terça-feira, abril 19, 2011

Expo SyFy



Até 25 de Abril, das 10h00 às 00h00 vai estar disponível, no cinema São Jorge, a exibição da “ExpoSyFy”, que traz a Portugal cerca de 100 objectos originais e fotografias autografadas de alguns dos mais simbólicos filmes de ficção científica e fantasia. Uma vez que a entrada é gratuita não há desculpas para faltar.

A colecção pertence a Maite Minguez (na foto acima) que nos revela possuir cerca de 1800 artigos de cinema ao todo. Nesta exposição em particular trouxe praticamente todos os artigos que contém dentro do género.


Sobre como esta paixão pelo coleccionismo nasceu Minguez conta-nos:“A paixão por cinema vem desde pequena, costumava escapar do colégio para ver filmes e já nessa altura coleccionava os bilhetes de cinema. Depois comecei a comprar fotografias autografadas por actores e foi num desses mercados em Barcelona, o Sant Antoni, que conheci o meu actual marido, Lluis de Val enquanto procurava por uma foto. Ele tinha-a em sua casa e deu-ma porque gostou de mim. Logo nos casaríamos continuando juntos com a nossa colecção e dentro do nível monetário que tínhamos, que era pouco.

“Mais tarde montámos uma produtora de cinema e tivemos a sorte de trabalhar neste meio. Quando fomos a L.A. começámos a comprar objectos de filmes que consideramos muito importantes, estando aqui exposta a primeira peça de ficção científica que adquirimos, que são as fardas do filme “Dune”.


Além de “Dune” são muitos os filmes que se podem encontrar na exposição. Desde a espada usada por Arnold Schwarzenegger em “Conan e os Bárbaros”, passando pela luva de Freddy Krueger em “Pesadelo em Elm Street”, pelas máscaras de Jason em “Sexta-Feira 13” e de Tom Cruise em “A Lenda” ou mesmo a de Batman usada por Michael Keaton no filme de Tim Burton, um dos realizadores predilectos da coleccionadora.

Em relação às fotografias, são várias, onde figuram o grande Snake Plissken (“Fuga de L.A.”), a dupla de vampiros Louis e Lestat (“Entrevista com o Vampiro”), ou o cantor Sting no já mencionado “Dune” entre muitos mais. No entanto se tivesse de destacar uma teria de ser o mítico beijo entre homem e macaco num dos maiores clássicos de ficção científica de sempre, “O Planeta dos Macacos”. Claro que logo de seguida viria a foto da cena mais icónica de “E.T.”, o voo de bicicleta com a lua cheia como fundo e que está assinada por todos os protagonistas.


Todas as peças expostas são originais salvo a excepção de duas réplicas (oficiais), o capacete de Darth Vader assinado por Dave Prowse e uma pistola usada por Harrison Ford em Blade Runner.

Minguez revela-nos também que a peça mais cara, “porque era a que tinha mais interessados nela”, foi a mão de “Eduardo Mãos de Tesoura”. E que o capacete vermelho dos “Power Rangers”, na sua opinião, não é exactamente igual ao do filme.

Uma história engraçada foi a da aquisição do Relógio usado no filme “A Máscara”. Quando a peça chegou vinha quebrada. A coleccionadora preocupada entrou em contacto com os vendedores mas rapidamente foi relembrada que o relógio a dada altura no filme é partido pela personagem interpretada por Jim Carrey.


É de destacar também as caricaturas feitas a vários filmes e que se encontram expostas a meio das escadas do São Jorge. São das últimas peças adquiridas na colecção e foram elaboradas para a revista “Cinefantastique” por alguns dos caricaturistas mais famosos dos Estados Unidos.

O director geral do canal SyFy em Portugal, David Nuñez (na foto abaixo) conta-nos que esta exposição tem início aqui em Lisboa e que depois irá circular por diversas partes de Espanha. Mas ficou a sugestão de a levar a outros locais de Portugal, além da capital.



Artigo publicado em Rua de Baixo e da minha autoria.

2 comentários:

tadeu disse...

boa! nada mal para quem está por lisboa e arredores.
bem que poderia circular por portugal tb...mas enfim, é muito bom ter algo assim, à borla, para quem gosta de cinema :)
boa páscoa!!

Loot disse...

Muito obrigado Tadeu.

Boa Páscoa para ti também :)