sábado, fevereiro 19, 2011

Torneio de Personagens de BD Europeia: Grupo III

V


O V já foi amplamente falado no torneio anterior e por isso não me voltarei a debruçar sobre o mesmo.

Vou apenas voltar a explicar o porquê da sua inclusão nos dois torneios, para quem não seguiu o torneio passado.
"V For Vendetta" é uma BD da autoria de Alan Moore e David Lloyd que foi originalmente editada pela "Quality Comics" em Inglaterra. Na sua génese V é uma personagem Europeia.
Porém a BD foi cancelada e posteriormente os seus direitos foram comprados pela DC Comics que editaria, a cores, a BD completa. Em termos legais V é actualmente uma personagem norte-americana e há que dar valor à DC comics por nos ter proporcionado a história completa.
Como V foi nomeado para ambos os torneios não vi razão para não o deixar participar, afinal de contas isto é um blog e ninguém leva prémios para casa.





Obélix


Obélix é daqueles que certamente dispensam apresentações. Este gaulês saiu das mentes de René Goscinny e Albert Uderzo e surgiu pela primeira vez em 1959 quando saiu o primeiro volume de Astérix, "Astérix O Gaulês".
É o melhor amigo de Astérix e uma das personagens mais cómicas da série.
Quando era miúdo caiu no caldeirão de Getafix, nesse caldeirão o druida encontrava-se a preparar a sua famosa poção que concede temporariamente super força àqueles que a beberem. Devido a este pequeno acidente Obélix adquiriu os poderes da poção permanentemente e ao contrário de Astérix nunca precisa de a beber, facto que o incomoda severamente, pois está sempre a pedir para o deixarem fazer.
Conhecido pela sua força, bravura, ódio aos Romanos e obviamente a sua fome. Obélix está sempre ponto para caçar javalis.
É um grande amigo e Astérix pode em qualquer altura contar com ele, mesmo quando está a meio de um javali...espero eu.





Dupont et Dupond


Estes são os famosos gémeos detectives saídos da mente de Hergé e transportados directamente para o universo de Tintin. Apesar de os seus apelidos serem diferentes já foram apelidados de gémeos nos livros e uma vez que são absolutamente idênticos e apenas se conseguem distinguir pelo bigode, poucas dúvidas haveriam de tal facto.
São dois detectives consagrados mas muito trapalhões que estão sempre na pista errada, tal como o bom Inspector Gadget. Não fosse Tintin e os crimes não eram resolvidos. São portanto duas personagens que proporcionam alguns dos momentos mais cómicos nestas aventuras.
Surgiram pela primeira vez em 1932 em “Cigarros do Faraó”.





J'on


“Le Grand Pouvoir du Chninkel” é uma BD da grande dupla, Jean Van Hamme e Grzegorz Rosinski.
Curiosamente esta aventura decorre num universo fantasioso ao estilo de um “Senhor dos Anéis”, mas as grandes referências durante o desenvolvimento da história são relacionadas com a História judaico-cristã.
J’on, o protagonista, é um Chninkel (uma raça de pequenas criaturas), que apenas quer levar uma vida calma e encontrar uma Chninkel fêmea com quem possa fornicar. Os seus planos são severamente alterados quando U'n, o criador do Universo, lhe concede tal qual a Jesus Cristo, uma grande missão em seu nome.
Neste planeta existe uma terrível guerra entre três raças, onde os seus respectivos líderes são conhecidos como os três imortais. Ao pé destes J’on sente-se uma pequeno insecto fraco e miserável, mas supostamente não tem nada a temer pois U'n dotou-o de um grande poder para cumprir esta missão, o problema é que J’on ainda não descobriu que poder é esse.
Para os fãs de “2001 Odisseia no Espaço” posso adiantar que o famoso monólito faz uma aparição em todo o seu esplendor e glória.
Trata-se de uma história única dividida em três volumes na edição da meribérica. Se a encontrarem à venda deve estar a um preço muito apetecível (não mais de 3€ por volume), é de aproveitar.
Existe também uma edição, a preto e branco, em formato manga.


Nota: Algumas informações foram retirados do site da wikipédia.

2 comentários:

ArmPauloFerreira disse...

Realmente o V estava no torneio americano mas conforme bem explicas, como é uma personagem nascida na Europa... cá está ele com mérito e o mais potencial vencedor neste round e talvez mais até.

Loot disse...

Tá complicado o Obélix não está a facilitar :P

Eu também pensei que ia longe depois dos bons resultados que teve no outro torneio. Quase chegava à final.