quinta-feira, abril 12, 2007

Top 10 adaptações de BD ao Cinema

Já tinha ideias de fazer este post há algum tempo, mas comos empre a escolha limitada de um número de filmes que gosto e pior ainda ter de os numerar, é muito complicado para mim.
Tenho de salientar que ainda não vi nem o Ghost World nem o American Splendor, e apesar de reconhecer algum mérito nos filmes do homem aranha, não sou fã, não me cativaram, espero que o terceiro mude isso.


10 - TMNT
Eu sou da velha guarda que tem boas recordações destes quatro amigos mutantes.
Já vi o novo filme e gostei bastante, acima de tudo é entretendimento de alto nível.
É pena o Donatello e o Michalangelo aparecerem pouco, mas em compensação o retrato da relação entre o Raphael e o Leonardo está fabulosa


9 - Road to Perdition
Confesso que já vi este filme há bastante tempo, é possível que mereça um lugar melhor na lista mas como tenho de ordenar isto, fica por aqui.
Este é o filme de Sam Mendes que se seguiu ao maravilhoso American Beauty.
Tom Hanks não está tão violento como na BD, mas a verdade é que a BD é sempre mais violenta que os filmes.
É um filme simples e belo e as recordações que tenho dele são bastante boas por isso merece um lugar num top 10.
Já agora tem Jude Law a interpretar um assassino e um Daniel Craig ainda pouco conhecido.



8 - X2
Apesar do primeiro filme da saga X-men ter algumas das melhores piadas dos três filmes, de um modo geral penso que o segundo filme da saga é o mais completo.
Contém uma das melhores intros deste género de filmes, com uma sequência que mistura acrobacia e teleportação por parte de um dos meus X-Men favoritos, Nightcrawler.




7 - Batman
Não é novidade nenhuma que o filme de Batman teria de estar aqui também.
Para abranger mais filmes optei por mencionar Batman apenas uma vez em vez de colocar três lugares na lista para o primeiro, o Returns e o Begins, se bem que o Begins talvez o colocasse mais ao nível dos X-Men.
Os filmes de Burton são bastante bons, nem sei qual o melhor entre o primeiro e o segundo gostei bastante de ambos. Uma pena Burton não ter prestado mais atenção aos comics se não este filme ainda poderia estar numa posição melhor.



6 - The Crow
O Corvo é um filme por qual tenho muito Carinho. Vi-o quando era miúdo e foi dos que mais me marcou desta lista. A estória trágica de Eric Draven que antes de ser assassinado assiste à violação e morte da sua alma gémea.
Não tão violento como o livro (nunca são como mencionei acima), o Corvo é um filme apaixonante e possui uma daqueles estórias que têm um impacto muito profundo em mim.


5 - V For Vendetta

Muito complicado ordenar os três filme sque se seguem na lista, uma vez que em termos de cinema os considero em níveis muito próximos. Para o fazer tive de criar alguns factores que me ajudassem a decidir.
O grande V tinha de estar aqui, pela primeira vez uma boa adaptação de um livro de um dos maiores escritores de BD de todos os tempos, Alan Moore. Sim porque as anteriores tentativas não resultaram muito bem, "From Hell" até se vê sem problemas, mas o "The League of Extraordinary Gentlemen" é horrível.
Coloquei este filme atrás dos dois seguintes, porque foi o único em que senti falta de alguns momentos que estavam no livro, algo que não aconteceu quando visualizei os próximos dois.



4 - Sin City

Entramos agora nos filmes que não só adaptam como misturam BD e Cinema.
Penso que dificilmente seria possível fazer melhor na adaptação de Sin City.
O filme conta três estórias que podem ser encontradas nos livros "The Hard Goodbye", "That Yellow Bastard" e "The Big Fat Kill".
Mas além destas três conta também uma mini estória (a introdução do filme) de nome "The Customer is Always Right", que pode ser encontrada no livro "
The Babe Wore Red and Other Stories".



3 - 300Cerca de 90% do que está nas BDs de "Sin City", está no filme. Foi este o critério que usei para por "300" em terceiro em vez de "Sin City", ou seja, "300" aventura-se mais no sentido em que conta coisas que não aparecem no livro e que resultam bem no filme.
Acho que são filmes muito diferentes e ambos muito bons. Se as adaptações de Alan Moore não estavam a correr bem, no caso de Frank Miller é precisamente o contrário, até "Batman Begins" não sendo a adaptação de um livro seu, vai buscar muita influência a "Year One".
Se o livro de Frank Miller tivesse movimento, o resultado seria muito parecido ao deste filme. Esperemos que Zack Snyder repita o feito agora em "Watchmen".




2 - A History of Violence
David Cronemberg a adaptar uma BD, o resultado só poderia ser muito bom.
Vi o filme antes de ler a BD e agora sei que este apenas segue o primeiro capítulo do livro (mais ou menos metade do filme) e que a partir daí "voa" sozinho. Gostei disso, do facto de usar a BD não como uma adaptação rígida, mas criar algo diferente a partir do mesmo núcleo.
Um elenco muito bom e um dos grandes realizadores do nosso tempo, o resultado é o segundo lugar nesta tabela.




1 - Oldboy
Baseado no Manga de Tsuchiya Garon e Minegishi Nobuaki, Oldboy foi a grande surpresa do FantasPorto de 2004 (corrigam-me se a data estiver errada).
Não só uma das melhores adaptações de BD, mas um dos melhores filmes de sempre.
Um dos filmes que faz parte da trilogia sobre vingança de Park Chan-Wook.
Altamente perturbador e violento, aconselhado a pessoas sensíveis.


Menção Honrosa: The Fountain

Quando escolhia os filmes para este Top, deparei-me com um problema enorme, o facto de não conseguir decidir qual devia ser o número 1, ou Oldboy ou The Fountain, ambos os filmes são magníficos e em estilos completamente diferentes, impossíveis de comparar. Foi aí que me lembrei, este é um top de adaptações de BD ao cinema, e o Fountain não entra nesta categoria.
Foi Darren Aronofsky que teve a ideia de transmitir esta estória em dois meios diferentes, o do Cinema e o da Banda Desenhada. Nenhum foi baseado no outro uma vez que ambos nasceram praticamente ao mesmo tempo. Mesmo assim não podia deixar de falar deste filme que tem uma ligação forte à BD e é um dos meus favoritos.

14 comentários:

Menphis disse...

Estou arreliado, desses só vi metade, Batman, Vendetta, Corvo, Sin City e História de Violência, mas 300 e TMNT irei ver ( Tartarugas Ninja bons tempos...)

É complicado comparar Sin City e História de Violência, por exemplo. Se adorei o argumento da História de Violência, o Sin City é diferente e tem como atractivo o preto e branco .
Mas concordo com a tua ordem, quanto ao Oldboy, não sabia que era BD e já li boas críticas, tenho de o comprar urgentemente.

Loot disse...

Sim é muito difícil comparar alguns dos filmes, são completamente diferentes, até pensei em apenas colocá-los e não lhes dar uma ordem, mas a piada dos Tops é saber quem é o número x.
O Oldboy é fantástico, aconselho vivamente, eu comprei a edição com dois discos na fnac e estava barato penso que a 10 euros.

Anónimo disse...

Para mim, os melhores são Spider-Man 2, Batman Begins, X2, Sin City, V for Vendetta e History of Violence, que considero um filme fantástico...

Falando nas tartarugas, também sou um velho admirador desses heróis de tempos de infância, e fico contente por saber que gostaste do filme, apesar das más análises que tenho lido.
Quanto ao Oldboy também não sabia que tinha vindo do mundo da BD... A ver se o procuro ;)

Cumprimentos!

nsalvador disse...

epa, não vi uns 2, o road to perdition e o A History of Violence mas os outros, apesar de para mim ser díficil classificar, talvez o pior, no último lugar a meu ver pusesse o X-Men..

os outros tão fantásticos!!:)

ah, tb n vi as turtles ainda, né crl, vês e nem arranjas aos amigos!!:P

Loot disse...

RJ: Já não és o primeiro que me diz que tem lido más análises do filme das tartarugas, eu gostei imenso tem cenas com grande intensidade e é muito divertido, mas mais tarde escreverei um comentário sobre o filme.
Quando ao Oldboy é uma obra essencial, espero que gostes.

Lamy: Se reparares dizes que não viste o road nem as tartarugas, logo o X-men fica em último como dizias :P
O road to perdition já vi mesmo há muito tempo se calhar até merecia estar à frente dos x-men, é relativo são filmes muito diferentes e o x-men dentro do género dele é claramente um grande vencedor.

Anónimo disse...

Então e os Homens-Aranhas??

Loot disse...

Não me cativaram, o Tobey maguire não é um aranha engraçado, se há coisa que adoro na personagem é o sentido de humor, o aranha é capaz de estar a levar na boca e ainda goza com a cor dos sapatos do inimigo e no filme faltou esse humor.
E o 2 tem cenas que não gostei mesmo nada, a estória de amor etc.
Mas admito que os filmes têm duas coisas muito boas, uma é Bruce Campbell e a outra é provavelmente a melhor representação de um personagem de BD, J.K. Simmons como J. Jonah Jameson.

Anónimo disse...

risk accompanying calibrated banaskantha daellenbach rethink asks romansup proactive arguing suspensions
semelokertes marchimundui

Anónimo disse...

eu gostei da adaptação de v de vingança! o hugo hearving é um grande ator e soube interpretar bem o herói mascarado. e a natalie portman fica linda até careca! o filme a historia de violência com o viggo morthessen é muito bacana. esse ator é fera. o corvo já é um filme classico que marcou por ser o ultimo filme feito por brandon lee que morreu de uma forma trágica e misteriosa durante as filmagens. os dois filmes do x-men são excelentes! já o ultimo é muito fraco, uma porcaria mesmo!

ArmPauloFerreira disse...

Já os vi a todos e acho todo o top muito impressionante. A minha cultura de BD não é assim tão alargada, pois quando era jovem seguia quase em exclusivo as personagens Marvel e DC e ainda espreitava poucas outras clássicas (Mandrake, Tarzan, Fantasma, etc)...
Há imensas obras no artigo que nunca as vi em BD. O Sin City ainda tenho um exemplar da mini "The Customer is Always Right" da ed.esp DVD. O resto não (300, Road to Perdition, etc) mas vi os filmes e são bastante bons. Excepto o das T.Ninja em CGi que não me agradou (gostei mais do 1º em live-act...).
É um bom artigo, onde falta realmente um Spiderman e o 1ª Superman.

Loot disse...

O 1º das tartarugas em live act é um clássico não sei onde tinha a cabeça para não o ter posto, devia substitui-lo pelo de CGI sem dúvida. Na altura tinha saído e é um guilty pleasure meu.

De qualquer das maneiras se voltasse a fazer este top mudava algumas coisas.

Dos spiderman não sou fã, já o Superman, sim o 1º merece.

Augusto Sales disse...

O post foi escrito em 2007. Agora, em 2011, em que posição O Cavaleiro das Trevas entraria?

Loot disse...

Mesmo que voltasse a escrever o post só com os filmes até 2007 já mudava uma data de coisas. Os tops são mesmo assim divertidos de ler mas no dia seguinte já podia ser diferente :P

Os batmans de burton deviam estar mais acima, não estar o superman do Donner é um crime, etc.
Quanto ao cavaleiro das trevas. Eu gostei muito do filme, principalmente da interpretação do Ledger. Estaria no top 3 sem dúvida. Talvez em 2º empatado com o a history of violence.

Talvez um dia refaça isto :)

Abraço

ArmPauloFerreira disse...

O Superman do Donner é mitico e estaria sempre em qualquer lista minha, incluindo nem que até fosse dos filmes da minha vida.
O mesmo digo do Batman do Burton...
Qualquer lista é sempre subjectiva e daria sempre para várias alterações ao longo da vida.