quinta-feira, setembro 05, 2013

A Minha Vida é um Esgoto


"A Minha Vida é um Esgoto" se não estou em erro foi uma edição que surgiu a convite de João Paulo Cotrim, na altura responsável pela direcção da bedeteca de Lisboa. Nessa altura a bedeteca tinha uma colecção de BD sob o seu selo editorial que pretendia destacar determinadas obras de autores nacionais e o trabalho de Ana Cortesão foi um deles. A edição é também da "Baleiazul" em colaboração com a bedeteca. O livro foi-me, muito bem, aconselhado na bedeteca pelo Marcos Farrajota há uns meses atrás e não queria deixar de o mencionar por aqui.

"A Minha Vida é um Esgoto" trata-se de uma compilação de curtíssimos contos sobre a realidade portuguesa, tudo feito num tom satírico. O traço de Ana Cortesão é muito caricatural e encaixa em perfeita sintonia com a sua escrita de crítica social. À excepção da capa, todo o livro é a preto-e-branco. No fundo estamos perante um livro carregado de humor que se foca na realidade portuguesa e nas nossas particularidades enquanto sociedade.

Já não tenho o livro comigo e não me arriscando a cometer alguns erros, não me vou alongar mais sobre ele, ainda assim acho que é importante dar-lhe destaque porque me parece um daqueles tesourinhos que caiu no esquecimento, eu pelo menos não conhecia. Se o encontrarem ou passarem pela bedeteca, dêem-lhe uma vista de olhos, não vão ficar desiludidos. De resto é uma pena que Ana Cortesão esteja afastada da BD, é certamente uma autora a ter em atenção.

2 comentários:

MMMNNNRRRG disse...

ei! não sou director da Bedeteca!!! Trabalho naquilo que se chama a agora serviço Bedeteca que está ligado à Biblioteca dos Olivais. peço-te que corrigas esse erro, sff.
Marcos Farrajota

Loot disse...

Desculpa a confusão.

corrigido