quinta-feira, novembro 29, 2012

Hulk: Tempest Fugit


O livro desta colecção dedicado ao Hulk, incide sobre um dos autores mais influentes desta personagem, Peter David.

David trabalhou muito a personagem a nível da sua psique, desenvolvendo o facto de o Hulk já existir na mente de Bruce Banner muito antes do acidente nuclear que sofreu e porventura o libertou. Banner teve uma infância problemática, vítima de um pai lunático, o que poderá ter contribuído para o desenvolvimento de múltiplas personalidades na mente do futuro cientista. O autor pega nesta ideia e acaba por juntar tanto o Hulk Cinzento como o Verde, dentro da mente do protagonista.

Caso não saibam o primeiro Hulk a surgir, da autoria de Stan Lee e Jack Kirby (Kirby sempre em grande), era de tonalidade cinzenta e só emergia ao cair da noite. Problemas com a coloração da personagem levaram a alteração para o verde, mas esta não seria a única alteração, também a transformação se tornou mais independente das condições do dia, ficado directamente ligada às emoções de Banner. O Hulk verde é também retratado como mentalmente mais infantil e imaturo que o Hulk cinzento. Claro que o que tem menos em perspicácia mental compensa com força bruta. O Hulk verde é que é aquele que se tornou, com o tempo, uma das personagens mais poderosas da Marvel, cuja força física, aparentemente, não tem limites.


Peter David em vez de esquecer o Hulk cinzento usou-o juntamente com o verde, tudo numa grande mistura de personalidades a conviver com Bruce Banner. Uma participação dos Hulk's, que após a dose massiva de radiação gama que recebeu, se tornou muito mais física.

A história principal do volume é "Tempest Fugit" - inspirado na peça Tempest de Shakespeare - um regresso de Peter David à série do Hulk e onde se volta a explorar o que foi já mencionado. Desta vez o Hulk encontra-se numa ilha onde surgem os seus mais variados inimigos. Mas, algo não está bem, é como se tudo se tratasse de uma ilusão, como se alguém estivesse a manipular o herói, mas quem? e com que intenção? Ao mesmo tempo que esta narrativa se desenvolve vamos conhecendo um pouco mais do passado de Banner e da influência que o Hulk já exercia nele na altura.

Não sou um grande conhecedor desta personagem, muito menos dos seus vilões. Tenho uma vaga ideia deste, mas pouco mais. A história é misteriosa e serviu para mudar algumas coisas do passado da personagem, revelando que tais acontecimentos não passaram de ilusões. Os desenhos são de Lee Weeks e assentam como uma luva nesta história misteriosa, graças também ao bom trabalho de coloração que esteve a cargo do Studio F. Numa pesquisa pelo site da Marvel encontrei os nomes de June Chung e Edgar Delgado associados à coloração do livro, talvez membros deste Studio F na altura. O traço de Weeks e principalmente a cor separam muito bem o estilo dos flashbacks de Banner com o da narrativa actual, e dotam o livro do tom negro e esquizofrénico que precisa.




O resto do volume é composto por mais três histórias publicadas no ano de 1990 e também da autoria de Peter David que são: Incredible Hulk #369, #372, #373.
São boas histórias da personagem, e nestas David joga não com duas, mas com três pessoas a viverem na cabeça de Banner, aqui o papel do Hulk cinzento é muito mais explorado. No desenho temos Dale Keown que me faz viajar no tempo, um traço que evoca tantas recordações da BD dos anos 80/90.

Neste sentido este volume foca-se bastante num autor e numa temática escolhendo boas histórias para o fazer. O problema é que apenas três sabem a pouco, apetecia-me continuar por ali fora a seguir as aventuras do gigante verde, até porque no final do #373 apenas parte da aventura foi concluída. Mas, sempre é melhor ter o "Tempest Fugit" + 3 histórias, do que só o"Tempest Fugit", como seria normal numa qualquer edição americana.

4 comentários:

Optimus Primal disse...

Já disponivel nas Fnacs e concordo é uma grande história com bonus.

Loot disse...

Não fosse esta edição e se calhar nunca tinha lido isto. Acho que o Hulk nem estava nos planos iniciais (sublinho o acho) e foi uma boa inclusão :)

Sabes o preço a que está nas fnacs?

Optimus Primal disse...

O preço de capa é igual tens é 10% de desconto no cartão e não tens que levar o publico o esquesito é faltarem n albuns Secret Wars,Nick Fury,Integral Frank Miller,etc

Loot disse...

Obrigado.

Talvez tenham esgotado, o primeiro pelo menos vendeu muito bem se não estou em erro. Mas, com o tempo devem ficar todos lá disponíveis.

Abraço