sábado, maio 24, 2014

O Diário de Jules Renard lido por Fred


A BD e a literatura são duas artes distintas, ambas se lêem em páginas, mas ambas possuem a sua própria linguagem. Escrever para literatura e escrever para BD não é a mesma coisa. Mas se a literatura e a BD são artes distintas isso não quer dizer que sejam opostas ou que não se possam unir. Gosto muito quando a força do texto literário se mistura com a poesia dos traços desenhados e O Diário de Jules Renard lido por Fred é precisamente um desses livros.

O título é bastante explícito, o autor Fred decidiu ilustrar o Diário do escritor Jules Renard, interpretando-o da forma como o leu. A história segue assim um passeio entre Renard e um corvo cujas conversas remetem para vários temas que fazem parte das nossas vidas, desde a família, à politica ou literatura, as reflexões de Renard são não só variadas como pertinentes.

Tudo isto exposto através do traço negro de Fred que acompanha muito bem o tom meditativo e melancólico do argumento. Claro que o trabalho de origem de Renard já era um material fortíssimo, mas gostei muito de ver a contemplação destas palavras por Fred. Uma ideia fantástica que resultou maravilhosamente.

Existe uma edição portuguesa da Bertrand. Há que salientar que a Bertrand pode não editar muita banda desenhada, mas quando edita tende a ser de muito valor.




Sem comentários: