
Foi criado por Will Eisner e teve a sua primeira aparição no "National Comics #1" em 1940.
Uncle Sam é o espírito de um soldado patriótico, morto na Guerra Americana Revolucionária, conhecida como a guerra da independência Americana. Agora sempre que o seu país necessitar dele o seu espírito regressará na forma de Uncle Sam.
Foi publicado entre 1940-1944 pela Quality comics, tendo sido comprado mais tarde pela DC Comics, onde é publicado actualmente desde 1973.
Quando foi adquirido pela DC comics, o personagem sofreu algumas alterações nomeadamente na sua origem, agora ele é descrito como uma entidade espiritual que foi criada através de um ritual feito pelos "Pais Fundadores". Este Espírito da América estava inicialmente ligado a um poderoso talismã e assumiria forma humana através da fusão com um patriota morto.
Em termos de poderes possui um certo grau de invulnerabilidade e força, mas o mais engraçado é que os seus poderes são proporcionais à fé e e aos ideias de liberdade do seu País.
Conheço muito pouco deste personagem, li-o em algumas aparições que fez em livros da DC, juntamente com o seu grupo os "Freedom Fighters" e muito sinceramente não lhe achei piada nenhuma.
Não deixo de ter uma certa curiosidade sobre ele uma vez que foi criado nada mais nada menos do que por Will Eisner e possui um livro editado pela Vertigo (pertence à DC comics mas edita apenas livros de banda desenhada mais adultos), escrito por Steve Darnall e com arte de Alex Ross.
Captain America

Ambos os personagens simbolizam o espírito Americano e curiosamente ambos foram criados em 1940, é por isso impossível debruçarmo-nos sobre as suas criações sem analisarmos o tempo em que ocorreram, ou seja, durante a Segunda Guerra Mundial. Uncle Sam existe para preservar os ideias Americanos e o Captain America começou cedo nos comics a dar sovas a Hitler lutando também pelos ideias do seu país.
Quando Steve Rogers ouviu na rádio relatos horrendos sobre a guerra, decidiu alistar-se no exército, mas a sua fraca condição física fez com que o seu desejo fosse recusado.
No entanto a sua coragem não passou despercebida e foi convidado a participar em uma experiência científica, que se propunha a criar a chamada "Fórmula do Super Soldado".
A fórmula em questão tinha o objectivo de aumentar as capacidades físicas de todos os soldados Americanos, tornando-os mais fortes, rápidos e com maior resistência a doenças e ferimentos. A experiência foi um sucesso, mas graças a um espião Nazi o criador da fórmula foi assassinado antes que mais super soldados fossem criados.
Foi assim que Captain America nasceu e se tornou um símbolo de justiça e liberdade para o povo Americano.
Perto do fim da guerra despareceu numa missão tendo sido descoberto anos mais tarde pelos Avengers congelado em um Iceberg. Graças às propriedades do soro de "Super Soldado" foi capaz de sobreviver ao processo de congelação e é por isso que este herói do tempo da Segunda Guerra Mundial ainda existe entre nós. Existe ou existia porque recentemente assistimos ao assassinato deste herói no fim de uma das mais recentes sagas da Marvel "Civil War".
Foi criado por Joe Simon e Jack Kirby e fez a sua primeria aparição no livro "Captain America Comics #1".
Pessoalmente nunca foi um personagem que me atraiu na banda desenhada mas é impossível não reconhecer o seu papel nos comics de super heróis Americanos.
Para mais informações sobre os personagens, cliquem nas imagens.
Nota: Algumas informações como por exemplo as datas foram retirados do site da wikipédia.