um mangá da autoria de Daisuke Moriyama. Tem apenas 8 volumes editados entre 1998 e 2004. Digo apenas 8 porque em mangá é frequente serem um comboio de volumes. Existe também uma série de anime com 24 episódios ao todo.
Devido a um typo no logo o título ficou conhecido por Chrno Crusade quando na realidade era suposto ser Chrono Crusade.
A história está situada na América dos anos 20 com a primeira guerra mundial a rebentar.
Nesta realidade existe uma organização associada à Igreja Católica, apelidada de Order of Magdalene, criada para proteger a América de vários ataques demoníacos.
Satella Harvenheit é uma jovem alemã caçadora de prémios que se especializou em demónios. O seu ódio por estas criaturas vem desde cedo, pois a sua família inteira foi chacinada por um, salvo a sua irmã mais velha, Fiore que sobreviveu apenas para ser raptada.
Criada pelo seu mordomo (alguém disse Batman?) cresceu com um grande objectivo na sua vida. Salvar a irmã.
Vai-se juntar ao grupo principal com Rosette e o demónio Chrono, o que a início se prova complicado pois Satella começa por culpar Chrono pelo seu sofrimento. Claro que não é nada que umas aventuras em conjunto e uns copos não mude.
Existem algumas diferenças em relação ao mangá e animé nomeadamente no que toca ao final desta personagem.










Ryuk

Tal como tinha referido este é o primeiro torneio que conta com a participação de um deus. Ryuk é esse deus, um Shinigami, um deus da morte.
É ele quem inicia a história em Death Note, é ele o deus aborrecido que decide atirar um caderno da morte para o nosso mundo a fim de animar a sua vida.
Ryuk não podia ter pedido melhor humano para encontrar o caderno do que Light Yagami e sabe-o bem. Porém apesar de segui-lo nesta aventura para se deliciar com os acontecimentos, Ryuk cedo diz a Light que é apenas um obervador. Não vai nunca manifestar a sua opinião, fazer julgamentos ou interferir nas acções de Light. Apenas lhe promete que quando a "hora" de Light chegar, será ele próprio a escrever o seu nome no caderno.
Claro que há sempre uns loopholes em que Light consegue ter alguma assistência de Ryuk, mas de uma forma geral é verdade, Ryuk é imparcial. Oxalá todos os Shinigamis o fossem (sim Rem está boca é para ti).
Quando se fala em Death Note o que se costuma salientar é o duelo entre Light e L. Mas Death Note não é um duo, é um trio. Ryuk é uma personagem importante e excepcional nesta trama. É ele um dos grandes responsáveis pelo humor. Afinal de contas não é todos os dias que conhecemos um deus da morte obcecado por maças.









Kurosaki Ichigo

Bleach é um mangá da autoria de Noriaki "Tite" Kubo. Ichigo é a personagem principal que ganhou os poderes de um Shinigami (deus da morte) tornando-se um Soul Reaper.
A série já conta com 52 volumes editados desde 2001 e ainda continua a ser publicada. É uma série de grande sucesso e a sua versão anime já tem 250 episódios.
A missão de Ichigo é a de lutar contra espíritos malignos e guiar os outros para o o “outro mundo" apelidado de Soul Society.
No início da história é Kuchiki Rukia o Soul Reaper, que foi a primeira personagem criada pelo autor. Mas cedo se apercebeu que esta personagem não tinha estofo para ser a protagonista e é aqui que entra Ichigo a quem ela dá os seus poderes logo no 1º episódio durante um ataque. É de salientar que Ichigo já antes de possuir estes poderes tinha a capacidade de ver espíritos.











Shōtarō Kaneda



Muitas vezes quando se fala de Akira a primeira personagem a ser lembrada é o Tetsuo. Mas Akira não seria a mesma coisa sem Kaneda.
É o líder do famoso gangue de motards chamado The Capsules (ele usa o símbolo na parte de trás do casaco). Drogas, sexo e talvez rock n' roll é o mote de vida de Kaneda. É o melhor amigo de Tetsuo porém este sempre se sentiu inferiorizado ao pé de Kaneda e por isso quando os seus poderes psíquicos despertam esse sentimento ganha novas proporções.
No meio disto tudo surge Kei uma bela rapariga membro de um grupo terrorista contra o governo. Kaneda alia-se a ela porque é bem gira… Ah e porque quer salvar Tetsuo. A início não se dão muito bem pois Kei não é fã das constantes tentativas de engate de Kaneda, mas há medida que a história progride também a sua relação com ele.
Devido ao passado entre as duas personagens principais e que passam de melhores amigos a melhores inimigos. Kaneda é aquele que mais facilmente consegue afectar Tetsuo. A carga que o amigo tem na sua auto-confiança é muita, como referi acima Tetsuo sempre teve um certo complexo de inferioridade em relação a Kaneda.
Está constantemente na palhaçada seja com quem for. Nem quando está na presença do temível Colonel Shikishima se restringe, tendo-lhe arranjado a bela alcunha de The Skinhead.
Foi inspirado na personagem principal, como o mesmo nome, do mangá Tetsujin 28-gō de Mitsuteru Yokoyama e tem uma moto do caraças.












Notas:

- Algumas informações foram pesquisadas na wikipédia;
- Devido a razões de facilidade algumas imagens dos animés serão utilizadas ao invés das dos mangás.

8 comentários:

Theomentos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Theomentos disse...

Na minha opinião quem deve vender é a Satela, primeiro por ser uma personagem fantástica que me diz muito, ao mesmo tempo que é ácida, cativa as pessoas. Assim como a história que é maravilhosa do começo ao fim e pode ser vista milhares de vezes sem apanharmos seca. Gostei muito de vê-la aqui e espero que ganhe pq tanto ela como a história merece, apesar de serem pouco conhecidas.

ψ Psimento ψ disse...

Antes de mais tenho a dizer que o Theo é suspeito porque todos os animes que ele viu na vida foram impingidos por mim :p
E desta lista só viu mesmo o Chrno.

Eu neste post não tenho olhos para outra personagem que não a Satella. O meu problema existencial desde há alguns anos é não conseguir decidir se gosto mais dela ou da Mai eheheh. Na verdade elas partilham alguns traços de personalidade mas a Satella tem a vantagem de fazer parte de um animé mesmo bom ao contrario da Mai (Só via yu-gi-oh por causa dela).
Tenho pena que tenhas lido sobre Chrno antes de teres oportunidade de ver porque de certeza que apanhaste muitos spoilers. Mas não faz mal, eu já vi 4 vezes e continuo a vibrar com o anime. A melhor historia de sempre. Já o manga não te aconselho até porque as personalidades dos personagens de lá são completamente desinteressantes, por isso é que o mangá deve ter terminado tão cedo.
Agora o Animé, se tiveres de ver um antes de morrer, tem de ser este!!!
Além do mais, aposto que é o único animé do mundo que fala de Portugal e que tem uma portuguesa como uma das personagens principais (pena que é a mais irritante).
Como se isto não bastasse, toda a acção se passa num contexto histórico real e é um anime que nos obriga a pensar em certos assuntos como a religião e a vida em si. Eu não sou religioso mas há uma parte em que o vilão fala sobre Deus colocando-o como o verdadeiro "mau da fita" e para mim é uma visão que tendo em conta a mitologia católica, tem a sua lógica...
Já agora essa musiquinha do opening é o que me acorda todas as manhãs. :p
Quando estou com o Theo ou quando vou com amigos para algum lado toda a gente se revolta com o meu despertador, dizem que é muito agressivo para acordar... não sei sinceramente de que estão a falar...

Quanto aos outros, não tivesse a Satella em jogo, o meu voto iria para o Jiraya porque como sempre me recuso a votar nos elitistas principais aka Vash...
PS. De qualquer modo o meu preferido de Trigun era o Wolfwood :p

Loot disse...

Obrigado pelos comentários. Este grupo está a ser o mais renhido de todos, assim é que é engraçado :P

Nas personagens que não conheço tento fazer uma pesquisa muito à superfície precisamente por causa dos spoilers. Posso ter azar, acontece...
Neste caso não me pareceu que tenha descoberto nada que estrague, a não ser que o que eu escrevi só se saiba mais tarde, fiquei com a sensação que é algo dito logo ao início.

O contexto histórico foi o que chamou a atenção, normalmente os mangás que conheço são sempre passados ou num mundo futurista ou num mundo alternativo.

Eu neste gosto muito do Kaneda, Vash, Ryuk e Jiraya. São curiosamente todos personagens cómicas.
Apesar de ter o Vash na minha imagem de perfil e de o adorar não é o meu favorito. Eu votei no Kaneda.
Pensava mesmo que o Wolfwood seria dos nomeados, mas estava enganado. Ele tem muita pinta ;)

Abraço aos dois

ψ Psimento ψ disse...

Tenho pena é que apesar de tão boas personagens femininas terem sido nomeadas e isto daqui para a frente vai tornar-se num salsicha-tournament...

Loot disse...

Costuma ser assim. Puxando pela memória acho que a Druuna foi a única mulher que chegou aos quartos-de-final e olhando para ela percebe-se porquê.

Mas mesmo aqui a grande maioria das personagens femininas pareceu-me ser escolhida com base em atributos físicos.
E acho que não houve nenhuma mulher a nomear uma personagem feminina :P

Mas por acaso em mangá as melhores personagens que eu conheço são todas masculinas.
Na BD europeia e norte-americana há um série delas que adoro, em mangá não conheço tantas que admire.

Abraço

Anónimo disse...

Chrno é muito bom, acho que nunca chorei tanto num animé!! Sou uma lamechas por Natureza mas com este animé andei umas duas semana chorosa lol. Apesar de gostar da Satella ela era um bocado altiva de mais. Preferia a Azmaria, que era Portuguesa apesar de nunca ter dito uma única palavra em Português...
De qualquer modo neste grupo votaria claramente na Satella se não tivesse chegado atrasada. Vou ver se acompanho a partir de agora.

Beijos, Fran

Loot disse...

Olá Fran e bem vinda :)

Se te faz sentir melhor mesmo com o teu voto ela não teria passado. No entanto este foi mesmo o mais renhido de todos, em que tudo podia mudar até à última.

Chorar acho que nunca aconteceu mas houve mortes em alguns mangás/animés que me atormentaram bastante tempo nomeadamente uma em:

SPOILER

death note