sexta-feira, maio 13, 2016

Captain America III - Civil War



Com tantas críticas entusiasmadas, algumas das quais o proclamavam como o melhor filme da Marvel, esperava bem mais deste "Civil War". 

A ser justo o filme entrega algumas sequências dignas de nota, o confronto no aeroporto com a entrada do Spider-Man entre outras surpresas é muito divertida. O Black Panther consegue ter uma adaptação credível (salvo seja) e resulta no filme muito bem. Só que é isto, um conjunto de blocos ligados por um fio narrativo que nunca nos prende verdadeiramente. Algumas cenas muito boas não tornam, no seu conjunto, o filme bom.

Compreende-se que não é fácil manter este universo cinematográfico unido e consistente, mas cada vez mais não só as fórmulas começam a cansar, como cada filme começa a parecer um conjunto de vídeos. Este último ponto é mais preocupante em relação aos filmes com equipas, pois já "Age of Ultron" esboçava alguns dos mesmos problemas de "Civil War".

O tema podia ser melhor explorado, há interesse aqui e até resulta melhor do que na BD original. Em relação à conclusão, acaba por ser muito anti-climática com um vilão que, novamente, sabe a pouco. Aliás todo o plano do vilão é um bocado uma treta. Como é que uma editora como a Marvel, com um leque tão rico, não atina com os vilões? (salva-se a excepção do Loki, sempre o Loki!). Além disto os próprios trailers contribuem para o final ser ainda mais anti-climático, porque mostraram demais, um erro incompreensível.

Como referi, há momentos muito bons, mas no geral são duas horas mais aborrecidas do que deviam ser. Ainda assim tem a Marisa Tomei, o que me faz sempre esboçar um sorriso.


3 comentários:

tadeu disse...

duas histórias num só filme.
sai satisfeito mas com a clara sensação que soldado invernal é muito melhor que este. deviam ter seguido a mesma história.
a marvel tem respeitado da melhor forma a transição da bd para cinema, mas a audiência também quer ver estes heróis todos juntos. no próximo spider, já temos alguns confirmados e isto...traz guito e muita venda de brinquedos..
espero que com a entrada de thanos, a festa fique boa :)
abraço!!

Loot disse...

Desculpa o atraso na resposta. Eu percebo que nestes filmes a diversão é o que se privilegia, mas neste caso para mim não chegou. Se querem gastar tantos minutos no filme ou têm de aumentar a parte da festa ou então a história tem de ser melhor escrita.

O argumento do avengers 1 tem problemas, mas não me pareceram tantos, pelo menos estive mais entretido. O próprio plano do vilão também não era grande espingarda, mas o carisma do Loki conseguia ultrapassar isso.

Ou então sou eu que começo a ficar cansado da fórmula Marvel... Mas este não me convenceu, esperava mesmo mais. O Deadpool não tendo um grande argumento fez-me rir muito e por isso sai muito satisfeito da sala de cinema.

Anónimo disse...

https://ficcaohq.blogspot.com.br/2018/01/dossie-tudo-sobre-pantera-negra.html