quarta-feira, maio 23, 2012

AvX: VS #1


O povo pede a Marvel dá. Se há coisa que uma pessoa quer ler num crossover deste género é os Avengers à batatada com os X-Men, o resto é paisagem (OK não é, mas sigam nesta onda). Talvez por causa disto mesmo a Marvel tenha começado a lançar comics dedicados exclusivamente à arte da pancadaria. Não é preciso saber nada da história, só é preciso relaxar e ver como correria o embate entre alguns destes heróis.

Na trama principal arranjaram um artifício para colocar os Avengers e os X-Men à procura da Hope em cinco localizações distintas (ela não está em nenhuma) dando assim a desculpa perfeita para os heróis se encontrarem e libertarem algum stress, uns nos outros. Pelo meio há uns comentários a dar informação e por vezes a tentarem ter piada.

Vou então comentar o número um que juntou o Iron Man contra o Magneto e o Thing contra o Namor.


SPOILERS




Iron Man VS Magneto




Este é um daqueles combates mais esperados, já se tinham encontrado na saga principal, mas o combate foi interrompido. Para quem está mais desligado da BD, pode parecer um confronto nada equilibrado, afinal de contas o homem de ferro contra o mestre do magnetismo tem tudo para correr mal ao primeiro. Mas, quem conhece bem Tony Stark sabe que ele é um génio e um génio com muito dinheiro. Além disso a armadura que ele usa actualmente não é composta por metal, mas antes por nanotubos de carbono (Hey Extremis Power). Não que isto assuste Magneto como ele lhe diz sarcasticamente. O que não lhe faltam é formas de atacar e segurando num prédio de Utopia deixa-o cair em cima de Tony. Claro que Stark pode não ter metal na armadura, mas tem-no no sangue. Poderia Erik Lehnsherr manipular o ferro no seu sangue como já o fez anteriormente? Ou de alguma forma a armadura protege-o com algum tipo de campo anti-electromagnético? De qualquer das maneiras é algo que não é explorado.


A início as investidas de Iron Man não se provam eficazes, mas ele não pode parar de atacar e arriscar um pulso electromagnético (se ele o diz, talvez as suas defesas contra ataques electromagneticos não sejam assim tão boas). Quase sem escolhas opta por canalizar o campo electromagnético de Jupiter (via Satélites) para se tornar momentaneamente ele próprio o rei do Magnetismo (a comunicação com outros equipamentos é-lhe ainda mais fácil desde a saga "Extremis", actualmente Iron Man é um cyborg). A assinatura de um planeta como Jupiter não passa despercebida a Magneto que após sofrer um forte ataque começa também a canalizar forças electromagnéticas de outros planetas enquanto se protege também com uma armadura (grande pinta). E é neste momento que as coisas mudam, Magneto sente um planeta inteiro desaparecer após a passagem da Fénix e o seu coração é invadido por terror. Neste momento Magneto sentiu na pele o poder da Fénix e viu como o seu combate com o Iron Man é tão insignificante.


Tony Stark acaba por sair vitorioso, e não é que lhe fique mal, mas não deixa de passar a sensação que Magneto baixa os braços a dada altura e que até poderá ter mudado de opinião. Por fim, ainda tenta dizer a Tony para ir buscar a sua filha Wanda, pois vão precisar dela. Cá para mim ele tem toda a razão. 

Concluindo, Iron Man vence, mas é uma vitória que não convence. Foi um confronto épico mesmo assim, talvez os dois se tivessem morto um ao outro se continuassem, mas a verdade é que no final parece que o Iron Man está a ficar mais fraco e o Magneto mais forte. Ainda assim é de valorizar a dinâmica de Stark afinal ele podia facilmente ser o underdog e não foi.






The Thing VS Namor



Já tínhamos tido uma amostra deste também, mas agora vem o confronto até ao final (naaa é mentira). São duas personagens, também elas, muito equilibradas entre si. Ben Grimm é um membro dos Fantastic Four mas que ocasionalmente faz uma perninha nos Avengers e Namor, Rei de Atlantis, já foi um Avenger mas está actualmente do lado dos X-Men.


Namor pode ser um arrogante presunçoso, mas ninguém duvida da sua coragem e força. The Thing é mais humilde e adora dar uns valentes socos enquanto troca umas piadolas. E no fundo é isto que aqui temos, um bom momento de porrada com trocas de bocas pelo meio. No final, ainda entra um peixe gigante ao barulho, que Namor tenta usar contra Thing mas onde o feitiço acaba por se virar contra o feiticeiro (quem controla peixes é o Aquaman).

Confesso que quando os vejo cair em água achei que estava tudo perdido para o The Thing, mas não... Grimm acaba por ser o que leva a melhor e claro que é salientado que desta vez ganhou o The Thing, desta vez... Pois se olharem para cima quando Thing sai da água já Namor está a voar, quem sabe se não vem aí o round 2?


Concluindo foi uma luta engraçada muito por causa do Thing que até aproveitou para gozar com o Namor dizendo-lhe que já aprendia que nenhum membro dos FF4 quer casar com ele.

Pessoalmente vejo ambos a poderem ganhar. Daria, no entanto, a vantagem ao Namor em água, faz-me todo o sentido que assim seja. Em terra como o Namor voa também tem essa vantagem, mas de porrada parece perceber o Thing. Quanto a preferências, gosto mais do Thing pois claro, "it's clobberin time" e mai nada.

2 comentários:

Antestreia disse...

Não conhecia esta colecção. Será mais ao gosto dos especialistas do que do leitor de ocasião, mas aguardo mais reviews.

Loot disse...

Olá Nuno.

São pequenos combates que decorrem durante o evento principal que falei aqui: http://alternative-prison.blogspot.pt/2012/05/avengers-vs-x-men-primeiras-impressoes.html

Tens razão, será mais para o fã tradicional ainda assim como não é preciso conhecer nada da história, todos podem ler :)

O próximo post já está pronto meto amanhã ;)

Abraço