terça-feira, fevereiro 19, 2013

As Aventuras de Sherlock Holmes


“As Aventuras de Sherlock Holmes” reúne a primeira série de contos curtos que Sir Arthut Conan Doyle escreveu sobre o detective mais famoso do mundo. As histórias consistem, fundamentalmente, na descrição de um caso bizarro, seguindo-se imediatamente a resolução do mesmo por parte de Sherlock Holmes. Uma vez que se tratam de curtas aventuras, não há tempo para grandes desenvolvimentos e por isso Holmes acaba por resolver os casos rapidamente, algumas vezes resolvendo-os imediatamente após a audição do relato dos mesmos, enquanto outras necessitando de algum trabalho de campo.

Todas as histórias têm determinadas particularidades que aguçam imediatamente a nossa curiosidade em descobrir a sua resolução – com alguns casos mais fáceis que outros. O Doutor John Watson é o narrador destes doze contos, o sempre fiel parceiro de Holmes que anota por escrito as várias aventuras que viveram juntos, para construir uma espécie de “memórias de Sherlock Holmes”.

Watson teve a interessante ideia de não contar apenas os casos concluídos por Holmes, mostrando-nos também aqueles cuja resolução ficou em aberto, como é o caso de “As cinco sementes de laranja” ou o famoso “Escandalo na Boémia” onde as acções de Holmes foram previstas por Irene Adler, antes dele as concluir. Adler ou “A mulher” - como é apelidada por Holmes – é uma personagem que exerce um fascínio imediato, e prova disso é o facto de continuar a ser imensamente utilizada nas várias adaptações do detective, mas cuja aparição na obra de Conan Doyle é exclusiva deste conto.

Para quem segue actualmente a série da BBC é impossível não recordar a interpretação de Benedict Cumberbatch, pois o actor captou muito bem as descrições da personagem. Basta ler a forma como Holmes ouve os seus clientes concentrado ou a forma como se move freneticamente numa cena de um crime, para imagens da série nos assolarem a mente. Nestes contos passamos também por várias referências já usadas na série em questão, desde a famosa monografia de Holmes sobre cinzas de tabaco até à sua falta de cultura nas áreas de astronomia, política, entre outras.

Um bom livro de aventuras, essencial para qualquer apreciador da dupla Holmes e Watson, nem que seja por ser o livro que contém “Escândalo na Boémia”. Infelizmente, deu-me a sensação de que a edição foi vítima de alguma pressa. Talvez o número de gralhas não seja tão excessivo como me pareceu, mas quando na página 247 surge a palavra “houvi”, fiquei com a impressão de que Holmes e companhia, mereciam uma maior dedicação.

2 comentários:

Jubylee disse...

Já tentei ler os contos por duas vezes, mas já vi que os policiais não me fascinam, pelo menos na forma literária. Tenho aqui os 12 contos de uma edição mais antiga. Gostei bastante dos filmes e a nova série, que referes, está muito boa também! Estou em pulgas para ver a próxima época! Será que já começou?

Loot disse...

Mas já leste algum dos longos? Pode não ser um problema com policiais, mas com os curtos policiais :P

Eu continuo a achar fascinante a personagem do Sherlock Holmes, e que é altamente influente, sabias que o Mr. Spock é inspirado nele? :D :D :D

Dos novos filmes só vi o 1º, achei giro, já a série acho brilhante. E não a 3º temporada não vai começar tão cedo :(