terça-feira, março 04, 2014

Preacher: Gone To Texas


Comecei a ler "Preacher" há uma série de anos atrás. Depois com o tempo e as longas pausas (quero ler isto em papel) cheguei a um ponto em que para continuar a ler tinha de voltar ao início. Não queria continuar a história não me recordando de certos pormenores. Ora isso atrasou ainda mais a leitura.

Agora voltei à carga e comecei a reler a série. Posso já afirmar que a saga de Garth Ennis e Steve Dillon envelheceu muito bem. O impacto mantém-se e passar o teste do tempo será talvez o maior desafio de todos. "Preacher" passou com distinção. É um daqueles casos maravilhosos em que o argumento e o desenho estão em perfeita sintonia.

"Preacher" é um trabalho provocador, inteligente e negro, muito negro. Mas mesmo na mais escura das noites é possível encontrar luz e aqui não é diferente. Temos de ser Homens bons porque já há muitos maus no mundo.

 Ennis como é bem conhecido não tem problemas em discutir seja que assunto for. É um homem sem preconceitos ou vergonhas. Portanto a forma como pega no ópio do povo - a religião - poderá chocar muitos (ainda bem que aceitaram publicar isto) mas é uma abordagem muito interessante, educativa e completamente distinta de tudo o que já vi.

 Neste primeiro livro as regras são-nos apresentadas logo ao início (basicamente podemos esperar tudo) onde nos contam a história de Génesis uma entidade que nasceu do amor proibido entre um Serafim e uma diaba. Um ser tão poderoso que poderá rivalizar com o próprio todo poderoso. Devido a uma série de acontecimentos perturbadores Jesse (que contém dentro de si Génesis), Tulip e Cassidy partem numa demanda em busca de Deus para lhe pedirem satisfações (parece que ele se foi embora do céu).

 Durante essa pesquisa o trio envolve-se numa história de um perturbador serial killer. O resultado é mesmo muito bom.

Grandes personagens, grande atmosfera e uma escrita em que cada diálogo pode ser um soco no estômago. Quanto a Jesse, graças a Génesis, possui "a palavra do Senhor", ou seja, tudo que disser com essa entoação será cumprido. Jesse terá de aprender o quão perigosa podem ser as palavras... literalmente.

Já agora a todos aqueles que viram o "Twilight" e disseram que era impossível um vampiro ser espectacular sem ter os dentes afiados, só vos quero dizer que estavam enganados.

2 comentários:

Bárbara Novo disse...

cassidy <3

Loot disse...

Até quando ele goza com os Genesis eu acho muito bom :D

Parece que querem é mesmo avançar com uma adaptação televisiva disto. Mas, tendo em conta o estilo acho que vão criar algo muito mais soft e tirar a essência à história, mas oxalá que não.