sábado, dezembro 01, 2007

Talismã

“Talismã” foi lançado dia 25 de Fevereiro na livraria Almedina às 17:00 horas, com a presença dos autores, Manuel Morgado, que assinala o desenho e de quem a ideia original nasceu e Filipe Faria, o autor de “As crónicas de Allaryia” que com este livro se estreia como argumentista de banda desenhada. Apesar de este livro datar já de uns meses, quis fazer referência à data de saída apenas para salientar que existiu um lançamento com a presença dos autores, coisa que não estou habituado, por estes lados, em livros de banda desenhada.
A raça dos Upgrator tem vindo a batalhar pela procura dos quatro talismãs, cuja lenda diz que juntos trarão enorme poder ao seu detentor. Talismãs estes que se encontram na posse dos Reis de Vergudir, Oglander, Essehertia e Fargahar.
A estória tem início com a batalha em Oglander, onde os quatro povos mencionados se uniram na luta contra os Upgrator, união que se prova insuficiente para os derrotar, perdendo-se assim o primeiro talismã para o inimigo. Com a guerra a aproximar-se de Vergudir, e sabendo que não terão hipóteses, o seu Rei entrega a Vihir, um dos herós desta estória, o talismã do seu reino dando-lhe assim a missão de o proteger, impedindo que os Upgrator consigam cumprir os seus desejos.
Feita a introdução, tem agora início a verdadeira aventura onde Vihir, juntamente com o ladrão Jahnar, o capitão da guarda de Fargahar: Kulhar e a bela Danhya, terão a missão de resgatar os Reis e o talismã que se encontram na posse dos Upgrator, para assim conseguirem juntar os quatro talismãs e salvarem os seus povos desta terrível guerra. Mas nem tudo parece ser o que é neste batalha e o maior de todos os perigos ainda está para ser revelado.
Numa fase em que estórias como a do “Senhor dos Anéis” voltaram a ser famosas a oferta com produtos do género tem aumentado significantemente e para “Talismã” singrar, teria de possuir um enredo mais interessante e imaginativo. Acabando por não trazer nada de novo, este livro é apenas mais um, sendo aconselhado apenas aos fãs que gostam de ler tudo sobre estes mundos e este tipo de aventuras.

Publicado originalmente em Rua de Baixo (Agosto de 2006) por José Gabriel Martins (Loot)

Sem comentários: