sábado, abril 18, 2009

Desafio: Óscares

Fui desafiado pela Anita em escolher um ano dos Óscares e dar a minha opinião em relação aos vencedores nas categorias de melhor filme, realizador e actores principais.
Como ligo a estes prémios há pouco tempo as escolhas recaíram obviamente num ano recente, mais especificamente a 78º edição que decorreu em 2006.

Começando pelo melhor filme o vencedor foi "Crash" de Paul Haggis que é na minha opinião um belo filme. Os restantes nomeados eram "Brokeback Mountain", "Capote", "Munich" e "Good Night, and Good Luck". A questão que eu coloco é: onde está o poético "The New World"? que apenas recebeu uma nomeação. Esta pérola de Terrence Malick devia não só ter sido nomeado como levado a estatueta para casa.

Em relação ao melhor realizador daria o Óscar a Terrence Mallick novamente pelo seu trabalho notável em "The New World". O vencedor foi Ang Lee por "Brokeback Mountain" um excelente trabalho também, sem qualquer dúvida pois é também um filme do qual gosto bastante.

Sobre o melhor actor masculino temos um daqueles casos "venha o diabo e escolha". A competição era dura e ainda nem sequer vi o trabalho de Joaquin Phoenix em "Walk the Line". O vencedor foi Phillip Seymor Hoffman por "Capote" um justíssimo vencedor e aqui nada tenho a apontar, apenas digo que o prémio não ia mal entregue ao Ennis del Mar de Heath Ledger mas jamais em tempo algum direi que a vitória de Hoffman foi injusta. Foi talvez como o caso Penn e Rourke este ano provavelmente (uso esta palavra porque ainda não vi "Milk") ambos o mereciam.

Por fim melhor actriz principal. A vencedora foi Reese Witherspoon em "Walk the Line". Aqui não posso comentar rigorosamente em nada pois não vi nenhum dos filmes nomeados. No entanto Felicity Huffman parecia estar muito bem em "Transamerica". Mas acredito que o prémio tenha sido bem entregue.

5 comentários:

Unknown disse...

Ora bem, relativamente a este "polémico" ano, posso dizer que concordo com o vencedor e discordo do vencedor de Melhor Actor. Quanto a mim, a actuação de Phoenix enquanto Johnny Cash é tecnicamente insuperável. Uma das melhores que já na história do cinema. Exagero? Sinceramente não me parece.

Abraço

tadeu disse...

buenas.
continuo, e continuarei a achar que o melhor realizador deve ser também responsável pelo melhor filme. sendo assim...
vi crash, mas não enche as medidas. não sei como ganhou ou obteve nomeações. é um "outsider" que não enche as medidas por estas bandas... :)
boa semana!

Anita disse...

Eu gostei bastante do Crash e acho que foi um justo vencedor!!Mas, também concordo que o "The New World" merecia muito mais nomeações!!Foi a injustiça desse ano, infelizmente todos os anos tem de haver um injustiçado!!

Quanto aos actores entre o PSH e o JP, era mesmo um caso de "venha o diabo e escolha". Ambos estão excepcionais!!

Nas actrizes, torcia pela Felicia!!Tive pena dela tere perdido!!

Beijinho e obrigada por teres aceite!!

Loot disse...

Eu gostei muito do Crash mas para mim houve filmes melhores.

O Crash nem é feito de uma forma original e até a banda sonora recorda Magnolia. Claro que nada disto o impossibilitava de ser o melhor filme do ano, apenas para mim foi claramente "The New World".

Quanto aos actores como disse ainda não vi "Walk The Line" mas acredito que Phonenix merecesse o reconhecimento, tal como acredito que Hoffman e Ledger também :)

QUEIROZ disse...

Crash é muito bom, mas tem maior cara de piloto de série. E Walk in the line, é ótimos. Roooockkkkk. Emocionante.