segunda-feira, maio 28, 2012

O Bairro: O Senhor Henri


Já tenho a colecção inteiro de "O Bairro" de Gonçalo M. Tavares. Este fim-de-semana iniciei-me no "Senhor Henri" um homem que tem dois amores na vida e não sabe de qual gosta mais. Um é o absinto e o outro as enciclopédias. Minto, ele sabe de qual gosta mais, aliás o primeiro até faz com que goste ainda mais do segundo.

Passa os dias numa taberna a acarinhar essas duas paixões. Entre copos de absinto (que se devem beber de uma golada só) vai partilhando com quem o quiser ouvir uma inúmera série de factos (que encontra nas enciclopédias) e de pensamentos (que encontra graças ao absinto).

Aqui fica uma amostra do capítulo "O Contracto":


O sr Henri disse: os meus pais não me adormeciam com histórias infantis.
... os mais pais adormeciam-me a ler contratos de arrendamento e outros.
... o meu pai trabalhava num notário que tinha um notário e três homens que ninguém notava.
... o meu pai era um deles.
... o meu pai não tinha tempo para estar comigo e não tinha tempo para reler os contratos que era obrigado a redigir.
... o meu pai aproveitava os momentos antes de eu dormir para me ler alto os contratos e assim verificar erros, e eu cresci a pensar que as histórias infantis tinham sempre dois lados, o lado da direita e o lado da esquerda, dois outorgantes, e que um só dava uma coisa em troca de outra.
... só mais tarde percebi que isto acontecia mesmo na vida real - o dá e recebe - e só nos livros infantis é que se dava algo sem querer receber nada em troca.

Sem comentários: