quarta-feira, fevereiro 06, 2013

Batman: Black & White Vol 2



Quando li "Batman: Black & White Vol 1" fiquei muito bem impressionado com o livro e as várias abordagens à personagem por parte dos autores convidados. As únicas regras a cumprir era limitar as histórias a 8 páginas e teriam de ser todas - claro - a preto e branco. Uma ideia que assentava como uma luva na personagem.

Como (quase) tudo que tem sucesso está condenado a ser repetido, a DC lançaria um volume 2, e ainda um 3º. Ao ler este segundo livro da série "Black & White" o impacto não foi tão grande, a originalidade do primeiro havia-se perdido e contabilizando o número de grandes histórias, penso que a balança pende, novamente, para o primeiro. Ainda assim há histórias maravilhosas neste segundo volume, seja no tom sério de "Case Study" (escrita por Paul Dini e com um desenho soberbo de Alex Ross) onde se coloca a possibilidade de o Joker não ser louco; ou no tom mais cómico de "Bats, Man" de Ty Templeton  e Marie Severin, que é uma verdadeira paródia ao género.

Ao contrário do primeiro volume, das histórias presentes neste, apenas 5 são originais, as restantes são provenientes da série "Batman: Gotham Knights".

Em tom de conclusão existem livros mais importantes e melhores de Batman, nomeadamente o primeiro volume desta colecção - indispensável para qualquer apreciador. Contudo, para quem é fã da personagem "Batman: Black & White Vol 2" é uma peça que fará certamente falta na estante e por isso mesmo de aquisição obrigatória.

Sem comentários: