sexta-feira, novembro 25, 2011

Torneio de Personagens de BD Asiática: Grupo IV

Andromeda Shun


Saint Seiya (os Cavaleiros do Zodíac) foram dos primeiros animés que me lembro de ter visto. A ideia, saída da mente de Masami Kurumada, consiste em ter criado guerreiros que usam o poder do cosmos (derivado do Big Bang) e combatem em armaduras místicas que simbolizam constelações (são chamados de Saints).
Shun é um desses guerreiros, um cavaleiro de bronze da constelação Andrómeda e pertencente ao grupo principal.
O mangá começou a ser editado em 1986 e durou até 1991 com 28 volumes ao todo. Sofreu também várias adaptações em animés, jogos de vídeo, etc. Uma série também muito popular.
Há primeira vista Shun parece uma mulher e foi confundido como tal por várias pessoas, principalmente por ter sido dobrado por mulheres em vários países. É que além de ter um aspecto feminino (comum em alguns personagens de mangá) Shun usa a armadura de uma constelação que simboliza uma mulher, Andrómeda. Até a própria armadura na sua primeira versão tinha a forma dos seios e é rosa. No entanto a cor foi escolhida para ser igual à que identifica a nébula de andrómeda encontrada na cosntelação.
Shun juntamente com os outros protagonistas é órfão. Foi acolhido num orfanato que planeou enviar todas as crianças para as várias zonas do mundo em que as armaduras místicas se encontravam. A escolha foi através de um sorteio e a Shun calhou ir para a Death Queen Island em busca da armadura da Fénix. Esta ilha é conhecida por ser um dos locais mais perigosos da Terra. Em sua defesa, como sempre o fez, Ikki o seu irmão mais velho trocou de lugar com ele e assim Shun partiria em busca da armadura de Andrómeda.
É um pacifista por natureza, não tem prazer na violência e no início aparenta ser dos mais fracos no grupo, quando na realidade é dos mais poderosos. Quando Shun se entrega ao seu poder, o seu potencial é monstruoso.
O seu cabelo no mangá é castanho mas para o animé foi alterado para verde. Tem o signo Virgem e em determinados momentos já usou a armadura de ouro correspondente a esta constelação.
A sua arma de eleição é a corrente de Andrémeda, uma das armas mais fantásticas que surge na série como pudemos comprovar quando lutou pela primeira vez contra o cavaleiro do Unicórnio, foi um momento icónico, Jabu do Unicórnio nunca teve a hipótese. infelizmente não encontrei o combate na versão original por isso deixo-o aqui ao som da chop suey dos System of a Down e em baixo o seu combate no original com o Cavaleiro de ouro de Peixes.


Parte 2; Parte 3





Shiryu Choun



Choun é uma personagem do mangá Ikki Tousen. Pertence ao liceu Seito e surge como sendo a sua “arma secreta”, uma vez que pertence à classe dos melhores lutadores.
Luta com uma espada Hyakuhekitō, com a qual é uma lutadora exímia. A sua característica mais particular é que quase sempre está de olhos fechados incluindo nas lutas.
É também a única personagem do seu liceu que não usa o uniforme correspondente e curiosamente não é adepta de violência preferindo resolver conflitos com diplomacia.
É considerada por muitos como a melhor lutadora de Ikken Tousen.





Ogami Ittō


É a personagem principal de Lone Wolf and Cub, criado por Kazuo Koike (argumentista) e Goseki Kojima (desenhador) e editada entre 1970 e 1976 contando com 28 volumes ao todo.
Ogami Ittō era o Kogi Kaishakunin, ou seja, o executor do Shogunato Tokugawa, um dos principais responsáveis em exercer as ordens do Shogunato, assistindo vários samurais e lordes nas suas mortes.
Certo dia Ittō regressa a casa para encontrar a sua mulher e todos os membros da sua casa assassinados, salvo a excepção do seu filho recém nascido.
Tudo isto fazia parte de um plano para Ittō ser considerado um traidor e assim forçado a abdicar da sua posição. O livro gira portanto em torno da sua vingança.
infelizmente as edições que conheço deste mangá em inglês são muito pequenas, parecem livros de bolso de BD, preferia algo maior para apreciar mais a arte. Livros de bolso de BD é um conceito que dificilmente pega.
Existem uma série de filmes, 7 ao todo, de Lone Wolf and Cub. Deixo o trailer do primeiro para verem:









Edward Elric



É a personagem principal de Fullmetal Alchemist, série criada por Hiromu Arakawa. A série encontra-se concluída em 27 volumes editados entre 2001-2010. É uma das séries de maior sucesso da actualidade, o que resultou obviamente em que se espalhasse como a boa nova, por entre animés, OVA’s, jogos de vídeo e pelo que percebi até livros (novelas).
Ed é como o próprio nome da série indica um alquimista e apesar de ser bastante novo a vida já lhe pregou uma série de partidas. Magoou a sua pena esquerda quanto tentou ressuscitar, em vão, a sua mãe, sacrificou o braço direito pela alma do seu irmão e outros membros foram substituídos por próteses chamadas de automail.
Juntamente com o irmão Alphonse Elric, partem à procura da Pedra Filosofal capaz de lhes devolver os corpos.
Em tom de brincadeira e assim de repente o Ed parece o Darth Vader no mundo do Harry Potter.









Elijah Ballard

Trata-se do protagonista do mangá Eden: It’s na Endless World! de Hiroki Endo.
A acção decorre num futuro onde uma uma pandemia viral eliminou 15% da população mundial e mutilou uma outra parte.
No início são introduzidas as personagens Ennoia Ballard e Hannah Mayall a viverem juntos numa ilha chamada, Eden. Depois a história dá um salto de 20 anos e é aí que Elijah, o filho deste casal, surge em cena.
O seu pai Ennoia tornou-se um poderoso barão da droga na América do Sul e a sua mãe, juntamente com a sua irmã são raptadas quando os três abandonavam Ennoia.
A história debruça-se na sobrevivência de Elijah neste mundo caótico, que a dada altura se vê obrigado a juntar-se a um grupo de mercenários e a tornar-se um assassino. Tudo isto nunca esquecendo o seu objectivo principal de vida, salvar a mãe e irmã que são mantidas vivas para servirem de ameaças ao seu pai, Ennoia.
A série inspira-se muito em mitologia gnóstica e é composta por 18 volumes editados entre 1998-2008.
O seu apelido, aparentemente, é uma homenagem ao escritor de ficção científica JG Ballard.






Hatake
Kakashi



Não é que o trio principal da série Naruto não seja castiço. Naruto, Sasuke e Sakura são três personagens distintas de quem se gosta facilmente. Porém, para mim, Kakashi foi a primeia Grande personagem a surgir. Outros se seguiriam, mas Kakashi foi o primeiro, ninguém lhe tira isso.
Nunca revelando a sua cara (aparentemente ele é belíssimo) e com um olho tapado, Kakashi entra na história quando vai treinar a equipa de Naruto (os três mencionados acima). Sabemos que Kakashi é um excelente ninja, mas de resto tudo está envolto em mistério (nem a cara lhe conhecemos) e ao longo da história esses pormenores vão sendo revelados como quando descobrimos porque tapa o olho.
É uma personagem com bom humor e gosta tanto da arte ninja como de ler. Nunca treinou ninguém pois chumbou todos os alunos após a primeira lição que consiste à primeira vista em tirarem-lhe um pequeno sino. Nestas alturas aproveita para ler o seu mais recente livrinho. Sim ele lê e luta ao mesmo tempo...classe. Claro que Naruto e companhia passaram no teste que no fundo era uma lição para trabalharem em equipa.
Naruto é da autoria de Masashi Kishimoto é uma das séries que mais vende no mundo editada desde 1999 (mas o primeiro saiu em 1997) e continuando a ser editado actualmente. Originou uma série e filmes de animé também.

SPOILERS

Sobre o olho tapado de Kakashi. Um grande amigo seu que morreu pertencia ao clã Uchiha (o de Sasuke) e este povo é possuidor de um poder que se manifesta nos olhos, o chamado Sharingan. Antes de morrer deu a Kakashi um dos seus olhos para este transplantar para si.
O Sharingan possui várias habilidades e vai evoluindo à medida que o utilizador melhora o seu uso. Uma das suas técnicas mais conhecidas é que consegue imitar qualquer golpe que observa. Normalmente o clã Uchiha nunca usa o sharingan desta forma, mas Kakashi sim e isso valeu-lhe a alcunha do Ninja Copy Cat.









Killy

Killy é o protagonista do mangá Blame! (pronunciar Blam) de Tsutomu Nihei. Ao todo são 10 volumes editados entre 1998-2003. Em 2005 foram lançados 6 episódios de animação na net e ao dvd que foi posteriormente lançado adicionaram um sétimo.
A acção desenrola-se em The City situada numa versão tecnologicamente muito evoluída do nosso mundo. Estamos portanto perante mais um universo cyberpunk estilo há semelhança do steampunk amplamente explorado em mangá.
A missão de Killy é encontrar alguém que possua o Net Terminal Gene que consiste num marcador genético que permite aos humanos acederem à Netsphere, uma rede computacional de controlo de The City. Este mundo é povoado, além dos humanos, por transhumanos e cyborgs.
A sua arma de escolha é um Gravitational Beam Emitter capaz de criar sérios estragos na Megaestrutura (barreiras quase impenetráveis que protegem The City).










Notas:

- Algumas informações foram pesquisadas na wikipédia;
- Devido a razões de facilidade algumas imagens dos animés serão utilizadas ao invés das dos mangás.

4 comentários:

ψ Psimento ψ disse...

Bem, já consegui resolver o problema do vídeo lá no blog, quando quiseres já podes dar uma espreitadela.

Respondendo à tua pergunta, o Shun é das minhas personagens de anime preferidas porque sempre achei piada à forma com que luta usando as correntes e porque de todos os colegas de bronze, acho que é o mais original. Contudo, não há nada no personagem com que me identifique pelo que sei, sem sobra de dúvidas que prefiro a Mai. Além disso, o Shun é bonsinho de mais. Neste grupo obviamente que o meu voto foi para ele. Quanto às questões da dobragem não foi "confusão" foi mesmo censura. O Japonês tem pronomes muito bem definidos para nos referirmos a alguém do sexo masculino e alguém do sexo feminino que era impossível serem confundidos nas dobragens. A aparência dele até pode enganar, agora quem faz uma dobragem está minimamente dentro do assunto. O que se passou foi que na altura os responsáveis pela dobragem tiveram medo que figuras tão androgenas e efeminadas pudessem confundir a cabeça das criancinhas..... É a ridículo mas é a pura verdade, deviam ter medo que os rapazinhos começassem a vestir rosa, a deixar crescer o cabelo ou a abanar a anca, não sei... E o Shun não fui a única vitima, que o digam "a Aphrodite" "a Misty" ou mesmo "a Mestra Mu".... Felizmente, numas dobragens mais recentes para o canal animax a situação foi alterada.

De Ikki Tousen já falei, curiosamente não me lembro muito bem desta personagem em particular.
Quanto ao Edward e ao Kakashi, também simpatizo mas não por aí além. Os restantes desconheço.

Um abraço

Loot disse...

Obrigado pela correcção já alterei essa parte :)

Esta personagem do Ikki Tousen pelo nome faz-me sempre lembrar o cavaleiro do dragão. Mas acho que não é das principais.

O Kakashi é das minhas favoritas em Naruto.
De resto há aqui mangás que quero bastante ler, como o Lone Wolf, Éden e Blame!


Abraço

Loot disse...

Isto das dobragens lembrou-me que alguns personagens de animé masculinos são por norma dobrados por mulheres. Não é que tenham uma voz feminina, mas tenho ideia que acontece, nomeadamente com o Kenshin, mas posso estar enganado.


Em relação ao Shun então havia segundas intenções. É pena, mais valia que fosse engano.
E logo em mangá que há tantos personagens andróginos até há testes na net para ver se conseguimos adivinhar qual o género de determinada personagem.

Uma coisa que pode não ter ajudado foi o irmão do Shun ter namorado com uma rapariga idêntica ao Shun só que loira...alguém disse incesto? :P

rui alex disse...

"fear his wrath.
the wrath of lone wolf and cub, assassin."