quarta-feira, outubro 24, 2012

Vingadores: Confiança Mundial e Zona Vermelha

Decidi juntar num post o volume 6 e 7 da colecção "Heróis Marvel" porque ambos são dedicados à fase dos Vingadores escrita por Geoff Johns.


O volume "Confiança Mundial" contém a história que dá nome ao livro e que consiste na compilação  dos comics #57-60. O resto é dedicado ao Visão, uma mini de quatro números da série "Avengers Icons", também da autoria de Johns. Provavelmente nem iria criticar a inclusão desta mini, no entanto, pelas minhas andanças blogoesféricas, deparei-me com uma justificação para a sua inclusão algo estranha. Um dos responsáveis disse que o material de Johns nos Vingadores não era suficiente para encher os dois volumes e daí a inclusão da mini do Visão. Ora tal é falso, Johns esteve ao leme dos Vingadores do número 57 ao 76. Não tenho problemas nenhuns com a inclusão da mini do Visão, gosto do herói e aproveitei para o conhecer melhor, o que não faz sentido é a razão dada para a sua inclusão, há alturas que é preferível o silêncio.

Em "Confiança Mundial" os Vingadores deparam-se como uma ameaça global. Estes são dos heróis mais poderosos na Terra e faz sentido que os problemas que enfrentem sejam de grande magnitude. Johns deu também muita atenção a um lado político destas aventuras, o que faz todo o sentido quando falamos de um grupo que pretende ser "o" grande protector da Terra. Os Vingadores são também os heróis amados pelo povo ao contrario dos discriminados X-Men. É natural que alianças políticas surjam a esta equipa ao contrário da segunda. Nesta aventura, quando capitais mundiais começam a desaparecer juntamente com os seus líderes políticos, o povo vira-se precisamente para os Vingadores, que se vêem pela primeira vez na posição, temporária, de líderes mundiais.

Em relação ao arco do Visão é uma viagem ao passado, uma história sobre um pai e um filho, que não sendo uma grande aventura é um grande momento para a personagem, que é muito mais que um robot.



Em relação ao volume "Zona Vermelha", que reúne os números de #61-62 e #64-70, foi de longe o meu favorito, a história é muito mais aliciante que a do volume anterior. Desta vez os Vingadores estão fora do seu jogo habitual e enfrentam uma epidemia viral. É muito interessante ver esta equipa a resolver um problema, que para variar não tem solução a partir de socos e pontapés. A intriga por detrás disto é também bastante bem construída, há mistério, traição, enfim uma das grandes aventuras desta equipa.

Esta atenção ao lado político em "Zona Vermelha" - A mansão dos Vingadores é considerada território soberano pelas nações unidas - fez-me lembrar os "Ultimates" de Mark Millar e isto é num grande elogio.

Em termos de desenhos, também prefiro o segundo volume que conta com o grande Gray Frank, Ivan Reis (também a cargo da mini do Visão) e Olivier Coipbel. Reis continuou a trabalhar com Johns quando este passou para a DC Comics. Apesar de preferir o traço dos mencionados acima, não desgostei do trabalho de Kieron Dwyer no primeiro volume, simplesmente não é um dos melhores trabalhos dos Vingadores.

Por fim queria só salientar a dupla Iron Man e Black Panther, duas mentes brilhantes e milionárias, que juntos são um sucesso. Panther que por vezes me fez recordar a personalidade de Batman, tal como este a primeira coisa que fez ao entrar nos Vingadores foi analisar os seus colegas e saber como derrotá-los.

2 comentários:

Optimus Primal disse...

"Um dos responsáveis disse que o material de Johns nos Vingadores não era suficiente para encher os dois volumes e daí a inclusão da mini do Visão. Ora tal é falso, Johns esteve ao leme dos Vingadores do número 57 ao 76. Não tenho problemas nenhuns com a inclusão da mini do Visão, gosto do herói e aproveitei para o conhecer melhor, o que não faz sentido é a razão dada para a sua inclusão, há alturas que é preferível o silêncio."

Normal,para quem "pregou" aos 7 ventos internetico que Planeta X era o ultimo volume de Novos X-men,lies are us again.
Fora isso tambem gostei dos tpbS mesmo faltando o volume final e o Cross com Thor.

Loot disse...

Viva Optimus

já não me lembro onde encontrei essa informação, devia ter tido mais atenção :S

Os volumes são bons, principalmente o segundo. Todos nós faríamos escolhas diferentes fossemos nós a editar, por isso até não costumo implicar com isso. Só estranhei realmente esta desculpa quando a encontrei e por isso fiz menção.

Obrigado pelo comentário.

abraço