quarta-feira, agosto 01, 2012

The Dark Knight Rises: Está Quase


Escrevia eu a dada altura após "The Dark Knight" uma breve reflexão sobre possíveis vilões para o terceiro filme, pode ser lido aqui. A minha primeira aposta na Catwoman foi logo ganha e claro que o nome do Bane tinha de ser atirado no poço de sugestões. Hoje vou ver o filme, ganhei bilhetes graças ao Ante-Cinema (muito obrigado) e vou ver a derradeira conclusão a esta trilogia que marcou os filmes de super-heróis, goste-se ou não.

Não espero ver a cena da imagem escolhida, porque muito simplesmente não há tempo para o Morcego se levantar dela num filme, a confirmar daqui a umas horas. Sobre Bane também escrevi no blog, ainda há mais anos, isto:

É conhecido pelo vilão que colocou Batman numa cadeira de rodas, mas a verdade é que ele fez mais do que isso, ele descobriu a sua identidade e não só quebrou a sua coluna, como quebrou o seu espírito também, duas coisas que nunca tinham conseguido antes. Bane utiliza uma droga que dá pelo nome de “Venom”, que lhe aumenta as capacidades físicas, atingindo níveis de força sobre-humano. Foi capaz de elaborar um plano em que solta todos os maníacos de Gotham contra o homem morcego e no final do dia quando Batman chega a casa completamente destroçado, encontra Bane à sua espera pronto a destruí-lo.

Se quiserem saber o que acontece após a "Knightfall", continuem a ler:

Depois de Batman ter ficado paralisado por Bane, Gotham City precisava de um novo protector, Robin (Tim Drake) ainda não estava pronto para assumir o papel, então Bruce escolheu Azrael, uma escolha que à primeira vista teria ido para Nightwing (Dick Grayson) o primeiro Robin. Azrael assimilou então o papel de Batman, mas aqueles mais próximos do homem morcego começaram a notar as diferenças, nomeadamente Jim Gordon, este novo Batman era mais violento e cruel: Azrael até modificou o fato criando armas mais mortíferas e um aspecto mais assustador. Com o tempo começou a considerar-se o verdadeiro Batman e começou a criar o caos, primeiro expulsando o Robin afirmando que não percebe porque um Batman necessita de um Robin (tenho de afirmar que concordo a 100% com esta frase) e quase matando o rapaz numa luta. Azrael acabou por ser destronado por Bruce Wayne quando este voltou totalmente recuperado, e pronto a desempenhar o papel que toda a vida foi dele. Há que realçar um momento na estória de Azrael que foi logo após ter vestido o manto de Batman, em que este procura por Bane dando-lhe o maior excerto de porrada que alguma vez ele poderia imaginar, vingando assim a derrota de Bruce Wayne.


Os textos foram retirados do meu top 10 vilões do Batman que está a precisar ser refeito.

6 comentários:

rui alex disse...

está quase, indeed :)

Não só marcou os filmes de super-heróis como estabeleceu, a par com o Homem-Aranha, o tom que mais tarde os filmes adaptaram, na minha opinião.

Loot disse...

Aí até acrescento os X-Men de Singer que vieram antes dos aranhas :P

Anita disse...

Seu sortudo. Eu só vou ver hoje. Esteve à altura das expectativas?

Loot disse...

Quem gostou do que o Nolan tem vindo a fazer com o Batman, acho que não vai sair desiludido da sala. O Bane é uma coisa assombrosa, um portento de vilão.

Depois há coisas que o Nolan gosta muito que eu não sou fã, uma insistência na repetição, um argumento às vezes a cair em demasia no facilitismo, mas é um belo trabalho que finaliza com dignidade este capítulo do morcego.

Vou deixar o filme marinar aqui no cérebro um pouco mais para depois escrever sobre ele. Sente-se muito a atmosfera do Dark Knight returns do Miller e claro o Knightfall. Gosto muito disso, por mais realista e diferente que seja a visão do Nolan ele vai sempre beber aos livros primeiro. O homem tem conquistado um lugar aparte com os seus blockbusters, é inegável. Depois para quem conhece a BD há coisas que são rapidamente topadas no filme, ou uma em particular :P

tadeu disse...

bueno, só vou ler o resto do teu texto, se tudo correr bem, na próxima quarta :)

vou evitar as salas de cinema este fds. too much pipoca para meu gosto...

leste o texto que um tipo qualquer escreveu no ipsilon? bem...aquilo rendeu tinta...e foi responder a um bacano, caldo entornou mais ainda :)

abraço, bom cinema!!

Loot disse...

Não falei do filme Tadeu, podes ler à vontade este ;)

Já ouvi falar de uma crítica no Ipsilon, mas ainda não li, vou ver se encontro isso. Já vi discussões acesas sobre o filme que me parecem tão exageradas... Não deixa de ser... um filme :P