terça-feira, junho 16, 2009

Berlim em 7 imagens

A fim de tentar captar um pouco a essência de como vivi esta cidade e de forma a não me exceder decidi escolher 7 imagens que espelhem estes últimos dias que estive em Berlim. Obviamente que 7 imagens não chegam para mostrar tudo que esta cidade tem de fantástico e como já lá tinha estado há monumentos obrigatórios que também não colocarei porque estas imagens que se seguem são as desta viagem.


Esta tinha de ser a primeira. Não foi só come sta máquina que trabalhei mas foi sem dúvida aquela com que mais dias passei. Fiquei um perito na sua limpeza. Trata-se de um aparelho de ATR-FTIR.



No início um por dia era sagrado. Queria provar todos, daqueles que consegui os favoritos foram o de mirtilo e o de maça.



O Cristo de Kal Hemmeter é uma obra que mete respeito. Vê-la no guia não transmite em nada a sua grandiosidade, impossível ficar indiferente.



E por falar em respeito foi coisa que não faltou ao pé deste senhor. Para mim o rei do Zoologischer Garten. O Zoo desperta-me sempre sentimentos ambivalentes. Por um lado adoro conhecer animais, mas por outro não gosto da ideia de os ter encarcerados para prazer da vista humana. No entanto tenho ideia que muitos Zoos fazem alguns trabalhos fantásticos com animais ajudando à preservação da sua espécie por exemplo. O Zoo de Berlim é muito bem conotado, considerado uma das melhores 10 coisas a ver na cidade. Sendo assim optei por partir à sua descoberta e tem de facto uma quantidade exorbitante de diferentes animais, no entanto quando lá vi ursos polares comecei a desconfiar sobre o seu tratamento. É que dá-me ideia que estes animais devem sofrer bastante com este clima.





O Berlinder Dom. Provavelmente a igreja mais majestosa de Berlim. Tanto por fora como por dentro a sua construção é qualquer coisa de especial.




O Pergamonmuseum foi sem dúvida um dos meus museus preferidos em Berlim. Desde a reconstrução do altar de Pérgamo passando por toda a sua colecção da antiguidade Grega, Romana e a secção dedicada à arte islâmica são peças que não passarão despercebidas.
Para mim esta viagem pela Grécia antiga (não só neste mas em outros museus também) teve um gosto muito especial uma vez que me encontro a ler a "Ilíada" e ao mesmo tempo a estudar a obra relembrando-me de toda esta mitologia Grega, a qual sempre adorei.
Na foto podem ver Hermes o deus mensageiro, veloz como um trovão, fez juz ao seu nome pois fugiu-me sempre da foto. Neste museu faltou-me a bateria em outra exposição (que também continha uma estátua sua) esqueci-me do cartão de memória, enfim sempre consegui a foto.



Para terminar tinha de mencionar outro dos mais poderosos museus de Berlim, neste caso o melhor no que toca a pintura, o Gemldegalerie. A quantidade de quadros é espantosa e contém obras de Rembrandt (na imagem), Caravaggio (o seu famoso quadro de Eros/Cupido), Botticelli, Rafael e muitos outros. Uma colecção riquísssima no que toca a pintura europeia, especificamente, alemã, holandesa e flamenga, francesa, inglesa, espanhola e italiana.

7 comentários:

tadeu disse...

Ola! bom ver-te por estas bandas novamente.
fico feliz por saber que apesar do trabalho, ouve tempo para explorar o ambiente em Berlim.
espero que em termos profissionais a realização supere os 100% e que traga novas realizações no teu trabalho :0)
fica bem!!

Nuno Amado disse...

Então! Já voltaste!? E pelos vistos passeaste bastante, apesar do trabalho!

Abraço

refemdabd disse...

Que inveja! Não conheço Berlin. Belos Donuts.

João Rosa disse...

Também queria um desses donuts :)

Grande sorte que tiveste, viste uma data de cenas que não me importava nada de ver também.

Abraços e começa lá a meter uns posts aqui no estaminé :P

Filipe Machado disse...

Um destino a considerar, sem dúvida! Vim recentemente de Amesterdão e ainda continuo com a cabeça na Holanda :)

Bom regresso!

Anita disse...

Bem-vindo de volta grande Loot :) Espero que tenha corrido tudo bem :)) Só de olhar para esses donuts já estou aqui a salivar :)

Beijinho e bom regresso!!

nota: agora que já estás por cá, não percas o "Let The Right One In"!!Tenho a certeza que vais gostar!!

Loot disse...

Obrigado a todos.

Vou tentar retomar o bom ritmo do blog.

Anita esse filme é lindíssimo :D