quinta-feira, julho 19, 2007

Batman: Confidential #07


Psicótico, aterrador e hilariante, o Joker é para mim um dos grandes vilões do mundo dos quadradinhos.
A estória da sua vida sempre foi um mistério, surgiu como um dos primeiros vilões do Homem Morcego, sem nome, sem passado, aparentemente apenas mais um louco com um olhar assustador e uma gargalhada não menos perturbadora.
Quando Alan Moore escreveu "The Killing Joke" abordou o passado desta personagem da melhor forma possível. Aproveitando a mente demente do Joker, Alan Moore contou uma possível estória sobre o seu passado, pois como o próprio Joker afirma nem ele tem certezas sobre o seu passado, recordando várias vezes diferentes estórias.
"The Killing Joke" conta assim uma estória sobre o nascimento de Joker, mas nunca afirmando ser 100% verdadeira e mantendo sempre no ar a aura de mistério em redor de este personagem.
Anos mais tarde Ed Brubaker escreveu "The Man Who Laughs" uma estória que acaba por afirmar que aquela contada por Alan Moore era de facto a verdadeira origem do Joker, interessante mas muito longe da qualidade da obra de Moore e por um lado eliminando o mistério que ficava taão bem a rodear o Joker.
Este mês saiu o comic "Batman: Confidential #07" que pretende revelar toda a verdade sobre o passado de Joker e a grande surpresa é que vai cortar em completo com toda a estória criada por Alan Moore.
Ainda não tive a oportunidade de ler o livro mas assimde repente não fiquei nada entusiasmado. Não faz sentido cortarem com os livros escritos anteriormentes e mais do que um livro de BD é uma manobra de marketing relacionada com os filmes, uma vez que o "The Dark Knight" vai ser sobre Joker.
Pelo que vi da preview o Joker é nesta estória um criminoso de nome Jack, exactamente como acontecia no filme de Tim Burton.
É esperar para ver o que vai sair daqui e esperemos que Michael Green consiga criar um passado interessante para o que é quantoa mim o melhor vilão de Batman.

9 comentários:

Anónimo disse...

O Tim Burton é o maior!

Anónimo disse...

Tipico da dc ate hoje não se sabe qual é a verdadeira origem do Superman se é a Man of Steel ou Birthright,que vale e como a editora esta sempre emm crise nao ajuda nada,o Joker sofre do mesmo problema,felizmete em All Star 1 o Morrison resolveu esse problema. :)

Abracos
Grimlock

João Rosa disse...

Pelo que tu dizes não se adivinha nada de bom para o Joker, ifelizmente :( Aqui é que se vê o respeito que há por Alan Moore e já agora por Brubaker. Espero que pelo menos façam uma história coerente.

Já agora, ainda não encontrei o comic aqui pela net...

Loot disse...

Ricardo: O maior não sei mas lá que é gigante é. Grande Tim Burton!!!

Grimlock: A ideia que tenho é que a DC simplesmente não liga muito ao que está para trás e em algumas situações usa sagas como a "crisis on infinite earths" para remendar algumas pontas soltas.
Já a Marvel quando altera tem preocupação em arranjar uma explicação, no caso da origem do Wolverine foi fácil, bastou dizer que todas as estórias escritas anteriormente eram implantes de memória.

Celtic: A verdade é que a estória até pode ser boa eu é que gostei muito do que o Alan Moore fez e alterar isso pode nãos er boa ideia, além de que o Joker devia ter sempre um pouco de mistério á volta do seu passado.

Também ainda não o encontrei e recentemente gastei bastante dinheiro em livros de BD vou ter de esperar um pouco para ler este Confidential.

Abraços

João Rosa disse...

_loot_, tens msn?

Loot disse...

Tenho jgabrielam@hotmail.com

Abraço

Anónimo disse...

Agora mais algumas novidades bd Fnac com 10% desconto sobre o preco em euros vista na Fnac Sta Catarina/Porto:

Astonishing X-Men vol:3
All Star Superman HC
A Man Called Kev
Gen 13:Who They Are......
Green Lantern Corps:To be a Lantern
Watchmen
Aquaman:Sword of Atlantis
The All no Atom:My Life in Miniature
Nigtwing:Renegade
Catwoman:When in Rome
Showcase:The House Of Mystery vol:2
The Flash:Lightning in a Bottle
Identity Crisis tpb
6 volumes de Walking Dead
52 VOL:1
Superman:Red Son
Superman:The Greatest Stories Ever Told
Superman/Batman:VOL. 3:Absolute Power
Superman/Batman:The Greatest Stories Ever Told
Superman/Batman vs Aliens
Batman:Year 100
Batman:Year One
Batman:Secrets
Batman:Turning Points
Batman:Black And White Vol. 3 HC
Batman:Detective
Batman by Gaslight

Abracos
Grimlock

Unknown disse...

Eu estou a ler o "Asilo Arkham"... Quase, quase a terminar...

Loot disse...

Fico à espera do comentário :)