segunda-feira, março 05, 2012

The Yards


Conheci o trabalho de James Gray com "We Own The Night", belíssimo filme cujo tema recai no mundo do crime organizado norte-americano. Descobri mais tarde que o realizador fecha com este filme, o seu terceiro, uma trilogia dedicada a este género. "Little Odessa" é o primeiro, e o que me falta, e este "The Yards" o segundo.

São dois filmes similares, na temática, na moral, na atmosfera tensa e pesada e até na dupla de protagonistas, Joaquin Phoenix e Mark Wahlberg. Gray consegue dotar ambos os filmes de um cunho pessoal, uma imagem de marca, que é provavelmente o melhor elogio que lhe posso tecer.

Como o "Boogie Nights" foi dos primeiros filmes que vi com Wahlberg sempre achei que ele tinha potencial para ser um bom actor. Se este era o meu papel favorito dele até à data, agora divide-se com o seu Leo, um ex-recluso que regressa a Queens, que regressa a casa. Uma das suas grandes personagens.


[pode conter ligeiros SPOILERS]


O regresso de Leo é o despoletador da acção. É a sua chegada que irá desequilibrar o estado em que a sua família se encontra. A sua relação de amizade com Willie é posta ao teste e aqui é de salientar o quão grande é Joaquin Phoenix, a sua cena final no carro depois de ter atingido o abismo é tão genuína que arrepia. Mas, todo o elenco é portentoso, desde James Caan até às mães, Ellen Burstyn e Faye Dunaway.

Por vezes uma má decisão conduz-nos por caminhos sombrios, se pensarmos na situação futuramente nem sequer conseguimos apontar o momento em que decidimos tal coisa, parece que o nosso corpo involuntariamente seguiu por um certo caminho, o da auto-preservação, e quando queremos voltar atrás já é tarde demais. Então tudo que nos resta é seguir em frente e com isso acabamos apenas por reforçar a imagem que, sem saber como, havíamos precisamente criado.

Pode não ser exactamente isto que acontece a Willie, há mais do que um momento em que a sua moral é posta em causa, mas a dada altura sentimos que já é tarde demais para voltar atrás. O vínculo que o unia a Leo é quebrado, no final das contas eles não são iguais. No passado, Leo foi preso sem o denunciar, arcou com as consequências sozinho, salvou o homem cuja namorada é a mulher que ama, a sua prima Erica (Charlize Theron), uma relação condenada pela consanguinidade aos olhos dos outros. Não se pode trair um homem assim.

Tudo isto decorre com os negócios dos caminhos de ferro como pano de fundo. Com James Caan a interpretar o Al Capone dos comboios, aquele que detém a maior percentagem de trabalho graças a subornos. Onde quer que haja dinheiro há crime organizado.

Uma curiosidade, "The Yards" é quase garantidamente o "Queens Boulevard" na série "Entourage". Série essa levemente baseada na vida de Wahlberg.

2 comentários:

cube disse...

é um filme bonito contado com calma, não achas?

Loot disse...

Sim :)