segunda-feira, setembro 28, 2009

Sessões no MOTELx 2009: Trick 'r Treat e Eel Girl


Trick 'r Treat


Este foi o segundo e último filme a que assisti no festival. Numa curta pesquisa pelo IMDB este "Trick 'r Treat" surgiu-me como uma opção bastante favorável não só pelas críticas mas também pelo elenco bem conhecido. Infelizmente não foi o caso.
O filme conta quatro histórias que se desenrolam durante o Halloween e se cruzam entre elas. As histórias são antecedidas sobre uma curta aparição por parte de um casal que quebra as tradições do halloween tradições do feriado, tradições essas que foram criadas para proteger as pessoas dos mortos mas que nos dias de hoje caíram no esquecimento.
No primeiro conto surge-nos o reitor Steven (Dylan Baker), um homem que esconde gostos terrivelmente macabros e sanguinários que ensinará uma "lição de vida" a um jovem rapaz sobre os cuidados a ter nesta noite.
De seguida conhecemos quatro amigas que se preparam para viverem uma enorme festa. Todas se encontram vestidas a rigor para este "Halloween" e para isso escolheram fantasias de "contos de fada". Laurie (Anna Paquin) aparenta ser das quatro a mais introvertida, o que muito provavelmente é a causa da sua ainda "virgindade", que é considerada uma vergonha por parte da sua irmã e amigas. Quem sabe se esta não é a noite em que Laurie irá finalmente provar esse sabor. Gosto dos finais do género deste conto apesar de não ter trazido nada de novo e original, mesmo assim foi das histórias que mais gostei, não valesse a pena só por ver Anna Paquin vestida de Capuchinho Vermelho.
A terceira história é sobre um grupo de miúdos que se encontra a reunir abóboras de halloween, as chamadas jack-o'-lanterns. As abóboras irão ser usadas para prestar homenagem a um grupo de crianças que caíram de um autocarro por um penhasco abaixo. Reza a lenda que foram os próprios pais que pagaram ao condutor para as matar. Se a lenda é verdadeira ou não é algo que estas crianças não demorarão em descobrir.
Por fim temos o vizinho do reitor Steven, Mr. Kreeg (Brian Cox) um velho solitário que vive apenas com o cão e é visitado por um estranho ser que dá pelo nome de Sam. Sam tem o tamanho de uma criança e parece o boneco saído da capa "Issues" dos Korn (ver poster). É também o personagem que surge em todos os outros contos nem que seja por breves instantes. Uma coisa é certa, Sam leva muito a sério as tradições do "Halloween" é ele quem encarna vigorosamente o espírito deste dia tenebroso e assustador.
O filme evoca estilos passados e nesse sentido funciona como uma homenagem a determinados contos de terror. Enquanto via o filme de facto sentia algo familiar e só mais tarde ao ler sobre o filme me apercebi que este me recordava os "Tales From The Cript" que eu via quando era mais novo na Sic. Em tom jocoso até comparei os contos aos "Arrepios" mas não, estes evocam mesmo o estilo dos velhinhos "Tales From The Cript".
O filme foi realizado por Michael Dougherty e é baseado na curta "Season's Greetings".
Infelizmente como falei acima o resultado não foi satisfatório. Os contos são fraquinhos e de assustadores têm muito pouco, verdade seja dita tal como os "Tales From The Cript" mas estes eu via em casa na TV não num Cinema. Este é um filme de terror para toda a família e talvez por ter ido à procura de algo mais intenso tenha saído mais desiludido do que devia para mim "Trick 'r Treat" tinha de trazer muito mais e não trouxe.




Eel Girl

Tal como já tinha mencionado todos os filmes no MOTELx eram precedidos por uma curta-metragem. Desta vez foi "Eel Girl" de de Paul Campion um filme da Nova Zelândia.
A história é sobre a obsessão de um cientista com uma criatura metade mulher metade enguia. Uma obsessão de cariz sexual que leva o cientista a não resistir à tentação e a entrar em contacto físico com a misteriosa criatura. Um filme sobre apetites para não dizer mais. Engraçado o suficiente que vale pela curiosa criatura.

Sem comentários: