quinta-feira, maio 23, 2013

Crónicas de Arquitectura



Em “Crónicas de Arquitectura”, reúnem-se 12 pranchas de BD/ilustração de Pedro Burgos, publicadas previamente no Jornal de Arquitectos entre 2009 e 2012. O convite havia sido feito por Manuel Graça Dias, director do jornal nessa altura e o autor do excelente e informativo prefácio deste livro.

Como todas as edições do jornal são temáticas, cada prancha debruça-se sobre esse tema em particular, sempre estritamente ligado à arquitectura. E, seja o tema a crise financeira, o desemprego ou a educação, Pedro Burgos consegue, imediatamente, cativar a atenção do leitor com o seu traço recto e limpo e uma crítica social carregada de ironia e humor.

A acompanhar cada prancha temos um esboço preliminar do autor, que nos mostra como nasce a sua ideia no papel. É muito curioso assistir à evolução do caos, que são os seus primeiros “esquiços”, até resultarem no produto final, tão organizado e tão metódico.

A comunicação entre a BD e a arquitectura nunca havia sido tão explorada pelo autor como neste “Crónicas de Arquitectura”. Sendo tanto arquitecto como autor de BD, Pedro Burgos enveredou por um caminho onde, nas palavras do próprio, “o que era subterrâneo corre agora à superfície, abrindo novos caminhos e possibilidades”.

O livro foi editado pela Turbina, com chancela da Mundo Fantasma. É uma proposta aliciante, dirigida tanto aos apaixonados por arquitectura como aos apreciadores do fino humor dos cartoons. A descobrir.

Publicado originalmente na Rua de Baixo.





Sem comentários: