segunda-feira, dezembro 27, 2010

Torneio de Personagens de BD Norte-Americanas: Resultados da 1º fase

Grupo I


Foi o mais renhido de todos, aquele que vinha ver todos os dias para saber em que estado andava. Rorschach e V estavam constantemente a ultrapassar-se, se a sondagem tivesse terminado à hora prevista V tinha vencido por um voto a mais. Mas aparentemente o relógio do blogger não estava a funcionar correctamente e a votação prolongou-se mais umas horas acontecendo o que eu suspeitava, um empate.

Sendo assim, nos quartos-de-final teremos 9 invés de 8 personagens, afinal ambos lutaram para passar e merecem-no. Ambos tiveram 39% dos votos.


Grupo II
´
Óbvio desde o dia 1. Com Batman, um dos favoritos a vencedor, os restantes nunca tiverem hipótese. Hobbes foi o que reuniu mais votos a seguir, pois apela a outro género de BD ainda assim não foi nem de perto suficiente para parar o cavaleiro das trevas que venceu com 63%.


Grupo III

Começou por ser o grupo mais surpreendente quando Dream esteve a liderar durante alguns dias. Mas com o passar do fim-de-semana aquele que se previa vencer deu um salto para à frente, Superman vence com 36% dos votos. E até Two-Face acaba por ultrapassar Dream.


Grupo IV

Maioria absoluta para Snoopy com 53%. É um dos personagens de tiras cómicas mais populares e os restantes membros são mais desconhecidos, com a excepção de Spawn.


Grupo V

73% dos votos foi o melhor dos resultados em todos os grupos e foi conquistado por Spider-Man, outro dos favoritos a vencedor. Os votos também espelham que não era um dos grupos mais fáceis o que facilitou a vida ao aranhiço, ainda assim dificilmente seria eleminado nesta fase.


Grupo VI

Um grupo muito forte na sua generalidade, mas Dr. Manhattan, aqui acredito que o filme o beneficiou muito, conquistou o primeiro lugar sem suar, com 64%.


Grupo VII

Calvin teve mais sorte que o seu companheio, não teve ninguém com o peso de Batman no grupo. Isto aliado à sua imensa popularida, afinal quem não adora Calvin? consagraram-no o número 1 com 54% dos votos.


Grupo VIII

A seguir ao primeiro foi também o mais renhido com uma luta entre Wolverine e Joker, uma luta que acabaria por ser vencida pelo palhaço mais conhecido do mundo do crime. E ainda bem, pois iria fazer falta um vilão nos quartos-de-final. Joker arrecadou 47% dos votos.


Considerações finais:

Durante o dia de hoje as votações para os quartos-de-final estarão disponíveis.
Todos serão escolhidos aleatoriamente com a excepção de V e Rorschach, pois uma vez que já se defrontaram agora só se poderão voltar a encontrar na final.

Ficámos com um leque bastante diverso, temos duas personagens de tiras cómicas (Calvin e Snoopy), três super-heróis (Batman, Superman e Spider-Man), três personagens de graphic novels (Rorschach, V e Dr. Manhattan) e um vilão (The Joker).

7 comentários:

tadeu disse...

bueno.
let the fight begin! :)

Menphis disse...

No grupo II o Batman está a ganhar por capote LOL interessante a luta entre Joker e Spider-Man.

Ruca! disse...

ah bolas o wolvie n passou :(
agora é batman for the win.

Snow disse...

Não há Dream para ninguém... Bem, aposto tudo no Rorschach agora hehe.

David Martins disse...

It's cloberin' time!!!

refemdabd disse...

Excelente trabalho! Se o nosso mercado fosse alguma coisa que merecesse assim chamar-se, isto daria uma excelente sondagem de grande utilidade às editoras. É interessante ver que nesta "guerra" sobreviveram os gigantes Marvel, DC, Andrews McMeel e, por enquanto, o United Feature Syndicate (Snoopy - Peanuts).

Também é curioso verificar que três dos personagens que passaram a esta eliminatória não são personagens de continuidade, isto é, "apenas" figuraram numa obra, não tendo uma carreira como os outros com quem se debatem. Talvez não seja justo que um personagem com 72 anos de carreira (e mais virão - Superman)e outro com 50 (Snoopy) estejam a ser derrotados por um tipo que "apenas" entrou numa obra e nada mais tenha para contar!

O Dr. Manhattan é, para mim, a maior surpresa! Aquele ar estiloso e quase todo o poderoso devem ter ajudado!

Eu sei que por só ter escolhido personagens femininos dificilmente veria uma passar a esta fase, o que é uma pena, pois algumas são excelentes. Mas mais avassalador é o domínio dos personagens Anglo-Saxónicos (não escrevo dos EUA, pois o V é inglês...bem vistas as coisas, o Superman é de Kripton!). Logo, são seis personagens de artistas Norte-Americanos e três de um artista Inglês. O Alan Moore está a ganhar.

Loot disse...

É de salientar também a diferença abismal entre a DC e Marvel. 6 personagens da DC (ou 5 se tirarmos o da Vertigo) contra 1 da Marvel.


Quanto a justiça isso é algo complicado neste tipo de actividades. Gosto de ver tops e torneios mas não acho que devems er levados muito a sério, queria saber quais as personagens favoritas das pessoas que passam aqui e aproveitar para dar a conhecê-las a todas.

Tentei tornar mais "justo" separando os 3 grandes mercados e alargando-os aos seus respectivos continentes.

Os anos de carreira é sempre uma questão pertinente, o Jeff Buckley foi um dos grandes compositores de música, mas só lançou um álbum. O David Bowie tem álbuns considerados menores mas tem 40 anos de carreira.

No caso de uma personagem como o Batman que já foi escrito por tantas pessoas diferentes, pode ganhar ou perder com isso. Teve maus e excelentes momentos.

Mas mesmo que só tenham uma obra se gostarmos dele, porque´em termos de personalidade é extraordinário porque não votar nele?

O Dr. Manhattan é um grande personagem a meu ver, mas acho que foi muito beneficiado pela projecção que o filme lhe deu, ainda tão presente na nossa memória.
Agora ao pé do Batman ainda não teve um voto, o que até nem é merecido.

Tu escolheste mulherões :P
Mas isto vem talvez reforçar a ideia de que este tipo de BD ainda pertence mais a um público masculino apesar de haver excelentes personagens femininas.

Quando ao domínio anglo-saxónico é normal afinal estamos no torneio de personagens do mercado norte-americano onde domínam autores ingleses também, ou seja, as personagens que criam, os principais vão ser na maioria desta naturalidade :P . O V, já agora, falei na altura o porquê da sua inclusão uma vez que nasceu no mercado Europeu e irá também entrar nesse torneio. Prende-se com o facto de a sua BD ter sido concluida pela DC entre outras razões. Foi uma escolha minha na altura, acertada ou não.


Posso dizer que o Joker tem-me surpreendido bastante, sei que é adorado, mas pensava que perdia contra o Wolverine e agora bate-se como um leão contra o Spider-Man, fantástico.

O Alan Moore também foi o autor que teve mais personagens da sua autoria a concorrer, por aí também tinha mais possibilidades. Percebem-se as escolhas ele é um escritor genial.


Vamos ver no que isto vai dar, quero sangue!!! ;)