domingo, fevereiro 27, 2011

Torneio de Personagens de BD Europeia: Grupo VII

Spirou


Foi criado por Rob-Vel para a edição da revista “Le Journal de Spirou” em 1938. No início era um operador de elevador no hotel Moustique.
Em 1939 criaram o seu fiél animal de estimação, um esquilo chamado Spip. A escolha do animal será certamente derivado do nome de Spirou que significa esquilo.
A editora Dupuis que publicava Spirou, comprou em 1943 os direitos da personagem ao autor. Por isso ao contrário de Tintin ou Astérix, foram inúmeros os artistas que o trabalharam.
O primeiro autor a surgir após a compra da personagem, foi Jijé que criou o despistado Fantasio, o fiel parceiro de Spirou. Mas seria passado dois anos que surgiria aquele cujo nome ficou mais associado a esta obra, André Franquin que viria mais tarde a criar o Marsupilami e o, também participante no torneio, Gaston Lagaffe.
Com Franquin as aventuras de Spirou mudaram imenso, estes dois jornalistas iriam envolver-se nas mais loucas aventuras. Apesar de Spirou ser um jornalista manteve sempre como imagem de marca o seu primeiro fato vermelho de operador de elevador.
Foi escrito por mais autores, Fournier abordou temas políticos, Yves Chaland regressou ao passado com a personagem e Tome e Janry seguiram as pisadas de Franquin.
Sejam quais forem os seus autores, desejo longa vida às incríveis aventuras de “Spirou et Fantasio”.





Isa



Isabeau é, juntamente com Adèle Blanc-Séc, uma das personagens femininas mais fortes que conheço na BD europeia. Foi criada por François Bourgeon e é a protagonista da série “Les Passagers du vent” que contém seis histórias ao todo e decorre durante o séc. XVIII.
Órfã de mãe e com um pai e irmão ausentes viveu em criança muitos anos sem a presença da sua família. Quando o seu pai regressou para a buscar, Isa e a sua melhor amiga, Agnés, decidiram pregar-lhe uma partida. O seu pai já não a via há alguns anos e Isa acreditava que se ela e a amiga trocassem de roupas ele não notaria diferença. Assim foi, o problema é que Agnés nunca revelou a verdade e partiu com o seu pai no seu lugar, deixando uma vida de pobreza para trás e abraçando um novo mundo. A nova vida de Isa não seria fácil e ela não esqueceria isto facilmente.
Mais tarde volta a reencontrar Agnés tornando-se a sua aia e é nesta fase, durante uma viagem num navio, que o 1º volume tem início. É neste navio que conhece o marinheiro Hoel, por quem se apaixona.
Isa é forte e destemida. Sabe usar a sensualidade que lhe é característica em sua vantagem, e tem uma mentalidade muito à frente da dos seus contemporâneos.
É conhecida pelo seu rigor histórico nomeadamente na representação dos inúmeros navios, um trabalho magnífico do autor.




Thorgal

Voltamos Jean Van Hamme e Grzegorz Rosiński, agora com outra das suas criações, uma das mais famosas, Thorgal. Foi editado pela primeira vez em 1977 na revista Tintin.
Thorgal foi criado por Vikings mas é na realidade filho de extraterrestres que, devido a problemas, se despenharam no nosso planeta. Apesar de ser de outro mundo Thorgal tem a aparência exacta de um humano, sem qualquer tipo de diferenças e sendo até capaz de procriar com a nossa espécie algo que faz com a sua mulher Viking, Aaricia. Como disse Thorgal é igual a nós, mas o seu filho Jolan nasceu com poderes misteriosos sendo capaz de desintegrar objectos. Claramente algo que herdou do pai.
É uma série que vale muito a pena, polvilhada com grandes aventuras. Van Hamme e Rosiński continuam a provar porque são dois dos grandes nomes da BD europeia.





Red Dust


Red Dust vem finalizar as personagens do velho oeste que estão nomeadas. Foi criado por Michel Greg e Hermann Huppen e é uma personagem da série “Comanche”. Hermann abandonou a série após o 10º volume por divergências com o escritor e foi substituído por Michel Rouge. A partir do volume 15 voltaria a sofrer alterações começando a ser escrita por Rodolphe Daniel Jacquette.
Comanche é a proprietária do rancho 666 situado em Wyoming. Certo dia surgiu um misterioso Cowboy de nome Red Dust. Contratado por Comanche, começa a trabalhar como capataz em 666. Juntos irão passar por muitas peripécias.



Nota: Algumas informações foram retirados do site da wikipédia.

Sem comentários: