quarta-feira, novembro 09, 2011

José e Pilar aos Óscares - Take II


O blog Split Screen criou o movimento "José e Pilar aos Óscares" cujo objectivo principal é, como o próprio nome indica, levar o documentário em questão às nomeações dos Óscares da academia.
O primeiro passo já foi cumprido o de o filme ser indicado pelo Instituto de Cinema e Audiovisual (ICA).
Agora é preciso continuar a dar forças ao filme e para isso deixo aqui as palavras do Tiago Ramos:


"Como vocês bem sabem, depois da nossa forte "luta" e com o vosso apoio, conseguimos obter notoriedade de forma a que o filme "José e Pilar" fosse indicado pelo ICA como o candidato português ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. Acreditem que a decisão não foi fácil e sem a vossa ajuda, não teria sido possível.
Neste momento estamos noutra fase, ainda mais complicada e embora não dependa tanto de nós, ainda há muito para fazer. Um dos factores mais difíceis para obtermos a nomeação tão desejada tem que ver não apenas com a forte concorrência deste ano, mas sobretudo devido à falta de notoriedade do nosso país lá fora. Tem sido feita campanha pela JumpCut (com apoio até da Fundação Saramago) nos EUA - por exemplo, realizou-se a semana de Saramago em NY que culminou com a exibição do filme no MoMA. E acreditem que nunca se fez campanha tão forte por um candidato português como este ano.
A verdade é que precisamos de mais ajuda. Um deles passa pela classificação do filme José e Pilar no IMDb (http://www.imdb.com/title/tt1789810/). Neste momento temos cerca de 600 votos no site que se traduzem numa classificação média de 8.8, um valor extremamente simpático para um filme na sua globalidade, quanto mais para um documentário. Estamos inclusive identificados no IMDb como o terceiro documentário melhor classificado, a nível mundial. Venho por este meio solicitar-vos ajuda à divulgação desta informação nos vossos espaços para que mais pessoas possam juntar-se e votar no filme. Tanto no IMDb como no RottenTomatoes, entre outros que conheçam. Se puderem, publiquem ainda as vossas críticas nesses espaços (em inglês preferencialmente). Todo o vosso apoio é importante.
Precisamos da maior notoriedade possível, por isso falem no filme em fóruns norte-americanos da especialidade e blogues. Para que saibam, o filme foi aceite pela HFPA na categoria de Melhor Filme Estrangeiro pelo que pode vir a receber uma nomeação também para os Globos de Ouro. Dia 5 de Dezembro será realizado um screening em LA...
Qualquer dúvida disponham. Conto com o vosso apoio mais uma vez.
Cumprimentos,

Tiago Ramos"

3 comentários:

Augusto Sales disse...

Vi esse filme sem nenhuma expectativa (minha atenção, na ocasião, estava mais centrada na pessoa sentada ao meu lado no cinema), mas saí extremamente satisfeito. O início do filme é um pouco marrento, difícil de prender a atenção, mas do meio pro fim é bastante emocionante.

Contudo, ainda acho que o documentário que mereceria o Oscar é Senna (2010). Muito bem montadinho e com ótima trilha sonora.

Grande abraço.
regthorpe.blogspot.com

Tiago Ramos disse...

Obrigado caro amigo! :)

Loot disse...

Augusto: É um filme que quero bastante ver o do Senna. Afinal o senhor era excepcional :)

Tiago: Divulgar não custa nada Tiago :)
A vossa dedicação é que é de agradecer :)

Abraços