domingo, outubro 21, 2012

Bronenosets Potyomkin (O Couraçado Potemkin)


O nosso cinema é, antes de mais, uma ferramenta para o que é a sua actividade fundamental - exercer influência nas pessoas, e reeducar.

Sergei M. Eisenstein


Máxima do Cinema de Eisenstein que desde cedo explorou. Prova disso é este "O Couraçado Potemkin" de 1925 e o segundo filme do realizador.

O filme relata os acontecimentos resultantes do motim que ocorreu a bordo do navio Russo Potemkin em 1905. A baixa moral da tripulação e as más condições a que estavam sujeitos levaram os marinheiros a um estado de tensão demasiado grande que rebentou quando os oficiais ameaçaram matar alguns membros da tripulação por estes se recusarem a comer a carne enviada (já podre e infestada de vermes). Os verdadeiros factos sobre esta última parte não são totalmente claros, mas são a forma que Eisenstein escolheu para contar esta história.

Muitas vezes vemos um filme e ficamos impressionados com a forma como este nos influenciou em relação a determinadas personagens ou cenas. Eisenstein, juntamente com outros colegas, aprofundou isto muito bem já nos anos 20. Neste filme, por exemplo, o realizador estudou as potencialidades da montagem, editando o filme de forma a influenciar a emoção das pessoas, direccionando e aumentando-a. É fácil aperceber-nos que é suposto sentirmos simpatia pelos rebeldes e repulsa pelos oficiais durante todo o filme. Tudo isto acabaria por conquistar-lhe o título de um dos maiores filmes de propaganda da história do Cinema, e a fim de manter essa relevância Eisinstein manifestou o desejo de que a banda sonora fosse modernizada de 20 em 20 anos.


Na altura chegou a ser censurado em alguns países, pela violência nele contida. Ainda bem que o realizador não se conteve, a cena em questão é uma das mais poderosas que vi. Falo da célebre cena que retrata um massacre nas escadas de Odessa, quando o povo fugia desalmadamente dos soldados que os perseguiam.  A cena em que a mãe volta para trás em busca do filho é de uma intensidade esmagadora. E novamente a edição das cenas é sublime, e prova da importância que "O Couraçado Potemkin" viria a ter na sétima arte. Apesar de terem ocorrido distúrbios em Odessa esta cena em si é fabrico do realizador e teve um impacto tal que muitos ainda hoje consideram-na como verdadeira.

O final é um daqueles casos que ganha ainda mais peso e significado sabendo que se trata de uma história real. Mesmo tratando-se de uma situação diferente fez-me lembrar a moral em que se encontrava o povo Russo durante as invasões napoleónicas, tão bem descrita por Tolstói em "Guerra e Paz", e que foi um dos grandes factores, senão o maior, para a vitória dos Russos sobre os franceses.


Agora que muito se fala no "Plano Nacional de Cinema" dei por mim a pensar que este seria uma excelente escolha a ter incidido no mesmo. "O Couraçado Potemkin" é um filme que poderia ser aprofundando de diferentes formas nas escolas, seja pela via da importância da montagem, da influência no Cinema, ou até a nível da disciplina de História (ainda que esta matéria não esteja no programa dessa disciplina, não deixa de ser uma situação relevante e possível de encaixar), ou seja, as potencialidades são várias. Além disto tudo, o filme é excepcional. Fica a sugestão.

4 comentários:

PMF disse...

Este é um filmaço. Agora toca a descobrir mais coisas do Eisenstein :) Também achei na altura de apresentação do plano que não faria mal a inclusão deste filme no mesmo. Mas temo que os seus autores (ou talvez não fossem eles...) pensassem que este tipo de filmes poderia incentivar as criancinhas a pensar demasiado noutras coisas para além do cinema. Boa recomendação.

Abraço

Loot disse...

ahah bem lembrado, se é para manter a segurança nas escolas então está bem :P

Agora é continuar de "grão a grão", gostei muito deste primeiro contacto com Eisenstein.

Abraço

André Azevedo disse...

Loot,

A seguir tens de ver os dois filmes sobre o Ivan o Terrivel.
São duas autenticas lições de cinema.

Abraço

Loot disse...

Dois filmes já na lista André :)


Abraço