quinta-feira, novembro 08, 2012

Silver Surfer: Parable


Hoje é um dia especial no que toca à Banda Desenhada. Porque hoje se preencheu uma lacuna gigante (há mais claro) nas edições nacionais. Finalmente Portugal junta-se ao leque de países que editou "Silver Surfer: Parable". Porque esta é uma BD que vai muito além do simples comic de Super-Heróis. "Parable" é a união entre América e Europa, entre comics e BD, e nada mais nada menos do que por dois dos seus mestres, Stan "The Man" Lee e Jean "Moebius" Giraud.

Longe de saber que o livro seria editado por cá, aproveitei a sua reedição norte-americana da Marvel, para finalmente o poder colocar na estante. Era um dos que mais falta sentia, porque se já por si valia a pena ter Moebius e Lee no mesmo livro, ainda por cima era sobre o Silver Surfer, das personagens que mais valorizo na Marvel e aparentemente Moebius também. Diz a história que durante um almoço entre os dois autores, quando colocada a hipótese de uma parceria, Lee perguntou a Moebius se tinha alguma personagem que preferia. A resposta é, de certa forma, óbvia para quem conhece os trabalhos do autor francês. E assim o herói mais cool da Marvel tinha ganho uma nova história, uma que jamais voltaria a acontecer, um momento único de união entre dois mundos.


Pode parecer oportuna este novo lançamento, mas tal estava já decidido antes da triste morte de Moebius. Lembro-me perfeitamente de fazer a pré-encomenda antes e aproveito para salientar que as pré-encomendas compensam.

Quando o livro chegou veio mais "gordinho" do que esperava. Tal deve-se ao facto de além da história que dá título à capa, o livro trazer uma segunda, e até maior, de Stan Lee e Keith Pollard intitulada "The Enslavers". É uma história menor do Surfista, e quando Lee fala do seu processo de criação percebe-se porquê. Aparentemente ele tinha descrito esta ideia a Pollard, mas o desenhador só pegaria nisto muito mais tarde, devolvendo um storyboard a Lee completamente distinto daquele que ele se lembrava e no qual teve de preencher os balões. De qualquer das maneiras fiquei com duas histórias pelo preço de uma, por isso não me posso queixar.


Regressemos a "Parable" que é o que interessa. Para esta história Lee decidiu tentar escrever algo diferente daquilo a que estamos habituados, afinal de contas, ia trabalhar com Moebius cujo trabalho na BD é bastante distinto do característico da Marvel.


Quando Norrin Radd (Silver Surfer) se aliou ao Fantastic Four para proteger a Terra da sua aniquilação, indo contra o seu próprio criador, Galactus, conseguiu que não só este abandonasse o nosso planeta como ainda desse a sua palavra que o pouparia de futuro. "Parable" traz-nos o regresso de Galactus que impedido de nos atacar, opta por mudar a sua jogada, dirigindo-se ao planeta como um deus.

Radd por sua vez tem-se mantido a viver escondido na Terra, um observador que no regresso de Galactus vê a necessidade de empunhar a sua espada prancha uma vez mais. A história foca-se assim no desenvolvimento do papel da religião no povo, usando o falso deus Galactus, para mostrar as diferentes abordagens à crença por parte das pessoas. E de facto, a religião, é mesmo "o ópio do povo", como Surfer, estará prestes a comprovar.





Se não estamos perante uma história típica da Marvel, também em nada me parece que destoe do seu Universo, muito menos da personagem em questão cujo forte senso de moral e compaixão sempre foram alguns dos seus aspectos mais fortes e provavelmente daqueles que atraiu Moebius, entre outras coisas.



Voltando à edição portuguesa, saiu hoje com o jornal Público, como o quarto volume da segunda série da colecção "Heróis Marvel". Ao contrário da Americana, troca "The Enslavors" por material de Lee e Buscema e neste aspecto a edição portuguesa fica a ganhar (também não era difícil). Ainda não li esta, mas sei que há também material extra, como ilustrações de outras personagens da Marvel por Moebius (tal como a edição Americana) e uma entrevista.


É, como já deu para perceber, uma das edições que mais gosto me deu ver nesta colecção.
 

10 comentários:

João Palhares disse...

Muito bom! E tem o "Judgement Day" também, que são ilustrações de página inteira - uma ideia que partiu do Buscema, acho eu. O Silver Surfer sempre foi o meu herói preferido da Marvel, via a série de animação e tudo. Já cá canta.

Loot disse...

Olá João

Não fazia ideia que também partilhavas deste gosto pelo Surfista :)

Já trouxe o meu também, e reparei nisso no "Judgement Day". Excelente edição tem tudo para ser dos melhores volumes desta colecção. E como disse escolheram bem melhor que a reedição norte-americana.

É possível que tenha sido uma ideia do Buscema, o método da Marvel na altura era muito colaborativo entre escritor e desenhador. há grandes ideias, não desfazendo o Stan Lee, que vieram deles, nomeadamente o próprio Silver Surfer que existe graças ao Jack Kirby.

Também está no meu leque de preferências, há qualquer coisa neste tipo que voa de pé :)

E já que mencionaste os desenhos animados, então e a sua aparição no no cinema? O filme não gostei, mas o Surfer era claramente a única coisa que se aproveitava.

Abraço

João Palhares disse...

Ainda não vi o filme e não tenho grande curiosidade, até porque não gostei muito da forma que lhe deram, assim para o líquida como o T-1000 do "Terminator 2". Mas um dia destes dou uma espreitadela, só pelo surfista, hehe.

Eu acho que para se fazer justiça à personagem tinha que ser um filme carregado de rock sinfónico, cheio de deambulações pelo espaço, mais virado para uma coisa tipo "2001"... :)

Abraço

João Palhares disse...

Isto e istohttp://www.youtube.com/watch?v=PRmksUshjPk :)

tadeu disse...

conheço pouco do silver surfer.
mas pelo que li e comparei com o filme(chatice descobrir a origem do personagem atráves de um filme ruim...)a origem dele esta bem representada.
o que achaste?
em diversas edições, citar esta como a melhor, é mesmo para ler com atenção :)
abraço "prateado" ;)

Loot disse...

Eu vi por ele, mas sim não vale a pena, mesmo a personagem estando bem nem fui fã de algumas alterações. É dispensável.

Um filme só dele poderia ser muito interessante e nos moldes que dizes. Mas, infelizmente, acho que nunca vai acontecer, dificilmente pegam na personagem assim. Olha o que aconteceu ao Hulk do Ang Lee, só por ser diferente.

Acredito que possa haver um filme dele, mas tentarão que seja um "Avengers" no espaço. E eu achei o Avengers mto divertido, mto bem conseguido, mas os ambientes são completamente diferentes na BD e em filme tb o deveriam ser.

Obrigado pelos links, fiquei aqui a imaginar isso e a ideia é entusiasmante, isso é que era ir longe no género "Silver Surfer: a Space Odyssey" :D

Loot disse...

Tadeu, já não me recordo muito bem do filme, mas acho que a origem é capaz de estar acertada, fui espreitar um texto que fiz dele e não menciono nada em relação a isso deve estar bem. Mas, acho que não mostraram imagens do seu planeta e do seu povo, nem dele antes de ser o surfista. O que te posso dizer que não é assim na BD é o Galactus e o facto de os poderes virem da prancha.

Há histórias muito boas do Surfer :)
Das mais recentes a que gostei mais foi a "Requiem" que também tem edição portuguesa pela BD Mania :)

Abraço

Loot disse...

http://www.youtube.com/watch?v=wuaE80L9y6w

Isto é talvez o melhor do filme, por mostrar como o Surfer é outro nível de poder.

e sim, faz lembrar o T-1000 o que não é o ideal, mas pronto que fosse isso o pior.

André Azevedo disse...

Loot,

Este é até agora o melhor volume das duas séries desta colecção.
É perfeito em quase tudo e absolutamente essencial para todos os que gostam de BD.
Um boa edição que como referes é bem melhor que a original americana, dando a entender que se a equipa responsável tivesse mais liberdade de escolha nos conteúdos esta colecção seria excelente!

Loot disse...

É verdade André

Aliás esta segunda série parece demonstrar isso, essa maior liberdade nas escolhas veja-se o anterior "Iron Man Extremis" que além da história do Ellis tem uma do Andrade e outra do Plati, histórias essas que faziam todo o sentido estarem editadas cá.

A Morte da fénix provavelmente não terá sido complicado de conseguir é história suficiente para encher o volume, mas uma escolha acertada, continua a ser a minha história predilecta dos X-Men.
Claro que a Marvel depois estraga tudo quando diz que é uma réplica da Jean Grey, mas pronto.

ESta segunda colecção colmata também algumas ausências essenciais da primeira. Daredevil, Surfer, Iron Man, Dr. Strange. Eu pessoalmente metia o Moon Knight, mas percebo que não seja um dos nomes maiores da editora. Já os anteriores, são.

Abraço