quinta-feira, dezembro 01, 2011

Torneio de Personagens de BD Asiática: Grupo VII

Unchō Kan'u

Kan'u é a úlltima personagem de Ikki Tousen a participar no torneio. Pertence à academia Seito e é aluna do terceiro ano. Com este torneio já vi que existem pelo menos duas séries que consistem em ter alunos (mais alunas) de escolas a lutarem entre eles (mais elas). Deve ser do uniforme.
É considerada a guerreira mais poderosa da região de Kanto. Luta com uma Guan Dão, a Blue Dragon Crescent Blade e uma espada a Kusanagi.
Acredita que o seu destino é morrer a proteger Gentoku Ryuubi por quem está terrivelmente apaixonada. Sim Ryuubi é uma mulher, ou seja, este animé parece-me cada vez mais o paraíso de fantasias masculinas. Tenho mesmo de lhe dar uma oportunidade.
Já agora Kan'u também acredita que um dia será morta por Shimei Ryomou (que se encontra no grupo 3 do torneio para quem estiver interessado).







Son Gokū

Son Gokū foi inspirado em duas personagens. Uma deles Tanton o protagonista da curta Dragon Boy do mesmo autor Akira Toriyama. O outro é Sun Wukong personagem de Journey to the West uma novela do séc. XVI de Wu Cheng'en. Sun Wukong é um rei macaco que tem a capacidade de se mascarar de humano excepto a sua cauda. As semelhanças começando no nome são notórias.
A início Gokū surge como um humano diferente. A sua cauda e incrível resistência e força faziam-no sobressair dos demais. Foi adoptado e treinado pelo seu avô Son Gohan que mais tarde se saberia ter morrido pelas mãos de Gokū quando este numa noite de lua cheia se transformou num enorme macaco e acidentalmente o matou. Mais tarde prestará homenagem ao avô dando-lhe o seu nome ao seu primeiro filho.
No início faz parelha com Bulma em busca das 7 bolas do dragão que quando reunidas permitem a realização de um desejo.
Em Dragon Ball Z quando Gokū é já um adulto e pai de filhos. Toriyama decidiu, ao introduzir aliens, alterar a sua origem de humana para a de uma raça apelidada de Sayans. Em Dragon Ball Z as bolas do dragão ainda assumem alguma importância a início mas com o tempo acabam por cair para um plano secundário onde são apenas encontradas para ressuscitar amigos mortos em combate.
É de todas as personagens a única a ser capaz de atingir todas as transformações de um Sayan. No final da saga do Cell era suposto ser substituído pelo filho que se tinha tornado mais poderoso mas depois esta decisão foi revogada. Na continuação de Z a sua presença mantém-se constante e mesmo não superando o filho após o seu “treino” com o Elder Kai acaba por ser o grande responsável pela derrota de Buu.
No Dragon Ball GT regressa ao estado de criança, e a série continua a focar-se nele que volta a assumir o estatuto de personagem mais poderosa ao se transformar em Super Sayan 4.
Son Gokū sempre foi um jovem de coração puro e inocente. Muitas vezes era tão ingénuo e crédulo que outros se aproveitavam disso. Nunca se deixou corromper pelo mundo e manteve sempre uma postura de altruísmo na vida. É um guerreiro incrivelmente dotado e conseguiu transformar muitos inimigos em companheiros de batalha. Tornou-se uma personagem clássica e foi uma das grandes influências na criação por exemplo de Uzumaki Naruto.
É sem dúvida alguma o coração de Dragon Ball.
Ao escolher um vídeo para colocar apeteceu-me recordar uma batalha no último torneio que decorre em Dragon Ball entre Goku e Tien. Adoro quando Tien pensa que já venceu e Goku surpreendendo tudo e todos tira a camisa e botas que pesam uns valentes quilos.


parte 2; parte 3










North No. 2


Surge no primeiro volume de Pluto de Naoki Urasawa. Do qual já falei aqui.
No primeiro volume existe uma curta história dedicada a um dos robots mais marcantes desta saga, este.
Este robot escocês, juntamente com Atom (Astro Boy) é um dos sete magníficos, os mais poderosos robots da Terra.
É um robot militar que combateu na 39º guerra central da Ásia, após a qual decidiu começar uma nova forma de vida tornando-se mordomo de um famoso pianista cego. Este pequeno momento dedicado a North No. 2 e que explora o desenvolvimento entre a sua relação e a deste pianista amargurado pelo tempo é de uma beleza notável e que mostra que os robots também podem sonhar ou ser atormentados pelo passado, é fantástico.
Robots mais humanitários que um ser humano, um cientista que tentou criar a inteligência artificial perfeita, um crime escondido e um urso de peluche que aparenta estar por detrás de toda a conspiração, são alguns dos ingredientes desta grande obra, que não me cansod e referir que é absolutamente imperdível.








Ōzora Tsubasa

Tsubasa é o jogador de futebol ficcional mais conhecido do mundo do mangá. É um prodígio com a bola desde muito cedo o que lhe valeu a alcunha de Soccer no Moshig (criança do futebol enviada pelos céus).
A história tem início com a sua chegada a Nankatsu. Uma nova cidade, uma nova escola. A razão desta mudança prende-se com o facto de a sua antiga escola não ter equipa de futebol. A mãe sempre lhe deu força na sua paixão, até porque quando era mais novo foi graças a uma bola de futebol que se salvou num atropelamento, com esta protegendo-lhe o corpo do impacto. É daqui que vem a mítica frase de Tsubasa: “A bola é nossa amiga”.
Logo na sua primeira visita à cidade encontra Ishizaki Ryo da escola de Nankatsu a discutir com os alunos de Shutetsu sobre quem deve jogar no campo. É aqui que Tsubasa encontra pela primeira vez duas personagens que viriam a ser dois dos seus melhores amigos. O já mencionado Ryo e o famoso guarda-redes Wakabayashi Genzo.
Mais tarde iriam participar na mesma equipa concorrendo ao campeonato nacional. A eles juntar-se-ia outro elemento fundamental, Taro Misaki com quem Tsubasa formaria o duo dourado.
A primeira vez que é visto a jogar por Roberto, um antigo jogador brasileiro e amigo do seu pai, capta logo a sua atenção e rapidamente este se torna o seu mentor.










Phoenix Ikki



Finalmente surge o meu cavaleiro favorito de Saint Seiya.
Ikki é o irmão mais velho de Shun que foi no seu lugar para a Death Queen Island. O seu treino foi um verdadeiro inferno e por isso ao conseguir ganhar a armadura da Fénix regressa para executar a sua vingança a Mitsumasa Kido o responsável (já falecido) por Ikki e os restantes órfãos terem sido enviados nestas missões para se tornarem cavaleiros de bronze.
Quando surge é o primeiro vilão da aventura, para espanto do seu irmão. No entanto após a sua derrota Ikki volta à razão e a partir daqui torna-se uma ajuda constante.
É um lobo solitário e por isso não costuma estar junto a Seiya, Shiryū, Hyōga e Shun. Porém sempre que estes cavaleiros se encontram em perigo, lá surge Ikki para os defender. O que fez com que ganhasse a reputação do cavaleiro mais forte de bronze. Afinal surgia sempre numa altura em que os outros não conseguiam prevalecer. Veja-se no santuário quando os quatro cavaleiros protagonistas são derrotados em segundos por Shaka cavaleiro do Virgem e é Ikki quem acaba por conseguir o maior de todos os feitos. Fazer com que passassem pela casa de Virgem.
Em termos de personalidade é muito diferente do irmão, mais bruto, severo e frio. Porém no fundo preocupa-se com os seus amigos, principalmente com o irmão que sempre protegeu desde pequeno.
A sua constelação providenciou-o com algumas das habilidades mais interessantes na saga. Enquanto os restantes cavaleiros de bronze necessitam de uma grande quantidade do sangue de um cavaleiro para reparar as suas armaduras a de Ikki repara-se sozinha, tal como uma Fénix que renasce das próprias cinzas.
Melhor ainda é que Ikki também ganhou essa habilidade. Sempre que é morto na série acaba por regressar da morte, nem Hades o conseguiu manter lá embaixo, e sempre que o faz regressa mais forte ainda o que só contribui para o tornar um adversário ainda mais temível.
O seu signo é o Leão e já usou numa ocasião a armadura de ouro que lhe é correspondente.
No vídeo que vou deixar, Shun está a ser atacado pelo cavaleiro de fogo (algo assim) e das chamas que o atacam renasce Ikki para o salvar. Acho que é a primeira vez que Ikki renasce na série e o vídeo começa precisamente nesse momento.










Munsu


Munsu é o protagonista de Sinamhaengeosa escrito por Youn In-wan e ilustrado por Yang Kyung-il. Num torneio dominado por personagens de BD oriundas do Japão surge agora pela primeira vez uma personagem de BD sul coreana, uma personagem de manhwa.
Na realidade mangá e manhwa são apenas palavras para designar BD nos respectivos países, mas os estilos de BD destes dois países começaram a ser associados, pelo menos no ocidente, a essas duas palavras.
Foi editado entre 2001 e 2007 na Coreia e também no Japão com o nome Shin Angyō Onshi. Um filme de animé foi lançado em 2004.
A acção desenrola-se em Jushin, terra construída há imagem de uma Coreia Feudal. Em Jushin existem agentes secretos governamentais chamados de amheng osa cuja missão é a de procurar e castigar oficiais corruptos.
Munsu é precisamente um membro desse grupo. A maioria do povo imagina estes agentes como sendo justos e verdadeiros heróis. Mas Munsu entra mais no campo do anti-herói, usando por norma excessiva violência e tortura no seu método de trabalho.
No entanto Munsu teve um acto de extremo altruísmo no passado, tentando transferir para ele uma maldição sofrida pela sua amada Kye Wol Hyang. Infelizmente não correu bem e os dois passaram a sofrer do mesmo mal. Para aliviar os sintomas Munsu usa um inalador ao pescoço, pois os sintomas desta maldição são similares aos da asma.











Notas:

- Algumas informações foram pesquisadas na wikipédia;
- Devido a razões de facilidade algumas imagens dos animés serão utilizadas ao invés das dos mangás.

4 comentários:

Ruca! disse...

fosga-se goku e tsubasa em despique. que dilema, mas voto tsubasa pq sei que o goku vai ganhar a rir.

Loot disse...

Percebo e fiz o mesmo com outra personagem. O Goku nem precisa de se esforçar eu sempre apostei nele para ser o vencedor no fim.

Abraço

ψ Psimento ψ disse...

Oh para mim a votar numa personagem de Ikki Tousen. Já afirmei aqui que não é dos meus animé preferidos mas a Kan'u era definitivamente a que eu gostava mais pela postura e pelo poder. Curiosamente escapou-me o facto de ela estar apaixonada por outra rapariga.Só tenho um apontamento a fazer, o animé não é o paraíso das fantasias masculinas, até pode ser da maioria, mas as minorias também têm voto na matéria :p Pessoalmente sempre achei curioso que as personagens femininas ficavam quase despidas no decorrer das batalhas mas a roupa dos (poucos) personagens masculinos permanecias sempre inteira e composta. :p

Claro que gosto do Goku mas como ele vai ganhar de certeza não lhe vou dar o meu voto. Tsubasa conheço mas sempre me foi meio indiferente. O Ikki curiosamente de todos os cavaleiros de bronze deve ser o que eu menos gosto, assim como o Shiriyu.

O restantes fazem parte da minha vasta ignorância.

Abraços

Loot disse...

eheh é justo e bem-visto.
Mas os homens também costumam ter sempre tudo no sítio na BD. Mas sim Ikki Tousen é claramente dirigido a um determinado de público e por isso é que só há um género que vai perdendo a roupa ao longo do episódio lol.


Ah e o Ikki é altamente :P

Abraço