sábado, junho 23, 2007

Câmara Clara - Séries


Faz hoje uma semana que passou o programa Câmara Clara sobre séries. Domingo passado não pude assitir mas felizmente todas as edições estão online.
Os convidados foram Nuno Markl e João Lopes. Foram abordados vários temas, como o deste grande vício que se tem criado à volta de certas séries e a grande qualidade que estas possuem. Como é dito algures no programa, não é de admirar nos dias de hoje ver um actor consagrado de cinema a trabalhar em televisão, por exemplo Al Pacino em "Anjos da América", mas se fosse há uns anos atrás era considerado como dar um "passo para trás" na sua carreira.
Falou-se em séries de culto como "Sete Palmos de Terra" e "Sopranos" e nas agora tão populares "Lost" e "24", que sendo séries mais "comerciais" (seja lá o que esta palavra quer dizer como diz Nuno Markl algures na entrevista) apresentam uma qualidade notável. Sobre séries excelentes que são canceladas, deu para dizer rapidamente o nome de "Arrested Development".
Infelizmente falou-se muito pouco de séries de comédia, ou pelo menos não tanto como eu estava à espera, uma vez que se falou tanto sobre como as séries actualmente estão a superar os filmes de Hollywood em termos de qualidade.
Devo dizer que para mim continuam a ser feitos grandes filmes Americanos ainda este ano temos o fabuloso The Fountain" para citar um exemplo recente, porém uma coisa que sempre senti era que existiam mais séries de humor boas do que filmes. Posso estar errado mas normalmente quando penso em programas de humor, lembro-me mais rapidamente de séries do que de filmes (ok os Monthy Pythons fizeram filmes, mas eles vieram de séries).
Quem quiser ler a entrevista é só clicar na imagem.

12 comentários:

Menphis disse...

Vi o programa, muito interessante e com grandes convidados, já que João Lopes é um dos ( o melhor ? ) critico de entretenimento ( música/televisão/fotografia)português e Nuno Markl é espectacular a sua paixão pelas séries.

Loot disse...

Sim gosto bastante do programa e felizmente disponibilizam todos os episódios online.
O Nuno Markl tem de facto uma grande paixão por séries e sabe sempre bem ouvi-lo falar destas.
Pode-se falar muito bem tecnicamente sobre algo, mas nada bate a paixão.

Unknown disse...

Eu não perco um "Câmara Clara" há meses. Recentemente deram destaque a duas áreas que me cativaram especial interesse, a Banda Desenhada e agora as séries. Ainda estou à espera da 3ª série do viciante "Prison Break". Enquanto isso vou seguindo a primeira época de "Heroes" para matar o bicho.

Kal El disse...

A minha série de humor favorita de sempre (do tipo sitcom) é mesmo Terceiro Calhau a Contar do Sol. Série que eu tinha inteiramente em divx mas que infelizmente perdi o disco onde a tinha nas últimas mudanças.
(sim, perdi um disco duro. Mas era só de 40 gb's).

Mas também se fazem óptimos filmes de humor. Hot Fuzz por exemplo, que vi ontem. Brutal.

Tenho o The Fountain aqui para ver!

Kal El disse...

Já agora, não esquecer Firefly como a melhor série de sempre cancelada!
:P
Go Brown Coats.

Loot disse...

Mauro: também estou á espera de Prison Break já tenho saudades da médica. Quanto ao heroes foi uma série que segui com atenção e gostei mas os últimos episódios desiludiram-me, depois conta o que achaste do final.

Kal: Grande azar teres ficado sem o disco.
Sobre os filmes tens toda a razão, só estava a dizer que normalmente quando penso em me rir, lembro-me primeiro de séries do que de filmes, mas que há filmes de comédia fabulosos claro que sim, ainda recentemente fartei-me de rir com o Borat. O hot Fuzz também está na minha lista de filmes a ver.

Eu gostei da Firefly, gosto do humor da personagem principal, viste o Serenety?
Mas para mim não é a melhor série de sempre a ser cancelada, como já disse essa é o Arrested :), mas há muitas mais, O carnivale não merecia ser cancelado adorei essa série, lembro-me agora também do off center, uma série muito engraçada que foi cancelada no principio da 2ºseason.

Kal El disse...

Sim, conheço Serenity. Aliás, foi o trailer de Serenity que me fez ir saber o que era Firefly. Depois vi a série toda antes de ver o filme.

Adorei o filme também. Para mim foi a melhor série que eu já vi. A química entre os actores era enorme e notava-se nos desempenhos. As histórias eram brutais e o futuro mostrado na série era deliciosamente original. Brilhante.

Nunca vi Arrested D. Conheço de nome, mas nunca vi. As outras todas nem sequer de nome conheço. É para indagar!

Loot disse...

Eu vi o Firefly na sic radical depois aluguei o filme, gostei bastante daquele universo e do estilo de humor e é muito mas muito melhor que a buffy.

O off center é de comédia com 2 actores do american pie (outros do filme apareciam como convidados) a personagem do Chau era hilariante.

O Carnivale deu recentemente na sic radical sobre um rapaz com a capacidade de curar e ressuscitar pessoas que vive escondido junto a um grupo de feirantes. Uma luta entre o bem e o mal.
Eu gostei muito de todo o ambiente da série aconselho.

O Arrested é pura e simplesmente das melhores séries de comédia que vi na vida :D

Agora comecei a ver o Sete Palmos de Terra, já devorei a 1ºseason é fabuloso!

Menphis disse...

Acho que o Carnivale não teve a publicidade que merecia, também adorei a série.

Anónimo disse...

Também vi o programa, gostei mas foi pena não ter dado para aprofundarem mais. E a fixação da Paula Moura Pinheiro no "Sex and the City" pareceu-me exagerada :/

Unknown disse...

"Terceiro Calhau a Contar do Sol", isso era uma série hilariante! Muito boa. Já tenho saudades.

"Sete Palmos de Terra" foi a minha série de eleição até chegar "Prison Break". Do melhor que se fez nessa área. Vale a pena seguir todas as épocas, da 1ª à 5ª. O final é portentoso.

Entretanto já se falou aqui numa carrada de séries que nunca vi, algumas delas nem sequer tinha ouvido falar. Hoje em dia passou-se ao exagero na produção de séries, levando ao cancelamento de tanta coisa boa. É pena, pois muitas não o mereciam. Já alguém viu o "Drive", que também foi cancelado? Um amigo estava agarrado a isso, mas nem ao final da 1ª época chegou. Mais uma que ficou pelo caminho...

Para finalizar, recomendo uma que passa às 5ª feiras na 2, depois do Jornal2, intitulada "Os amigos de Brian" (What about Brian). Experimentem, pois já vai na 2ª época.

Loot disse...

Menphis: Concordo eu tive uma grande sorte em descobrir que a série ia começar se não nunca tinha ouvido falar dela.

Gonn1000: Como disse também tive pena que não aprofundassem mais então sobre comédia foi falado mesmo muito pouco, mas foi um bom programa. Quanto ao "sex and the city" todos nós temos as nossas pancas por séries em particular ;)

Mauro: Também gosto muito do "3º Calhau" e agora ando a prestar atenção à carreira do Joseph Gordon Levitt que anda a entrar em muitos filmes alternativos, viste o Brick? muito bom.

Prefiro o Sete Palmos ao Prison Break, mas dentro do género o Prison é muito bom e curiosamente ambas as séries têm as ruivas que eu mais gosto actualmente.

Isto de haver uma enorme produção de séries, tem os seus altos e baixos, por um lado obriga a que séries de grande qualidade sejam produzidas pois a competição é enorme, mas por outro muito boa série é cancelada porque não cumprem as audiências exigidas.

Já ouvi falar do Drive se não tou em erro é com o actor principal do firefly mas ainda não tive oportunidade de ver, como tu bems abes há tanta série.

Os Amigos de Brian via o principio enquanto esperava pelo Carnivale que dava também as quintas. Não lhe dei a atenção devida porque estava viciado na outra.