sexta-feira, agosto 30, 2013

Ænima



Esta semana no programa "Álbum de Família" na Radar, o disco escolhido foi "Ænima", o segundo dos Tool, editado em 1996.


Por ser um dos álbuns da minha vida, não queria deixar passar isto despercebido. Foi o primeiro que comprei e conheci-o com as canções "Stinkfist" e "Eulogy" que me gravaram numa K7. Rapidamente fiquei contagiado e ainda hoje o considero como um dos melhores álbuns que já ouvi. A par com "Lateralus" são as obras-primas da banda.

A título de curiosidade Ænima é a junção entre a palavra Anima + Enema. Anima é latim para alma enquanto enema é, bem, é um clíster, portanto significa uma limpeza do intestino. Diz o guitarrista da banda Adam Jones que esta nova palavra pretende significar "Limpeza da Alma". Nada de estranho para quem já é familiarizado com a banda. Agora pensar que a última canção se chama "Third Eye" ganha todo um novo significado.

"Ænima" marca também um período de transição na banda quando o baixista Justin Chancellor se juntou aos mesmos em substituição de Paul D'Amour. Chancellor contínua ainda hoje nos "Tool" que segundo dizem vão editar novo álbum em 2014 (já é tempo).



2 comentários:

O Narrador Subjectivo disse...

Grande álbum, apesar de preferir o Lateralus ou o Undertow :)

Loot disse...

é uma coisa que gosto mto neles é precisamente o facto de pegarmos em qualquer álbum e ter uma sonoridade distinta, excepto o último que revisita um pouco todos os álbuns com maior incidência no Lateralus.

Gosto mto do som mais cru e sujo do Undertow, mas acho que foi no Aenima que os Tool viram que podiam ir mais além :D

abraço