terça-feira, abril 02, 2013

Estraga as minhas Leituras


Já tinha mencionado aqui que juntamente com uns amigos criámos um clube de leitura. Quem escolheu o nome inspirou-se no facto de o clube ir arruinar os planeamentos de leitura pessoais que tínhamos. Ainda assim o nome pode levar à ideia errada, bem, agora já está.

A primeira sessão dedicada ao "1984" já aconteceu há uma semana e o saldo foi bastante positivo. Fomos seis pessoas, mas conto que na próxima sejamos mais.

Contudo o post era para aqui falar das leituras planeadas. Já temos uma série de livros, que foram votados pelos membros, para todos poderem comprar com antecedência e que são estes (por ordem de leitura):


- 100 anos de solidão
- Dom Quixote
- Pela Estrada Fora
- O ano da morte de Ricardo Reis
- O Idiota
-O Golpe da misericórdia
- Anna Karenina
- O primo Basílio
- Alice no país das maravilhas


Aqui ficam então as primeiras sugestões.

12 comentários:

Rafael Barbosa disse...

Também hei-de criar o meu um dia eheh Uma óptima forma de cultivar a leitura e de gerar debates interessantes. E vejo que também tu és um frequentador do "Fábulas" :) Bela escolha de sítio.

Cumprimentos,
Rafael Santos
Memento mori

Anita disse...

Boa escolha de nome :D É gira a iniciativa.

Neste momento estou a terminar o "Hobbit". Estou a gostar muito até porque já tinha saudades daquele universo mas a grande questão que não me sai da cabeça é como é que o PJ vai extender aquilo em três filmes. Até tenho medo de espreitar o primeiro :D

Loot disse...

Isto já era um sonho antigo, que agora quase por acidente se concretizou. Aparte de fomentar a leitura, a partilha é algo que acho muito enriquecedor :)

Já agora, por falar no Hobbit, isto lembra-me que a lista de livros escolhida falhou alguns géneros, como a ficção científica. Cada pessoa faz 5 sugestões e depois votam numa. Das minhas quase passou o scanner darkly. Para a próxima só escolhendo todos do mesmo género :P

Anita eu gostei do filme, não ia com grande expectativa, porque não falando mal, poucos falavam bem também, e saí contente. Não li o livro, mas essa é uma preocupação que anda no ar, a de serem demasiados filmes para aquele livro. Mas espreita o 1º, sem medos ;)

Eu estou à espera de receber é o feast of crows. Parei no anterior e depois de uma conversa nosso sobre os próximos volumes, não senti pressa em lê-los :P
Mas está na hora de voltar a Westeros.

Anita disse...

Ou podem sempre eleger um género por mês :p

Tive muita pena de o perder em cinema mas queria mesmo ler o livro primeiro. Já estou quase a acabar...últimas 50 páginas e continuo com receio de espreitar o filme.

Deixa-me adivinhar sem tentar dar spoilers para os próximos 2: 1h de filme com o Gandalf e o Bilbo, mais 1h com a apresentação dos anões, 30m com os elfos e termina com a entrada nas minas. Adivinhei?

Sim...não sintas pressa. O encanto começa a perder-se infelizmente. Muita, muita palha. O último livro então, custou-me mesmo a terminar... E no que diz respeito à série e a nova temporada, estou de acordo com a Syrin, começou mal :p

Loot disse...

Eu ainda não vi o novo episódio mas sei que eles gostam de começar no primeiro a mostrar uma série de personagens e a avançar pouco na história, já na 2º foi o mesmo, vamos ver o que vem para a frente, porque o storm of swords tem mto material de qualidade.

Quando ao hobbit - SPOILERS - quando dizes as minas referes-te a onde vivem os Goblins? Essa parte entra neste e o Bilbo já encontra o Gollum e fica com o anel. Termina com todos a salvarem-se graças aos pássaros do Gandalf :P

Eu percebo e concordo que se deve ler primeiro. Fui de arrasto ver o Anna Karenina pois não queria por causa disso. Mas neste caso não resisti espreitar por causa dos 48 fps. Até era para ter dito algo sobre isto mas passou-se como mta coisa.

Quanto a um género por mês, é uma bela ideia, eu normalmente tento sempre saltar de género de livro a livro.

Anita disse...

Eu também tento fazer isso. Normalmente falha quando me entusiasmo com um autor e depois quero ler o resto da obra, o que às vezes também calha mal. O "Anna Karenina" é um bom exemplo disso. Pequei nele logo depois do "Guerra e Paz" e a desilusão foi grande.

Nem sequer vi o filme apesar de gostar muito da dupla Knightley/Wright . É um daqueles livros que tenho que voltar a ler daqui a uns anos para ver se mudo de opinião.

Quanto ao Hobbit, ehh lahh até foram bem longe :D Sim das minas referia-me a isso. Quando sair o dvd vou ver então "à confiança" :D

Loot disse...

À confinça não sei, mas se gostas da história e do filme "senhor dos anéis", à partida vais gostar :P
E o Dr. Watson como Bilbo está mutio bem, aliás como Sherlockian tens de ver. Ah e o Sherlock irá aparecer mais nos próximos, neste quase não se dá por ele.

Em relação ao Anna Karenina por acaso tinha ideia que as pessoas mais depressa se afastavam do "Guerra e Paz" do que deste. Ia fazer o mesmo que tu e lê-lo logo a seguir, mas para manter a tradição de mudar de género/autor a cada leitura adiei e depois começámos a falar da criação deste grupo e quis meter o livro nele. O Anna Karenina foi escolhido das minhas sugestões :P

Quanto ao filme, eu não vi mais nada da dupla Knightley/Wright, mas gostei deste. Gostei da estratégia que ele usou para contar a história, que funciona como uma excelente analogia. Vale a pena espreitares :)

João Campos disse...

"A Scanner Darkly" é uma obra formidável - para mim, e do que li até agora, o melhor livro de Philip K. Dick. Suborna quem for necessário para o incluíres numa próxima sessão :)

Loot disse...

Esteve quase quase, empatou com o Karenina na 1º volta. Na segunda é que perdeu drasticamente :P

Por acaso chegaste a lê-lo em inglês? E se sim que tal a linguagem?

João Campos disse...

Sim, li em Inglês - as minhas poucas experiências com ficção científica traduzida foram traumáticas, pelo que desisti delas há quase uma década.

Ainda não encontrei nenhum livro de Philip K. Dick que fosse difícil de ler pela escrita em si - o inglês é muito acessível. Mesmo em termos conceptuais, "A Scanner Darkly" não é complexo (não como "The Three Stigmata of Palmer Eldritch" ou mesmo "Ubik" em alguns momentos). Acho que foi reeditado agora na colecção SF Masterworks da Gollancz, pelo que é de aproveitar :)

Loot disse...

Obrigado, fiquei mais confiante. Eu tenho uma edição mto antiga que comprei na feira do livro a 1€. Estava tentado a começar por esse e mais tarde ler em inglês, mas acho que vou saltar esse passo :)

Abraço

João Campos disse...

Mas podes sempre tentar. À partida, o primeiro capítulo deve ser suficiente para perceberes se o nível de português é aceitável :)

Abraço