sexta-feira, dezembro 14, 2012

L'Opéra du Bout du Monde


Na altura do DocLisboa acabei por ir espreitar este "L'Opéra du Bout du Monde", que me suscitou interesse por duas razões. Primeiro porque se conta a história dos primeiros colonos das ilhas do Oceano Índico, através de uma equipa que se encontra a ensaiar a ópera "Maraina", acompanhando-os nas suas viagens entre Reunião, Madagáscar e Paris.

A segunda razão é por ter uma ópera como utensílio para contar a história. "Maraina" foi escrita por alguém natural da Reunião e trata-se da primeira ópera criada nesta região, que conta a história desta terra quando dez malgaxes e dois franceses desembarcaram na Reunião em meados do século XVII.

Foi um bom documentário, mas que ainda podia ter ido mais longe. As viagens entre as diferentes localizações foram pouco focadas e podia-se ter dado mais destaque à Ópera em si, mostrando-nos um pouco mais deste espectáculo, que como o título diz, nasceu no "fim do mundo".

Isto fez-me recordar o documentário "Fig Trees" quese trata de um domentário que usa Ópera para contar várias histórias relacionadas com a SIDA entre as quais a de Zackie Achmat um homem notável que se recusou a tomar a medicação enquanto esta não estivesse disponível para todos os Sul-Africanos. Um documentário totalmente distinto e original, que nunca é demais relembrar.

3 comentários:

Anita disse...

Não conhecia mas como gostei muito do "Fig Trees" vou espreitar de certeza. Obrigada pela dica ;)

Loot disse...

Mas são completamente diferentes, apenas o tema da Ópera me fez lembrar o Fig Trees. Neste seguimos um grupo enquanto prepara uma ópera.

Gosto mais do Fig Trees, um produto muito mais original e diferente. Mas este também é interessante e vale a pena espreitar para conhecer um pouco mais de outras culturas.

Não quero é que vás enganada a:P

Anita disse...

Eu percebi não te preocupes :)