quarta-feira, novembro 30, 2011

Torneio de Personagens de BD Asiática: Grupo VI

D

Vampire Hunter D não nasce no mundo da BD, mas antes das novelas ilustradas. Escrito por Hideyuki Kikuchi e ilustrado por Yoshitaka Amano começou a ser publicado em 1983 e conta com 22 volumes.
Devido ao seu sucesso foi adaptado a vários formatos como 2 filmes de animação e mangá. É por esta personagem existir no formato mangá que decidi aceitar a sua participação.
Neste universo ficcional criaturas demoníacas habitam a Terra e ao contrário do mito do vampiro tradicional em Vampire Hunter D estes podem procriar.
D é um dhampir, ou seja, filho de um vampiro (pai) e de um humano (mãe) o que fazem dele um dos caçadores de vampiros mais perigosos de sempre, pois D possui quase todas as forças de um Vampiro e níveis mais baixos das suas fraquezas. Por exemplo D também partilha de uma fraqueza à luz solar, mas a sua resistência a ela é muito superior e por isso tem a capacidade de caminhar durante o dia. Apesar de normalmente usar apenas as suas habilidades físicas de dhampir, também possui vastos poderes mágicos.
Há primeira vista D trabalha sozinho, mas tal está longe de ser verdade. Ele possui na palma da sua mão esquerda um simbonte cujas origens são desconhecidas. Este simbionte tem vontade própria e age como um guia. Este simbionte tem um leque de poderes que também ajudam D, por exemplo já foi capaz de lhe devolver a vida após este ter levado com uma estaca no coração.
A acção desenrola-se numa Terra no futuro após uma guerra nuclear que ocorreu em 1999 planeada pelos nobres vampiros. Para assim mais tarde reconstituírem o mundo e a civilização há sua imagem.
D é considerado por muitos o dhampir mais poderoso de todos possuindo habilidades superiores aos da sua própria raça. Aliás D é uma das criaturas mais poderosas que caminha na Terra, perdendo talvez e apenas para o seu pai.










Son Gohan


A primeira coisa que salta à vista quando vemos pela primeira vez Dragon Ball Z é que o nosso amado Son Goku teve um filho. Esse filho é Son Gohan.
Gohan é também o primeiro híbrido entre um Sayan (guerreiro do espaço) e um humano (Chi Chi). Claro que no início desconhecemos que Goku é um alienígena mas rapidamente esta história é revelada.
Aparentemente a mistura genética entre humanos e Sayan’s é poderosa. Gohan mesmo ainda uma criança é apresentado como tendo um potencial devastador. De salientar também que Gohan é o único híbrido da série a ter nascido com uma cauda e a ser também capaz de se transformar em lua cheia num daqueles monstruosos macacões.
A início Gohan é muito bébe, timido e assustadiço. A mãe galinha nunca quis que treinasse artes marciais como o pai e prefere que Gohan siga uma carreira académica.
No entanto após a morte do pai e do conflito eminente com os Sayans, Piccolo rapta-o para o treinar, afinal de contas Gohan é o guerreiro mais promissor da Terra. Piccolo que até aqui tinha demonstrado uma personalidade de vilão apega-se pela primeira vez a alguém. Gohan torna-se o seu pupilo e mesmo nunca lho demonstrando cria empatia com o garoto. Aproveito para dizer que uma das minhas cenas predilectas desta fase é quando Piccolo se sacrifica por Gohan para este não morrer.
Este rapaz também teve muita sorte com esta história do potencial. Por duas vezes pelo menos grandes mestres despertaram a força contida dentro de si para o tornarem mais forte. Basicamente saltou a parte do treino árduo.
No entanto na saga Cell é que vemos mesmo o quão poderoso é. O seu pai reparou nisso e levou-o para treinar, acreditando que Gohan era o único capaz de derrotar Cell... e tinha razão.
Goku foi o primeiro a transformar-se em Super Sayan, mas Gohan foi o primeiro a transformar-se em Super Sayan 2. Se a Vegeta já foi um insulto quando Goku foi capaz, um miúdo como Gohan foi mais doloroso que qualquer golpe mortal.
Gostei também que depois do treino com o pai, Gohan tenha pedido para usar o uniforme de Piccolo, o seu primeiro mestre. A relação entre os dois ficou para sempre ao longo da série. Curioso que apesar de Gohan ser muito bondoso e inocente em combate quando se deixa dominar pela fúria é muito mais severo que o pai, lembrando muito mais um Piccolo.
No final do arco do Cell percebe-se que Gohan vem com o papel de substituir o pai na história. Mas Toriyama muda de ideias ao iniciar o arco do Buu. Talvez porque a popularidade de Goku fosse impossível de superar ou porque simplesmente Goku é insubstituivel. Não sei a razão.
Na saga de Buu, Gohan é já um adolescente. Continuou com os estudos e começa a usar os seus poderes para ajudar os outros assumindo o alter ego de Great Saiyaman, o primeiro super-herói em Dragon Ball.
Mas tarde quando os verdadeiros vilões surgem Gohan está bastante mais fraco do que seria de esperar. A continuação dos estudos e o pouco treino são reflexo disso. Ainda assim quando Elder Kai faz uma cerimónia para libertar todo o potencial de Gohan este volta num estalar de dedos ao topo da cadeia alimentar. Depois disto já nem precisa de se transformar em Super Sayan para atingir tais níveis de poder e superando-os até. As fusões acabam por ter um grande protagonismo nesta saga mas sem contar com elas o único guerreiro a conseguir dar um valente excerto de porrada num Buu é precisamente Gohan, novamente o mais poderoso dos heróis (sem contar com fusões). Mesmo assim os seus dias como guerreiro estavam contados, no último episódio mostram-no como alguém que se dedicou à familia e à vida académica abandonando de vez as artes marciais. Uma pena.









Spike Spiegel



Spike é a segunda personagem deste torneio a não ter nascido em mangá. Foi criada primeiro em animé e só depois é que foi adaptada para mangá. Foi criado por Shinichirō Watanabe que realizou os episódios da série. O argumento é de Keiko Nobumoto.
Spike pertence a um grupo de caçadores de prémios que navega a bordo de uma nave apelidada de Bebop.
Nesta história futurista uma explosão bombardeou a Lua e destroços deste planeta secundário atingiram a Terra eliminando grande parte da sua população e tornando o nosso planeta pouco habitável, obrigando vários a procurarem refúgio em outros locais do espaço.
Spike nasceu 22 anos depois deste evento em 2044 e no planeta Marte.
Há semelhança de Trigun trata-se portanto de mais um space western.
A título de curiosidade o seu olho direito é cibernético.
Vejam o genérico da série é do caraças.









Trunks


A primeira vez que Trunks surgiu em cena introduziu alguma informação bem aliciante na série. Em primeiro lugar as viagens no tempo. Trunks é o primeiro a conseguir voltar ao passado com a missão de avisar os seus amigos dos perigos que se avizinham e assim salvar o mundo. Infelizmente sempre que altera algo no passado cria uma nova ramificação e o seu presente mantêm-se inalterado. Foi treinado por Gohan e é filho de Vegeta com Bulma, sendo o 2º híbrido da série. Na altura esta revelação foi uma surpresa afinal Bulma tinha era uma relação com Yamcha.
Trunks é também o primeiro Sayan a não ter cabelo preto. Os cabelos dos híbridos ao contrário do dos Sayans puros além de não terem de ser negros também crescem.
No final do arco do Cell, Trunks abandona os nossos amigos para regressar ao seu tempo e destruir os cyborgs #17 e 18 que nesta linha temporal são umas bestas.
Este foi o final do Trunks porreiraço que chegou cheio de estilo e a enveredar uma espada. Porém não foi o fim de Trunks enquanto personagem na série, pois entretanto havia já nascido no presente. Na saga de Buu seguimo-lo enquanto criança e às suas aventuras com Son Goten, o 2º filho de Son Goku. Os dois são as primeiras personagens a executar a técnica da fusão criando assim Gotrunks. Enquanto criança é bastante diferente da sua versão adolescente. Notório da influência que o pai tem nele, Trunks quer ser o maior guerreiro de todos e não se poupa a esforços para isso, ganhando também alguma arrogância. Quando cresce, no entanto, torna-se obviamente mais maturo e segue um percurso mais ligado à ciência tal como a familia do lado da sua mãe e relembrando mais o Trunks que vinha do futuro.









Natsume Maya


Maya é uma das protagonistas do mangá Tenjho Tenge da autoria de Oh! Great (pseudónimo usado por Ito Ōgure). Foi editado entre 1998 e 2010 tendo ao todo 22 volumes. Existe uma série de animé ainda em exibição, um filme e um OVA.
Quando Nagi Souichiro e Makihara Bob foram pela primeira vez ao liceu Toudou Academy foram com intenções de se tornarem os seus líderes estando prontos para enfrentar qualquer um que pensasse de forma diferente, tal como haviam feito com sucesso nos seus liceus anteriores.
O problema é que esta não é uma escola comum, aqui várias artes marciais são ensinadas e alguns dos alunos até possuem capacidades sobrenaturais.
Maya Natsume é uma estudante do terceiro ano e a líder do Juken Club a equipa onde Nagi e Makihara acabaram por ficar integrados. É uma excelente guerreira que luta com a espada amaldiçoada Reiki. Tem a capacidade de voltar à sua forma de criança para conservar o seu ki.









Takumi Fujiwara

Initial D é um mangá sobre as corridas de carro ilegais no Japão, em particular a modalidade drift que como o terceiro filme de Fast and Furious já tinha focado é muito popular no Japão.
Este mangá de Shuichi Shigeno data de 1995 e conta já com uma adaptação a série de animé (ver genérico) e a filme (em acção real).
Takumi Fujiwara é o protagonista desta aventura. Filho de Bunta Fujiwara (uma lenda entre os condutores de rua) trabalha numa loja de Tofu pertencente ao seu pai. No entanto o seu sonho é ser o condutor mais rápido de todos e treina constantemente no seu Toyota Sprinter Trueno AE86.
Pelo que percebi Takumi foi manipulado pelo seu pai em adquirir competências de condução sem se aperceber disso durante a sua adolescência.










Gemini Saga


Saga o cavaleiro de ouro do signo Gémeos é o grande vilão do primeiro arco de Saint Seiya. Antigamente era considerado um modelo de como um cavaleiro de Atena devia ser. No entanto, ironia dos destinos, começou a sofrer de dupla personalidade, culpa do seu irmão gémeo Kanon.
Controlado pelo lado maquiavélico da sua dupla personalidade, matou o Pápa do Santuário assumindo o seu manto e tentando matar o bébe em que a deusa Atena havia reencarnado. O bébe foi salvo no último minuto por Aiolos o cavaleiro do Sagitário, e irmão mais velho do cavaleiro do Leão, que tinha sido escolhido como sucessor do verdadeiro Pápa, o que despoletou a mudança de Saga.
Como todos haviam sido enganados por Saga, Aiolos é capturado e morto como um traidor acusado de roubar Atena.
Saga continuou como Pápa do Santuário até Seiya e os seus amigos cavaleiros de bronze terem descoberto o seu segredo e terminado o seu reinado de terror. No fim quando ficou livre da sua personalidade negra voltando a ser o bom e velho Saga, matou-se para expiar os seus pecados, uma pena, havia outras formas basta olhar para Kenshin.
Na saga de Hades regressa dos mortos em grande explendor e glória e prova porque é definitivamente um dos maiores cavaleiros de Atena.
Do que conheço Saga é dos cavaleiros de ouro mais poderosos, perdendo apenas para o cavaleiro de Virgem e de Balança. O cavaleiro do Carneiro também me parece estar no mesmo nível que ele, mas os restantes garantidamente perdem contra a sua força. De salientar que nunca vi o cavaleiro do sagitário lutar e sobre este não me pronuncio.












Notas:

- Algumas informações foram pesquisadas na wikipédia;
- Devido a razões de facilidade algumas imagens dos animés serão utilizadas ao invés das dos mangás.

5 comentários:

ψ Psimento ψ disse...

Deste grupo, só conheço o Saga e os personagens do Dragon Ball. Embora goste do Goan prefiro o Saga.
Contudo o cavaleiro de Gémeos está longe de ser dos meus preferidos da série. Sempre gostei mais dos colegas de Virgem e de Carneiro. E claro, o Shun embora ele não seja da mesma categoria.

Loot disse...

Estava a contar que o Spike Spiegel tivesse mais votos. Cowboy Bebop é muito popular até.

Claro que quando mete personagens do Dragon Ball dificulta logo. Gosto do Gohan e do Trunks. Sempre gostei muito do Gohan por ter ali uma mistura de Goku e Piccolo e por ser imensamente poderoso. Mas o Trunks que veio do futuro era muito cool e porreiro. Até fingiu ser mais fraco que o pai para este não se sentir mal.

Quando ao Saga. Não tenho um cavaleiro de ouro favorito. Comecei por gostar do do Leão. Surge ainda antes de sabermos quem é e parece ser um porreiraço para a mestre do Seiya.
O Virgem era aquela base, derrota todos sem abrir os olhos ou sequer levantar-se, não é para quem quer é para quem pode.
E o Mu é dos melhores, dos mais calmos a analisar as situações, sem dúvida dos melhores. Mas lembro-me de na série do Hades (que vou terminar nestes dias) o Saga ter voltado em grande.

Rui Francisco Pereira disse...

Gostei muito da inclusão do Trunks, é de facto um personagem que transpira coolness. Mas falo do Future Trunks claro, o puto da Saga Buu é um secundário irritante que não é minimamente coerente com o Trunks que conhecíamos...

Também o Gohan passa do personagem promissor que era para um preguiçoso apalhaçado de meia tijela na saga Buu. Aliás, toda a terceira saga tem muitos podres...

Abraço

Loot disse...

Olá Rui

Não sei se é incoerente. As personagens são totalmente diferentes é verdade, mas ambos os Trunks cresceram em ambientes totalmente diferentes. O Trunks da linha principal não cresceu num ambiente hostil e com aquele pai acho normal que seja bastante arrogante. No entanto ao ele crescer acho que vai ficando mais parecido com o Trunks do futuro. Acho baseando-me no muito pouco que vi do GT, posso estar errado.
De qualquer das maneiras o Trunks do futuro era o mais cool sem dúvida e acho que é por esse que ele está a vencer

Eu sempre gostei muito do Gohan e continuo a gostar na fase adolescente do Buu. Tem aquela bondade do pai e depois quando luta é brutal, mas sim tive muita pena da forma como lhe deram continuidade...

Abraço

Anónimo disse...

You may not fifty-fifty be off mastered as guaranteed payday loans, as the lenders it volition be Portion of a sudden. These senior high school-interest forgetful-term loans. http://www.superpaydaloans.co.uk/ This option is reserved simply for the no fax guaranteed payday loans for bad recognition, what use is a double-core, 1 + 1 = 11. Yet, if you are in demand of sudden expenses with special income, Sometimes up to $1500 a little controversial. maintain in judgement that scammers Unremarkably manoeuver out of hard currency. electronic mail scrolls bland and fast. even if you pick up direct bank deposit from your banking concern Chronicle within hours.