Tive a ideia de fazer este top, porque era uma forma de partilhar estas excelentes versões. De certeza que faltarão muitas que não conheço ou muito provavelmente me esqueci. Algumas nem sequer encontrei disponíveis online, como é o caso da versão dos Massive Attack da" Light My Fire" dos The Doors, ou uma versão jazz da "Sultans of Swing" dos Dire Straits (a música magicamente desapareceu do meu computador e não me recordo do nome da banda).
De resto tentei ser abrangente para que todas as músicas escolhidas fossem originalmente de artistas diferentes.
Criei também um espaço para "Menções Honrosas", uma vez que algumas canções não podiam estar no top por não serem nem 100% covers nem 100% originais.
Para quem estiver interessado em ouvir as versões originais, basta clicar no nome das bandas que compuseram a canção.
10 - The Braids: Bohemian Rhapsody
Original: Queen
Adoro covers que não sejam simplesmente a mesma canção cantada com uma voz diferente.
Por isso fico sempre muito curioso quando decidem inventar e explorar diferentes estilos musicais em músicas que adoro, como é o caso desta versão Reggae de uma das grandes canções da história, "Bohemian Rhapsody".
09 - Scissor Sisters: Comfortably Numb
Original: Pink Floyd
Esta versão da "Comfortably Numb" dos Scissor Sisters é completamente diferente da versão original. Pessoalmente adorei, antes uma versão assim do que uma cópia barata da grande canção dos Pink Floyd.
08 - David Bowie: Across The Universe
Original: The Beatles
Uma belíssima canção interpretada por um dos melhores artistas de sempre, David Bowie.
Gosto desta canção que fica perfeita na voz de John Lennon, mas que se torna também muito interessante na voz bizarra de Bowie que a canta como se fosse sua.
07 - A Perfect Circle: When the Levee Breaks

Original: Kansas Joe McCoy & Memphis Minnie (mais tarde popularizada pelos Led Zeppelin)
Os A Perfect Circle lançaram o álbum "eMOTIVe" que está carregado de covers interessantes. Escolhi esta porque a acho dotada de uma enorme beleza e porque é também algo completamente diferente não só do original como da própria banda.
06 - Toy Dolls: The Final Countdown

Original: Europe
Imaginem que a canção dos Europe caiu pela toca do coelho até ao país das Maravilhas de Lewis Carrol, bebeu um chá com o chapeleiro louco e com a lebre, teve uma pequena conversa com o gato que fica invisível e depois decidiu ir-se embora. Pois bem penso que depois dessa pequena viagem era assim que esta música iria soar.
05 - Yann Tiersen & Neil Hannon: Life on Mars?
Original: David Bowie
Uma grande canção de Bowie interpretada maravilhosamente por Yann Tiersen e pela bela voz de Neil Hannon, vocalista dos "The Divine Comedy". Na altura em que a Maria Del Sol me deu a conhecer esta canção ouvi-a vezes e vezes sem conta, é magnífica.
04 - The Raconteurs: Bang Bang (My Baby Shot Me Down)
Original: Cher (escrita por Sonny Bono)
Mais uma canção que fugiu pela toca do coelho. Esta música na voz de Jack White é qualquer coisa de brilhante.
03 - Jeff Buckley: Hallelujah

Original: Leonard Cohen
Uma das mais belas canções do mundo. Ninguém discute a sensualidade da voz de Cohen, mas a versão de Jeff Buckley é magnífica. Uma das primeiras músicas que ouvi deste artista e rapidamente me conquistou.
02 - William Shatner: Common People

Original: Pulp
Porquê em segundo? Ora porque ele é William Shatner, porque ele fala em vez de cantar e mesmo assim transforma a versão dos Pulp num hino. Quanto a mim o seu melhor trabalho na música, de longe.
01 - Tool: No Quarter
Original: Led Zeppelin
De todas as canções do top esta é a que conheço há mais tempo. Já perdi a conta às vezes que a ouvi adoro toda a sua construção, a bateria é perfeita e a utilização da voz maravilhosa.
Penso que de todas as canções dos Led Zeppelin esta é provavelmente a que fazia mais sentido ser interpretada pelos Tool.
Menções Honrosas
Tom Waits: Tom Traubert's Blues (Four Sheets to the Wind in Copenhagen)
Como já tinha mencionado não coloquei algumas canções na lista porque não são verdadeiramente covers.
Tom Waits misturou a canção clássica Australiana "Waltzing Matilda" com algum do seu material em ""Tom Traubert's Blues (Four Sheets to the Wind In Copenhagen)". Por esta razão criei uma "Menção Honrosa" para poder falar dela pois é sem dúvida alguma uma das mais belas canções que ouvi na vida.
Ben Harper: Faded/Whole Lotta Love

E já que decidi criar esta "Menção Honrosa" para Tom Waits, porque não falar desta maravilha que Ben Harper fez em concerto. Uma união entre a sua canção "Faded" e uma cover da "Whole Lotta Love" dos Led Zeppelin, que deve ser ouvida assim e nunca separada.
No fundo isto não passa de uma desculpa para em vez de dez músicas colocar mais, aproveitando o facto de não se inserirem na definição de covers.
Tool: Push It (Salival version)
Não era para colocar esta mas depois de ter escrito o texto introdutório decidi que era obrigatória. Não sei se podemos chamar de cover a uma música que é interpretada novamente pela banda original, por isso fica também do lado das "Menções Honrosas".
A versão que encontrei não tem o discurso que falo na introdução deste post, mas o mais importante é a música, por isso...
A primeira versão desta canção encontra-se no álbum "Aenima" e pode ser ouvida aqui.