quarta-feira, maio 02, 2012

O Terror Venéreo/Corporal em David Cronemberg



Em jeito de antecipação para o mais recente projecto de David Cronemberg, "Cosmopolis", a estrear no final de Maio, optei por recordar no blog "Tertúlia de Cinema" os primeiros tempos deste realizador e aqueles que para muitos são os seus "anos de ouro", ou seja, a altura em que explorava como poucos o terror venéreo e/ou corporal. É aqui que nasce o seu fascínio pela carne que se tornaria na sua imagem de marca.

Goste-se mais de um período ou de outro, a verdade é que dificilmente se pode dizer que a carreira de Cronemberg não tenha sido sólida. Mesmo os seus mais recentes projectos de onde destaco "A History of Violence" e "Eastern Promisses" são filmes fortes e com uma realização cuidada. São, ainda que muito diferentes dos filmes aqui apresentados, dois grandes Cronemberg's. Com a curta amostra de "Cosmopolis" veio um sabor ao passado do realizador. Será este um regresso à filmografia pela qual ficou conhecido? É esperar para ver e até lá porque não recordar esse passado?

Pessoalmente considero que as três obras escolhidas são fundamentais para conhecer o trabalho deste realizador e que rapidamente se tornaram em filmes de culto. Para verem quais são cliquem aqui.

Já que falei em "Cosmopolis" aproveito também para deixar o seu segundo trailer:

3 comentários:

tadeu disse...

ando a prometer a mim mesmo um regresso à obra de cronenberg faz tempo e nada...
seus filmes davam muito no pequeno ecrã "made in brasil". acabou por ser o meio de eleição para entrar em contacto com a obra deste senhor. minha irmã, que não liga nada a 7º arte, foi comigo ao cinema ver "exiztenz" e ainda hoje comenta o quanto gostou do filme do senhor doutor cronenberg :)
para estranhar não ter nenhum dos seus filmes refeitos...e tuas excelentes escolhas são possíveis "vítimas" :)
bom fds!!

Snow disse...

Também estou a contar os dias para a estreia.

Loot disse...

Tadeu: Ele tem um leque de filmes vasto e de grande qualidade, também gosto muito do "ExistenZ". Aqui a viagem era às origens espero que gostes :)

Snow: Já falta menos de um mês (pouco menos, mas menos) :P