
Zep é um dos artistas que mais destaque tem tido na BD humorística editada em França. Recentemente foi editado pela ASA o seu "Happy Sex", sim porque sexo é algo que faz parte do humor deste artista e que está muito presente nas histórias de Titeuf também, mesmo que usado de uma forma diferente, usando o ponto de vista mais inocente da criança.
Continua a ser editado desde 1992 e é das séries de BD que mais vende em França.
Titeuf é um rapaz malandro e curioso. Juntamente com os seus amigos está sempre com alguma ideia pronta a realizar e felizmente não tem papas na língua, presenteando-nos sempre com umas tiradas cheias de humor, ora vejam:


Major Alvega

Alvega era um dos melhores pilotos de aviação da “Royal Air Force”, a força aérea britânica.
As suas aventuras decorrem durante a segunda guerra mundial, durante as quais chegou a defrontar Hitler e Mussolini.
Esta personagem foi criada em 1956 por Mike Butterworth e Geoff Campion e editado pela Albion Comics. O seu nome verdadeiro é Robert Britton e as suas aventuras, no original, são conhecidas por "Battler Britton - England's fighting ace of land, sea and air". Em 2007 foi editado pela Wildstorm uma nova aventura deste herói, agora pelas mãos de Garth Ennis e Colin Wilson.
Esta BD alcançou um sucesso considerável em Portugal nos anos 60/70: Por esta altura imperava o Estado Novo, que assumindo uma política nacionalista forçou a mudança da nacionalidade da personagem para este ter descendência portuguesa. E assim Robert “Battler” Briton ficou a ser conhecido em Portugal por Jaime Eduardo de Cook e Alvega, inglês pelo lado da mãe e português pelo lado do pai (mais especificamente ribatejano).
Axle Munshine

Axle foi banido do seu planeta por ter atravessado o mundo dos sonhos, o que constitui uma grave ofensa para o seu povo. Desde esse dia tem vindo a percorrer o universo em busca da mulher que ama, Chimeer e que conheceu nos seus sonhos. Durante a sua aventura é acompanhado de Musky, quem ele pensa ser um rapaz mas que é na realidade uma jovem mulher apaixonada por ele.
A ironia é que se suspeita que Musky e Chimeer são a mesma pessoa, mas Axle não sabe porque Musky só envelhece quando ela assim o decidir fazer. Isto dá uma nova força à frase “procurar algo que está mesmo debaixo do nosso nariz.
Nikopol

Alcide Nikopol é a personagem principal daquela série que é conhecida por “A trilogia Nikopol”, dividida como o próprio nome indica em três partes: La Foire aux immortels, La Femme piège e Froid Équateur.
O enredo decorre numa França futurista, mas especificamente no ano 2023. Nikopol é um ex-presidiário que regressa após ter estado encarcerado durante 30 anos, felizmente esteve preso num estado de criopreservação, à semelhança do “Homem Demolidor” com Sylvestre Stallone.
Apesar de não ter envelhecido, o mundo para o qual regressa não é mais o mesmo que aquele que ele deixou. França encontra-se agora sob uma ditadura fascista, poucas coisas podiam ser piores.
Um filme baseado nesta história, "Immortel" foi realizado pelo próprio autor.
Nota: Algumas informações foram retirados do site da wikipédia.
Sem comentários:
Enviar um comentário