quarta-feira, junho 26, 2013

All-Star Superman



You're work is done.
You have shown them the face of the Man of Tomorrow.
You have given them an ideal to aspire to, embodied their highest aspirations.
They will race and stumble, and fall and crawl...
...And curse...and finally...
...They will join you in the sun Kal-El.
In time you will no longer be alone.

Jor-El.


Na véspera da estreia de "Man Of Steel" deixo aqui uma sugestão de leitura sobre o primeiro Super-Herói da BD, este "All-Star Superman" de Grant Morrison e Frank Quitely, publicado entre 2006 e 2008.

O universo "All-Star" (penso sempre nos ténis da Converse), foi criado para os autores poderem escrever sobre qualquer personagem sem estarem restringidos pelas amarras da continuidade, ou seja, nada de novo, não é a primeira vez que histórias fora da continuidade saem, talvez neste caso quisessem ter um universo alternativo mas todo ligado entre si como o "Ultimate" da Marvel, porém, as coisas, aparentemente, não correram assim tão bem, pois além deste só houve mais um título "All-Star", o do Batman.

De qualquer das formas "All-Star" Superman é uma das melhores, senão mesmo, a melhor história do Super neste novo século. Morrison em vez de pegar na origem desta personagem e voltar a contar a mesma história de inicial de sempre, optou antes por ir para o final e contar a última. Mantendo na mesma a premissa de criar histórias do Superman que fossem o mais acessíveis para todos, dentro do possível, no que toca a conhecimentos prévios da personagem.


Tudo começa quando o Super salva o Dr. Leo Quintum e a sua equipa do P.R.O.J.E.C.T., de irem contra o Sol. Ao fazê-lo a sua proximidade ao astro solar resultou numa acumulação massiva de energia que elevou o herói a um nível nunca antes visto. O Superman está mais poderoso do que nunca, contudo, pela mesma razão está a morrer também, uma vez que a energia é demasiada para ser contida pelas suas células. A cereja no topo do bolo é que nada disto foi acidental mas planeado ao milímetro por Lex Luthor. Assim enquanto seguimos o Super em despedidas e nas suas últimas missões - em reminiscência dos "12 trabalhos de Hércules" - seguimos também o julgamento de Luhtor e a sua condenação à morte.

Há algo de justiça poética em Luthor acabar condenado à morte quando consegue a sua maior proeza, e ele parece não se importar desde que veja o azulão ir à sua frente. Gosto muito da forma como Morrison interpreta e escreve o "homem de aço", mas é delicioso ler o seu Lex Luthor, há realmente algo de poético no confronto final entre estes dois, na última visão que Luthor tem no mundo e no último sacrifício do herói perfeito.

´"All-Star Superman" contém uma série de aventuras bem diversas e imaginativas, Morrison parece divertir-se muito a explorar o universo desta personagem e tudo resulta muito bem no traço do grande Frank Quitely um dos desenhadores mais estimulantes da actualidade.



Agora o porquê de "All-Star Superman" antes (ou depois) de "Man of Steel"? Porque apesar de crer que o enredo será completamente diferente, acredito que temos aqui uma forte influência no filme, talvez na forma em como abordar um herói desta magnitude e poder, algo que Morrison e Quitely souberam explorar muito bem. Claro que isto, por enquanto, é apenas especulativo. Mas acredito nisto até porque as frases saídas de Russel Crowe nos trailers são claramente retiradas de uma conversa entre pai e filho (Jor-El e Kal-El) que se encontra nesta história e isso prova pelo menos que não só esta BD foi lida como foi tida em conta na escrita do argumento, o que é muito bom sinal.

A título de curiosidade em 2011 foi feito um filme de animação desta história.

8 comentários:

tadeu disse...

vi a animação e gostei muito mas claro, preferia ter lido a bd...seja como for, há a grandeza da visão de Morrison e ela, não importa a forma, faz a diferença.

Loot disse...

Por acaso não tenho prestado atenção às animações da DC mas sem que eles têm feito muitas e penso que têm sido bem recebidas.

O que eu adorava ver era o Batman do Bruce Timm, acho que foi graças ao Timm que o grande boom da animação DC se deu.

Abraço

Nuno Amado disse...

História imperdível essa. Se não é a melhor história do Super, será uma das melhores com certeza!
;)

Loot disse...

Obrigatória para todos os fãs do Super e muito aconselhada para quem não é, pois poderá ficar surpreso :)

Ricardo Baptista disse...

Na verdade, acho que o Birthtight do Mark Wai tem maior influência no filme que o All Star. O que é uma pena porque é o maior elogio possível à história do Super-Homem, um regresso às raízes e imaginação da Silver Age. O Quitely é um sacana talentoso, odeio-o.

Loot disse...

Olá Ricardo

Obrigado pela sugestão, não sou grande conhecedor so Super e não li essa. Acabei por escolher esta pelas razões que aponto (e mais importante por ser muito boa) mas pelos trailers dá para ver que narrativamente não será nada disto.

O Quitely é realmente um sacana tudo o que tem o nome dele chama logo a atenção. Por isso é que vou andar atento ao recente Jupiter's Legacy. Depois o Morrison tb é dos meus argumentistas predilectos por isso os dois juntos normalmente dá muito bom resultado.

Abraço

Incógnito disse...

Por acaso não conhecia este All-Star, mas fiquei curioso. Não me consegues recomendar nenhum sitio para o adquirir a preço acessivel? Se gostas de este tipo de histórias, recomendo-te o "Whatever Happened to the Man of Tomorrow ", um one-shot do Alan Moore, e o arco de histórias "A Morte do Super-Homem".

Loot disse...

Olá Sweet

O Alan Moore é dos meus escritores predilectos, em BD deve mesmo ser o favorito, além dessa ainda saliento a "For The Man of Tomorrow" :)

A morte do Super, não sendo das melhores em termos de argumentos é das mais épicas pelo seu final trágico. Uma leitura obrigatória e aquela capa com o símbolo a sangrar magnífica.

Quanto a esta, eu costumo pesquisar nestes sítios:

- http://www.bookdepository.com/All-Star-Superman-Grant-Morrison/9781401232054

- http://aphrohead.com/Product/Detail/27267190

- http://www.amazon.co.uk/All-Star-Superman-Frank-Quitely/dp/1401232051/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1372356035&sr=8-1&keywords=all+star+superman

Na Amazon com o gastos de envio não compensa, mas no site do reino unido se fizeres encomendas acima de 25€ eles oferecem os portes, tem é de ser mesmo à amzon e não às outras lojas que eles têm lá.

Também falam muito do ebay, mas esse nunca usei.

abraço