terça-feira, fevereiro 23, 2016

Creed (2015)


It ain't about how hard you hit. It's about how hard you can get hit and keep moving forward.

Em 1976 Sylvester Stallone escreve e John G. Avildsen realiza "Rocky", a história de um pugilista desconhecido que, graças à mão do destino, recebe a oportunidade de defrontar o campeão de pesos pesados, Apollo Creed. É um filme sobre o sonho americano que segue o seu protagonista - Rocky Balboa - ao longo da sua busca por auto-respeito. Este pugilista de ascendência italiana, sem estudos e com um coração do tamanho do mundo, conquista-nos naquele que será o maior filme de toda esta saga - não é à toa que venceu a estatueta dourada que dá pelo nome de Óscar, numa altura bem mais dourada no que toca ao prestígio destes prémios.

O sucesso do filme deu a possibilidade a Stallone de continuar a desenvolver Rocky Balboa e várias sequelas se seguiram, explorando diferentes facetas e desafios da vida do herói. Alguns são bons filmes, ainda que se note que a qualidade vá decrescendo com cada nova investida (se bem me recordo), atingindo o fundo do poço com o capítulo V e - supostamente - o último. Era tempo de Rocky descansar, mas o legado, esse, estava criado.

Em 2006, exactamente  30 anos depois da sua estreia, Rocky regressa para uma sexta investida. "Rocky Balboa" traz-nos um Rocky reformado que lida com as perdas na sua vida, uma relação cada vez mais distante com o seu filho e com o legado que construiu no passado, bem como a forma como afecta o seu presente. É um grande filme que volta a ter aquele coração que vimos no primeiro, encerrando lindamente o percurso deste atleta. Se dúvidas havia, "Rocky Balboa" vem-nos recordar que esta personagem fará sempre parte da História do cinema.

Após este sexto tomo era tempo de pendurar a toalha e despedirmos-nos de Balboa, o Itallion Stallion. Porém, o ano passado reservou-nos uma surpresa que nos trocou as voltas todas. "Creed" entra de cabeça firme ao nos querer contar a história de Adónis, o filho de Apollo Creed, que procura em Rocky o seu mentor, até certo ponto, o seu pai. É uma bela homenagem ao passado que os filmes criaram e à relação de amizade que nasceu entre Rocky Balboa e Apollo Creed. 

Ainda que não seja tão bom como "Rocky Balboa", "Creed" é um belo testamento do legado que esta saga criou, onde o respeito e consideração pela mesma se fazem sempre sentir - não se está aqui só por dinheiro. Michael B. Jordan é uma escolha certeira na pele do filho ilegítimo de Apollo e cria uma forte empatia com aquele que será sempre lembrado como o Italion Stallion. Ryan Coogler realiza este projecto e demonstra saber muito bem a história que está a contar, com todas as referências que evoca ao passado, incluindo um Rocky tal como o conhecemos no filme de 2006. Apesar das devidas diferenças, o percurso que Adónis traça em "Creed" é o mesmo que Rocky traçou em 1976.

Se há uns anos me dissessem que "Creed" me ia emocionar mais do que um regresso de "Star Wars" ia dizer que estiveram a beber, mas foi verdade, aconteceu mesmo isso.

2 comentários:

tadeu disse...

vi este filme na comic con em dezembro 2015, cá em sampa. ante-estreia exclusiva. sei lá quantas mil pessoas no auditório.
foi de loucos. de incrédulos a quase a entrar "no ringue". o que acontecia no ecrã, vivia-se no auditório. gritos, ovações...perfeito.
teu último parágrafo arrepiou-me pois senti o mesmo.
se com star wars a novidade se misturava com a nostalgia de forma mais "deja vu", em "creed" em meio a tantas fracassadas refilmagens, a homenagem feita é um dos mais belos exercícios de cinema que já vi.
o carinho e carisma que Rocky tem é um luxo que poucos desta geração poderão entender.
a homenagem transborda em todos os cantos deste filme, deste a pormenores da luta, a caminhada feita por ambos, em alturas diferentes.
mas a música...em determinado momento da luta final, é quase um "easter egg" de tão tímida que aparenta aparecer...
eu fiquei in love pelo filme e folgo em saber que não estou sozinho...
teu último paragrafo...é um luxo!!
grande grande filme!! :)

Loot disse...

E os calções? Aquele passar de testemunho e vale a pena lembrar que o Apollo já os havia dado ao Rocky que agora os devolve ao filho. É lindo e a personagem do Rocky envelheceu mesmo bem. Já tenho por quem torcer no próximo domingo. Stallone junta-se a um grupo restrito de actores nomeados mais do que uma vez pela mesma personagem :D

O Star Wars, tendo gostado, senti o mesmo que tu e gostei da tua descrição. É demasiado exercício deja vú. Este tocou mais no coração e é um digno sucessor de tudo que se construiu de bom na saga Rocky.

Abraço