sexta-feira, março 09, 2012

Filmes no Fantasporto 2012

Keyhole (2011)


Um dos cineastas da actualidade que tinha mais curiosidade em conhecer é o canadiano Guy Maddin, conhecido por evocar o estilo do cinema antigo, nomeadamente a era do mudo, mas não só.
Quando soube que a sua última longa-metragem ia ser exibida no Fantasporto tentei não a perder.
"Keyhole" é inspirado levemente na "Odisseia" de Homero e em "Ulisses" de Joyce. Conta a história de, Ulysses Pick (Jason Patric), um gangster que ao regressar a casa para junto do s seus se aventura por uma viagem fantástica e surrealista dentro da sua própria casa.
Jason Patric, Isabella Rosselini e Udo Kier são alguns dos nomes bem conhecidos a protagonizarem esta viagem.
O ambiente do filme é um dos seus pontos fortes, o surrealismo por vezes a evocar David Lynch, a claustrofobia, afinal de contas a casa é uma das grandes personagens do filme, e o humor são mais do que suficientes para tornarem o filme uma das viagens mais alucinantes que tive em cinema nos últimos tempos.




Het varken van Madonna (2011)


Em inglês, "Madonna's Pig", é uma simpática comédia fantástica oriunda da Bélgica e realizada por Frank Van Passel.
Tony Roozen (Kevin Janssens) é um jovem vendedor que devido a uma competição na sua empresa se vê obrigado a alterar os seus planos de fim-de-semana. Devido a um acidente acaba por ficar "preso" numa pequena aldeia que não o recebe da forma mais carinhosa, até porque neste momento os aldeões têm problemas maiores na sua cabeça.
Se a esta premissa juntarmos um fantasma e um porco robot, de nome Porky que emana feromonas capazes de transformar qualquer chiqueiro num bordel, já temos um filme menos vulgar.
Gosto deste género de histórias, gostei das personagens e ri-me bastante ao longo do filme. Dispensava a cena final, mas também não me incomodou e tendo em conta tudo que se viu para trás nunca podia sair da sala desiludido.
Ainda abordou levemente o facto de grandes indústrias pagarem a criadores de porco para...não criarem porcos.
Aconselhado.

Sem comentários: