domingo, maio 26, 2013

Adaptação de BD vence Palma d'Ouro


Hoje foi um dia em que se fez História - além do Vitória de Guimarães -, falo do vencedor da Palma d'Ouro ser pela primeira vez uma adaptação de BD. Vá na realidade não tenho a certeza se foi mesmo a primeira adaptação de BD a vencer um dos prémios mais prestigiados da indústria do Cinema e estragava-me o início do texto se assim não fosse, mas acho mesmo que sim que se trata da primeira vez que tal acontece e por isso um momento a assinalar na História do Cinema e da BD.

O filme em questão é o "La vie d'Adèle" de Abdellatif Kechiche e a BD é "Le bleu est une couleur chaude" de Julie Maroh (existe edição em espanhol e a edição em inglêsserá editada ainda este ano).

Aqui fica a lista dos vencedores com os títulos dos filmes em inglês.

Palme d’Or: "Blue is the Warmest Color"
Grand Prix: "Inside Llewyn Davis," Joel and Ethan Coen
Prix du Jury: "Like Father, Like Son," Hirokazu Kore-eda
Prix de la Mise en Scene (Best Director): Amat Escalante, "Heli"
Prix du Scenario (Best Screenplay): "A Touch of Sin," Jia Zhangke
Camera d’Or (Best First Feature): "Ilo Ilo," Anthony Chen
Prix d’interpretation masculine (Best Actor): Bruce Dern, "Nebraska"
Prix d’interpretation feminine (Best Actress): Berenice Bejo, "The Past"
Palme d’Or, Short Film: "Safe," Moon Byoung-gon
Special Mention: "37o4 S," Adriana Valerio; "Whale Valley," Gudmundur Arnar Gudmundsson

4 comentários:

rui alex disse...

estive a ver e o Old Boy ganhou um prémio em Cannes, se bem que não é um Palma d'Ouro
http://www.imdb.com/title/tt0364569/awards
Mas também não sei dizer "La vie d'Adèle" é a primeira adaptação de BD a ganhar o prémio. E não sabia sequer que era baseado numa BD, e anda toda a gente a falar bem do filme!

Loot disse...

Sim o Oldboy esteve quase, ganhou o prémio do júri, foi um filme muito bem recebido e ainda hoje goza de um estatuto totalmente merecido. Ainda há pouco o elegi como a minha adaptação predilecta de BD :)

este ainda não vi, mas parece-me uma notícia de destaque sempre, ainda mais se for realmente o primeiro :)

Abraço

Vidazinha disse...

É uma curiosidade interessante mas não creio que tenha algum impacto de maior na valorização da banda desenhada: é um facto que não tem sido mencionado nas notícias e apreciações que tenho visto sobre o filme.

Loot disse...

É verdade, ninguém ligou, mas tb não sei até que ponto é importante ligar.

Eu achei, como dizes, uma curiosidade bem interessante, até porque nos últimos tempos as adaptações de BD parecem-me estar a crescer a olhos vistos e como muitas passam despercebidas (o facto de virem da BD) quis salientar. Quis tb dar a conhecer a BD em questão, porque acho que a partir do cinema se podem conquistar novos leitores, tem acontecido com filmes como Watchmen, porque não com outros?

E como digo, não deixa de ser a 1º vez que isto acontece :D