quarta-feira, outubro 10, 2007

DC VS Marvel



VS




Felizmente o meu Computador regressou a casa e por isso o Blog pode regressar à vida normal. E nada melhor do que regressar com algo novo, o espaço VERSUS onde sobre vários temas vou tentar ter um mini debate, onde peço a todos os que me lêem, para postar a vossa opinião.

Hoje a pergunta é simples, das duas editoras de comics que mais vendem no mundo, qual é a vossa preferida?
A DC comics actualmente possui várias editoras como a Vertigo e a Wildstorm.
A Vertigo foi apenas criada para englobar as BDs mais adultas da DC, livros como "Sandman" e V for Vendetta". Estranhamente Watchmen ainda mantém o símbolo da DC e não da Vertigo, sei que existiram problemas legais entre Alan Moore e a editora no que toca a este livro em particular, mas desconheço as causas desses problemas.
Já a Wildstorm é um caso completamente diferente uma vez que antes de ser comprada pela DC, os seus livros já existiam e por isso peço que não contem com esta editora quando decidirem qual a vossa preferida.
Se contarmos com a Vertigo a escolha para mim é fácil, ganha a DC. MAs vamos analisar rápidamente e exclusivamente a BD de super heróis destas duas companhias.
De uma forma geral a Marvel sempre foi mais adulta no que toca a BD de super heróis e sempre teve um maior respeito pela continuidade das estórias, onde a DC apresentava personagens e estórias altamente infantis, e tinha uma continuidade muito confusa. Actualmente a DC tem melhorado neste campo, terminando com algumas invenções patetas como a fraqueza do Green Lantern à cor amarela entre outras coisas.
No entanto existe um personagem da DC que a Marvel nunca conseguiu destronar neste tipo de BD, falo obviamente de Batman. Não existe nada que a Marvel alguma vez tenha feito que supere o leque de estórias fabulosas que existem sobre o Homem Morcego.
Agora deixo a palavra a quem quiser partilhar, qual a vossa preferida? A editora de Batman e Watchmen ou a editora de Spider-Man e dos X-men?

14 comentários:

Unknown disse...

Aqui fica a primeira impressão: se, como dizes, contarmos com a Vertigo dentro da DC, a minha escolha para a melhor está feita e ponto final. Mas se a DC funcionasse induvidualmente, sem o apoio da Vertigo, aí viro-me para a Marvel, pois as suas histórias e personagens são bem mais sólidas. São 2 hipóteses, que variam consoante o caso. Espero que ajude na tua prospecção.

Anónimo disse...

Concordo quando dizes que o Batman tem das melhores histórias, mas ainda assim, encontro-me no limbo...
Talvez desse o meu voto à Marvel, pois o nosso amigo da vizinhança, Spider-Man, é daqueles heróis que já me acompanham à muito tempo :P

(como já disse estou um pouco indeciso pois o Batman e o Spidey são ambos os meus favoritos)

Um abraço!

Jubylee disse...

Nunca fui muito fã de BD, e a pouca que lia incluía personagens da Disney (aqueles livros grossos com estórias do Tio Patinhas e afins), Lucky Luke, Tintin e Astérix - parece que o meu gosto é mais para o Europeu ;)
As personagens de BD dos E.U.A. só conheci pelos desenhos animados, séries e mais recentemente filmes.
Prefiro um texto corrido a ler pranchas...

Loot disse...

Mauro: Concordo se contarmos com a Vertigo, na minha opinião a MArvel não tem hipótese. Eu sei que a Marvel também tem outra editora a MAX que edita livros do Punisher mais violentos entre outras coisas. Não a conheço muito bem, mas pela amostra que estive está longe de derrubar a Vertigo.
Seria portanto mais justo falarmos exclusivamente da DC e da Marvel e das suas BDs de super heróis, e se no geral a Marvel até poderá ser melhor a DC tem como já disse Batman e Watchmen (esta também pode ser considerada BD de super heróis e tem o selo da DC) e por causa destas duas, sou obrigado a votar na DC.

RJ: Dentro da Marvel o Aranha também é dos meus preferidos e das BDs com que mais me rio (no bom sentido claro).
Obrigado por partilhares a tua opinião.

Izzi:Também li disso tudo :P, e acho que a BD como tudo tem muita coisa e para todos os gostos, mesmo dentro do Americano de certeza que irás gostar de algumas coisas, como Alan Moore, Neil gaiman ou Grant Morrison.
Mas BD Europeia é magnífica, (eu actualmente estou a tentar conhecer mais da nossa BD Portuguesa) apenas escolhi estas duas editoras porque me dá a sensação que são detentoras do maior número de vendas de BD e são oficialmente as chamadas editoras "rivais", constantemente a competir uma com a outra.

Anónimo disse...

Embora adore o Batman e o Superman, me tenha fascinado com o V for Vendetta e os demais, o facto é que a Marvel tem os melhores heróis na sua globalidade. E se Batman é a personagem mais adulta e macabra, que posso eu dizer do Aracnideo? Ele é a bandeira de um herói de BD. Marvel definitivamente.

Anónimo disse...

Deixando de lado a Vertigo que � de longe, a minha editora favorita, tenho de votar na marvel, que acredito ter os melhores superher�is. Irrita-me a tend�ncia da DC, de fazer reboot �s continuidades de x em x tempo.
Mas sem d�vida que a Vertigo � a minha editora favorita.

Loot disse...

De facto a Vertigo é que é o concorrente de maior peso aqui. Há que relembrar que sem a sua criação todos os livros com o selo da Vertigo teriam hoje (como muitos já o tiveram) o selo da DC e por isso a editora merece todo o respeito.

De resto o que penso é que se escolher 10 qualidades sobre este género de BD (sem contar com a Vertigo) para mim a Marvel vence a maioria, mas as duas primeiras da lista vão para a DC (não sei se me fiz entender).


Até agora a votação:

DC (com Vertigo): 3

MARVEL (com MAX, sim porque a MArvel também tem uma sub-editora para livros mais adultos): 2

Exclusivamente DC: 1

Exclusivamente MARVEL: 4

João Rosa disse...

Se me perguntares qual é o material que mais consumo, vou responder rapidamente que é o da Marvel. No que toca à DC, estive sempre na sombra em relação ao seu Inverso durante muitos anos. Conhecia o Batman, o Superman e pouco mais. Na Marvel é que sempre fui um bocado mais expert na matéria, pois sempre fui fã do Aranha.
A Marvel ganha por ter um Universo melhor formado e mais consistente, onde a única falho que teno a pontar são os anos 90 (apesar de isso ter sido com todas as editoras).
O Batman é a personagem intocável da DC e possivelmente a melhor personagem dos comics americanos juntamnte com o Aranha. O Batman tem aquele probolema de ser um super-herói sem poderes (lol), só que é um problema que lhe permite tentar ser melhor que aqueles que possuem super-poderes. Juntando isso a um ambiente noir à moda de um policial, o Batman torna-se uma excelente personagem.
Da Vertigo têm surgido cenas excelentes (nem vou enumerar, são muitas), por isso, em termos de ditoras menores, a Vertigo ganha nas calmas.

DC vs Marvel? Marvel ganha!

Loot disse...

Celtic aconselhas algum site para colocar polls no blog?

Agora deixaste-me a pensar qual a editora que tenho mais livros, quer dizer eu sei que é a vertigo mas sem contar com ela estou na dúvida porque da DC tenho muita coisa mas é do Batman e o Watchmen, já da MArvel é mais variado, Aranha, Surfer, X-men, etc.

Anónimo disse...

Marvel sem duvida. :)

Grimlock

Loot disse...

Bem parece que a Marvel é a grande vencedora, como já estava à espera.

No entanto queria partilhar com todos que no FIBDA se fez um projecto onde se elegeram as cem BDs do século XX e nas dez mais votadas quem está lá é o Batman :D
Já agora deixo-vos a lista das dez mais votadas que tirei do blog do Mauro, Obrigado.


- Little Nemo
- Krazy Kat
- Tintim
- Batman
-Spirit
-Peanuts
-Astérix
-Blueberry
-Corto Maltese
-Maus

Anónimo disse...

A Marvel tem os melhores heróis e a DC os melhores vilões. No entanto temos um cara chamado Batman que tem feito um diferencial ultimamente. A minha preferida foi a Marvel por um bom tempo muito por conta dos X-men e do Espetacular Homem Aranha. Mas, das revistas atuais só gosto de ler as séries especias como foi o caso de Guerra Civil. A DC teve a série JUSTICE, muito boa, e coincidiu com essa fase boa do Batman, por isso ultimamente sou mais DC.

Loot disse...

Para mim o Batman sempre foi dos que mais desequilibrou esta balança :D

Abraço

Anónimo disse...

Sempre gostei mais da Marvel, nunca fui muito fã da DC, não gosto muito das estórias que eles fazem.
Para mim basta os X-men.