terça-feira, janeiro 03, 2006

Banda sonora da nossa vida


Quem não gosta de música? Quem não ouve música todos os dias? Quem não começa a cantar, mesmo que inconscientemente, quando ouve na rádio os primeiros sons de uma música conhecida? A resposta a todas as perguntas é certamente: ninguém. A música faz parte de nós.

Se todos gostamos de música, não interessando o género (se é que se pode catalogar friamente a arte que é compor melodias e letras com que nos identificamos), quantos de nós já pararam para pensar qual é a banda sonora da nossa vida? A resposta será: muito poucos.

Ao contrário da banda sonora de um filme, que é imutável, a banda sonora da nossa vida vai-se construindo, alterando e crescendo. Talvez por isso seja tão difícil construir uma banda sonora biográfica.

Mas fica o desafio. Pensa naquelas músicas que foste ouvindo ao longo da tua vida. Pensa naquelas músicas que associas aos momentos chave da tua vida. Pensa naquelas músicas que te fazem lembrar aquela pessoa especial. Pensa naquelas músicas nas quais te refugias nos momentos mais complicados. Pensa naquelas músicas nas quais soltas a tua alegria nos momentos mais alegres.
Aí está. Acabaste de construir a banda sonora da tua vida até hoje.

Agora pensa, há quanto tempo não ouves a maioria dessas músicas? Há dias? Há meses? Há anos? Então vai ouvi-las porque como dizia a música, "recordar é viver". E recordando, percebes como és hoje e o caminho que fizeste para aqui chegar.

3 comentários:

_lamy_ disse...

por acaso... tenho muitas músicas q passaram pela minha vida... músicas q na altura até ouvia muito... e q com o passar do tempo deixei de ouvir... tb porque eu mudei e deixei de gostar da música ou porque me fartei... :P

mas se tentasse construir a OST da minha vida das duas uma:
- ou tinha q me cingir muito, escolhendo critérios apertados; ou
- acho q ia sair uma OST bem grandita!:D

de resto até me lembro q os primeiros CD's q comprei (comprados mm, autênticos :P) hoje em dia já não oiço!:D

Filipe Luis disse...

Banda sonora da minha vida...Olha, metia agora uma ou duas de DS. Tanto me impijiste aquilo que eu fiquei a gostar :P

Abraço

ana v. disse...

ja tho a colectanea feita! sabe bem pensar nisso... os nossos sentidos trazem-nos passados, momentos distantes(= reportam-nos às maravilhas k ja vivemos!!