domingo, junho 13, 2010

As Crónicas de Gelo e Fogo: A Guerra dos Tronos + A Muralha de Gelo



















As Crónicas de Gelo e Fogo são uma saga de fantasia da autoria de George R.R. Martin. Pensadas para sete livros, três dos quais ainda não foram publicados.
O primeiro volume, no original, "A Game Of Thrones" foi dividido em dois livros na edição Portuguesa, a cargo da Saída de Emergência. O primeiro volume chama-se "A Guerra dos Tronos" e o segundo "A Muralha de Gelo". Aproveito para avisar que todas as edições destes livros se encontram divididos em dois volumes nas da Saída de Emergência.
A acção desenrola-se num mundo fictício similar ao nosso durante os tempos medievais europeus. A história é contada através do ponto de vista de diferentes personagens, oito ao todo, neste volume em particular.

Podemos dividir esta aventura em três narrativas distintas.
Duas delas desenrolam-se em Westeros um dos três continentes deste mundo. Aqui residem os chamados "Sete Reinos" que actualmente são governados pelo Rei Robert da casa Baratheon. Antigamente cada um dos sete reinos era governado pelo seu rei, mas tudo mudou quando Aegon I da casa Targaryen decidiu conquistá-los, tomando em seu poder seis dos reinos e estabelecendo uma parceria com o que faltava. A partir daqui começou o reinado Targaryen que duraria muitos anos até a revolta de Robert (o actual rei), a chamada "Guerra do Ursurpador" e que aconteceu quinze anos antes do início deste "A Guerra dos Tronos".

Eddard Stark, Lorde de Winterfell é o governante do reino do Norte (apesar de haver apenas um rei, existe um lorde a governar cada reino). Stark Encontra-se a caminho de cumprir uma execução. No Norte ainda se mantém a tradição de que é o Lorde quem deve tirar a vida do criminoso e não um carrasco, a fim de nunca se esquecer de como é difícil tirar uma vida. A grande novidade é que pela primeira vez Ned leva Bran o seu filho de sete anos. Já está na idade de assistir e começar a compreender como funcionam as coisas. Bran acompanha assim entusiasmado o pai e os irmãos Robb (o primogénito) e Jon (o bastardo) ambos com 14 anos. Quando partem encontram na floresta cinco crias de lobos gigantes uma para cada um dos filhos de Ned. Será um presságio? Afinal o lobo gigante é o símbolo da casa Stark.
No entanto a vida de Ned está prestes a dar uma volta de 180º, quando recebe a visita do seu maior amigo e grande companheiro de batalha, o rei Robert, que vem convidar pessoalmente Ned a assumir o cargo de "Mão do Rei" após o triste falecimento de Jon Arryn. não só o antigo "Mão" como também o antigo tutor de Robert e Ned.
Ned é talvez o personagem mais honrado deste livro, é justo, sábio e corajoso, não imagino melhor homem para o serviço. Mas ser "Mão" implica mudar-se para o Sul e Ned ama demasiado a sua família e o Norte e pretende declinar a oferta do seu amigo, não fosse a súbita mensagem que ele e sua mulher, Catelyn, recebem de Lisa Arryn a recente viúva e irmã de Catelyn. Segundo Lysa, Jon Arryn foi assassinado e a mando, nada mais nada menos, do que de Cersei Lannister...a rainha. Após esta acusação Ned é forçado a aceitar o cargo e tentar desvendar este possível crime.
Esta é a narrativa maior das três que mencionei e seguimo-la através de seis dos oito personagens mencionados acima, são eles: Eddard, Catelyn, Bran, Sansa e Arya (as duas filhas de Eddard, a primeira uma donzela e a segunda uma maria-rapaz) e Tyrion Lannister um dos irmãos da rainha que é apelidado de duende por ser anão.

Outra parte da história decorre também em Westeros mas mais a norte, na muralha guardada pela Patrulha da Noite. A norte da muralha as terras não estão colonizadas e contam-se lendas de que gigantes e outros monstros vivem para lá delas. Os homens que se juntam a esta patrulha comprometem-se a proteger o continente, não podendo criar família ou abandonar o cargo até ao fim das suas vidas, vestindo-se para sempre de negro. Esta parte é contada a partir de Jon Snow o bastardo de Ned Stark. Quando Ned se muda para o Sul, pouco futuro vê para o seu filho bastardo. Ouvindo que ele mostrou interesse em seguir as pisadas de Benjen, seu irmão, na patrulha da noite decide deixar o filho partir, pois na patrulha não há bastardos, criminosos, ou nobres. Todos os que vestem o negro são iguais entre si, irmãos para a vida e um homem como Jon pode subir muito por lá, algo que nunca aconteceria em Winterfell, pois apenas os filhos legítimos de Ned têm direitos. Todos os bastardos têm um apelido característico da região a que pertencem, o de Jon é Snow.

Por fim temos a história de Daenerys Targaryen uma jovem de 13 anos que juntamente com o irmão Viserys é a última da linhagem Targaryen, a linhagem do Dragão. O último rei Dragão foi Aerys II "o rei louco", que perdeu a vida durante a rebelião de Robert. Foi morto por Jaime Lannister (irmão da actual rainha e de Tryrion o duende) o que lhe valeu a alcunha de Regicida.
Aerys II tinha três filhos, Rhaegar que foi morto por Robert em batalha e Viserys e Daenerys. Rhaegar tinha dois filhos, mas foram assassinados pelos Lannister, um deles, o rapaz, ainda dentro da barriga da sua mãe. Viserys e Daenerys foram os únicos dos dragões a escapar para Essos, um outro continente que contém as chamadas cidades livres. Viserys tem vindo assim a viver a sua vida planeando a vingança e reconquista dos sete reinos que na sua mente lhe pertencem por direito. Manipulado por outros e cego pelo poder decide vender a sua irmã a Khal Drogo, um poderoso guerreiro Dothraki, em troca de um exército com o qual pudesse reivindicar o seu reino.

A "Guerra dos Tronos" é uma aventura excepcional, com uma história muito bem pensada e orquestrada. Há tanta coisa a acontecer e digna de referência que é fácil perder-me a falar dela aqui. A crítica e o público não lhe poupam elogios, sendo vista como o novo "Senhor dos Anéis". E os elogios são merecidos, este é um livro que aconselho a todos, vale realmente muito a pena descobrir estas histórias de fogo e gelo.

Dentro dos personagens tenho de destacar Jon Snow e Tyrion Lannister. Sempre adorei personagens inteligentes e marginalizados. Snow é bastardo e Tyrion por ser anão é posto de lado pelo seu pai e maioria da familia (salvo Jaime). Jon é mais heróico mas Tyrion tem um sentido de humor perverso que é do melhor. Eddard é também um dos grandes, é como todos os Lordes deviam ser, um verdadeiro exemplo.
Mas todos os personagens estão muito bem construídos, e aqui está também uma das grandes forças do livro. Além dos "principais" tenho de referir também o Lorde Baelish (o mindinho) e Varys (a Aranha) que são manipuladores exímios e cujos planos queremos seguir com toda a atenção.
Há ainda outro personagem que gostaria de salientar, apesar de não aparecer na história, sendo apenas mencionado por outros, que é Rhaegar. Primeiro é-nos apresentado como tendo sido o raptor e violador de Lyanna Stark (irmã de Ned e prometida de Robert), o acto que acabou por despoletar a rebelião. Mas ao longo da história vamos nos apercebendo que talvez as coisas não tenham acontecido bem assim e até Ned parece ter Rhaegar em boa impressão. Isto não invalida claro que o seu pai tenha sido um rei louco. Tenho a certeza que ouviremos falar mais dele e da sua história com Lyanna que promete.

Em relação a esta edição em particular, tenho pena que ainda não tenham corrigido alguns erros (não sendo já a 1º edição) pois deparei-me com os nomes de alguns personagens trocados pelo menos duas vezes, mas nada que suscite confusão. Quanto à tradução temos uma nota a explicar o porquê de algumas decisões tomadas. Concordo em relação ao não terem traduzido alguns nomes de terras pois o subtexto perder-se-ia como em "Winterfell", mas eu ao contrário do que foi feito teria deixado todos os nomes em original, para não estar tudo misturado e não termos Winterfell e Correrrio como acontece. Mas é apenas uma opinião pessoal, os nomes traduzidos para português têm uma boa fluência.

De momento está a ser gravada a adaptação televisiva deste livro que deverá estar disponível no próximo ano. A ideia é adaptar um livro por temporada.

10 comentários:

Anita disse...

O primeiro foi em duas noites :) O segundo, por este caminho acaba de ir hoje :D

E bolas...ainda falta tanto para 2011...damn :(

Agora em off topic:

ainda não comentei contigo o final de Lost...e então em que lado é que ficaste? Eu gostei bastante do final...talvez seja porque a um dado momento desta temporada deixei de formular todas as teorias e mais algumas e limitei-me a apreciar a viagem :)

Quanto ao final de TVP, também gostei muito do final, ou melhor de toda a recta final da temporada embora tenha achado que fecharam de uma forma muito rápida aquele arco do bad Stefan... Espero é que na próxima temporada não mudem muito a personalidade do Damon agora com o regresso da Katherine... Tentei dar uma nova oportunidade aos livros mas, acabei por desistir novamente..são mesmo muito fracotes e ainda bem que a série está a seguir outro caminho :D

Loot disse...

Foi o meu maior vicio mas não o li em duas noites és o flash :P
Digo foi porque agora é preciso esperar por € para comprar o próximo e voltar a ser :(

Mas pela velocidade estonteante suponho que estás a adorar também :)


Sobre Lost e SPOILERS para quem não viu o final:

Eu não fiquei de nenhum lado fiquei no meio lol.
Se for ver o final do Lost agora, sem expectativas vou claramente gostar mais do que quando o vi pela 1º vez mesmo agora quando penso nele não lhe tenho nenhum ódio de estimação. Esteve bastante bem feito e a cena final com o Jack é soberba.

Mas não posso negar que a 1º vez que ouvi o que eram os flash sideways fiquei desiludido.
Esperava algo diferente, gostava muito mais da ideia de ser um universo paralelo. Afinal de contas a série tinha metido viagens no tempo este seguimento fazia sentido e eu adoro a temática.

Agora o final não é parvo, a dada altura Lost introduziu a espiritualidade e a partir daqui algo assim era possível. Não foi uma ideia que veio do nada um engano para os fãs. Eu é que preferia outro caminho.

Agora, aceito este final e gosto.


O final de TVD foi lindo, falo da cena final em particular apanhou-me de surpresa que uma cena daquelas passasse numa série destas, Katherine a cortar os dedos do outro foi genial :D

Anita disse...

páh...além das olheiras fantásticas, isto de dormir só 4h tem que trazer algumas vantagens :D E sim, estou a adorar:)
Não apanhaste nenhuma promoção na Feira do Livro?? Eu comprei lá os 3 primeiros volumes...além do "pague 2 leve 3" os livros estavam apenas a 11,5€ :)


Quanto ao Lost, de novo, tens que rever o final :) Eu achei coerente com o rumo que a série vinha a ter nas últimas temporadas e para mim mais do que os mistérios Lost foi sempre sobre os personagens..., além do mais também não acho que tenham ficado assim tantos mistérios sem resposta como a maioria da malta acha...

Quanto a TVD, sim essa cena foi awsome mas tive pena..eu gosto tanto do David Anders e já é a terceira série que vejo com ele em que acaba mal :/

E essa maratona dos Sopranos já acabou?

Ah mais, uma dica para o caso de não teres seguido. Dá uma espetadela a Treme...é uma daquelas séries que acho que vais gostar muito :D

Loot disse...

4 horas? tens a certeza que não te enviaram de outro planeta quando eras pequenina? :P

Vi as promoções mas nessa altura comprei o 2 que estava esgotado lá, encontrei um na fnac e gastei muito na hora h noutras coisas.
mas daqui a pouco faço anos e já cá vão cantar o 3 e 4 :D


Mas eu acho o final de Lost coerente, continuo é a achar que um universo alternativo tinha sido mais entusiasmante, mais desafiante. Claro se fosse bem orquestrado, melhor o final que foi do que uma banhada nesta área. Mas eu preferia um final voltado para aí com uma realidade provocada pela explosão da bomba de hidrogénio.

Quanto aos mistérios isso não foi um problema para mim, o problema até foi o mistério que resolveram na totalidade (os flash sideways) lol.

OK esperava também mais do papel do Desmond no final, prometia mais o que andavam a contar.

Sopranos tem andado mais lento, vou no meio da 6º tá quase :P

Já reparei que comentas Treme no TV D :P
Parece-me muito bem sim e é dos tipos do Wire não é? Mas não sei quando comece a ver, estou a pensar ir para Wire primeiro (ao terminar sopranos).

bj

Anita disse...

Acho que devo ter caído num caldeirão de cafeína quando era mais nova tal e qual o Obélix e a poção mágica ehehehe :D

Quanto ao Desmond, tenho que concordar contigo...também fiquei um pouco decepcionada mas, nada que afecte a minha devoção pelo personagem...sempre foi um dos meus favoritos :D

Sim, não percas The Wire...é uma série que roça a excelência, tenho a certeza que vais gostar muito também.

Treme, é um encanto...só Simon e c.ª podiam fazer uma homenagem tão bonita àquela cidade. Sempre tive um grande fascínio por New Orleans e depois de ver Treme esse fascínio aumentou ainda mais... além das histórias dos personagens (quase todos eles apaixonantes) tem a música que é um dos grandes pilares da série e é também absolutamente deslumbrante :) Tens mesmo que ver :D

Loot disse...

Com essa descrição apaixonante é dificil não querer ver :)

A lista de séries pendentes é tão grande :S

Já vi a 1º de Breaking Bad :D a ver se começo a 2º. Muito bom sim senhor

Anita disse...

Pois...a minha lista também é enorme :D
Mas, esta é a altura ideal para colocar em dia :)

Eu comecei Skins agora :D

Quanto a BB, a segunda consegue ser ainda melhor, principalmente a recta final da temporada :D

Loot disse...

Eu adorei as 2´s primeiras de Skins. A 3º já nem por isso e não estoua seguir agora.

Também voltei a ver foi flash forward para concluir.

bj

Anita disse...

Bolas...só agora é que reparei que o meu último comentário não ficou gravado...e eu que tinha feito um grande testamento damn...


Bem aqui fica então um resumo:

Os 3 volumes já foram :) Como só leste até ao 2.º vou-me aguentar para não comentar AFDR que tem um final excelente ehehe:)

Quanto à muralha...opá...o Ned...logo o Ned...damn :( Não estava nada a contar que ele cedesse e muito menos com o que aconteceu a seguir :(((

Agora estou aqui a contar os cêntimos para comprar os próximos volumes, que esta cena é mesmo viciante e os finais do livros deixam-me sempre a salivar por mais :D

Entretanto comecei a ler um, que tenho a certeza que vais adorar: "The Strain" do Del Toro ou "A Estirpe" em português...coloca este na lista que vale mesmo a pena:) ainda bem que vai ser trilogia :D

Loot disse...

O Ned é o personagem mais íntegro, só quebrou por causa da filha, não merecia aquele final :(

Eu devo comprar o 3º e 4º nos próximos tempos. (a fazer inveja né :P)

Agora ando pelos caminhos do "Crime e Castigo" e do "The Filth", depois volto à carga dos Stark e companhia :D