quinta-feira, dezembro 20, 2012

The Graduate


"The Graduate" trata-se da famosa adaptação cinematográfica do romance, com o mesmo nome, de Charles Webb. Realizado por Mike Nichols, conta com Dustin Hoffman no papel principal e Anne Bancroft como a fatal Mrs. Robinson.

A banda sonora de Dave Grusin e do duo "Simon & Garfunkel" é, também, uma das imagens de marca do filme, quem não ouve a canção Mrs. Robinson e se lembra de Anne Bancroft? Quem não vê aquele início a mostrar-nos o regresso de Benjamin Braddock (Dustin Hoffman) ao som de "Sound of Silence" e não treme perante as palavras e melodia de Simon?

O filme incide sobre Benjamin Braddock, um jovem de carreira promissora que regressa a casa após se ter formado com distinção. É notório na festa que os pais lhe organizam, que Benjamin não se encontra de todo confortável na sua situação, tentando a custo fugir aos seus convidados. Esta fragilidade emocional em que se encontra é aproveitada pela esposa do sócio do seu pai, uma mulher que conhece desde sempre, Mrs. Robinson.

Ao contrário de Benjamin, Mrs. Robinson sabe como tecer a sua teia, sabe prever os movimentos do jovem - e ainda inocente - Benjamin. O rapaz nunca teve hipóteses. A partir daqui Benjamin passa o Verão a flutuar sobre a sua vida, passando os dias na piscina e as noites ao lado de Mrs. Robinson.



Benjamin é agora, certamente, um homem diferente daquele que nos mostraram ao início, mas que continua igualmente, ou até mais, perdido. Contudo, tudo muda quando é forçado a sair com Elaine, a filha do casal Robinson que regressa a casa de férias. Não deve haver pior triângulo amoroso que este, porque há coisas que pura e simplesmente não devem misturar-se.

É uma história forte e apaixonante, sobre a perda da juventude e em como esta pode ser seduzida e manipulada, conduzindo à sua própria destruição. A fragilidade de Benjamin, bem como a sua posterior decadência são muito bem desenvolvidas por Hoffman, sentimos os seus temores bem como a loucura da sua paixão. Gosto muito de Hoffman que tem um currículo invejável enquanto actor e onde "The Graduate" é um dos vários filmes responsável por isso.

Quero apenas mencionar, para concluir, que o final do filme é arrebatador, não só a cena que precede os créditos, mas toda a sequência que conduz a esse instante, são cerca de 15 minutos de pura emoção e delírio. Quanto à última cena em si, aquele momento final antes do fechar da cortina, mostra-nos um olhar que carrega um forte peso, o peso do futuro. Tal ideia fez-me recordar aquele último olhar de Antoine Doinel (Jean-Pierre Léaud) em "Les Quatre Cents Coups" de François Truffaut, um olhar que parece querer dizer-nos: e agora?

2 comentários:

Anónimo disse...

Huh? Não era a Anne Bancroft que fez de Mrs. Robinson?

Abraço e Boas Festas. :)

Loot disse...

Era para ver se estavam atentos :P

Agora a sério, tens toda a razão, enganei-me a copiar o nome.

Corrigido e obrigado.

Um bom natal para ti também OCP :)

Abraço